$show=label-post-search-page

Camisetas de Exatas - @camisetasdeexatas

$type=slider$meta=no$readmore=no$date=no$snippet=no$title=no$label=no$height=540$show=home

Por que odeio Matemática?

COMPARTILHE:

Por que Matemática é mais importante do que Artes?

Estava assistindo um vídeo no youtube e um trecho dele me inspirou a escrever este post. Algumas perguntas são lançadas pelo autor do vídeo e uma delas me tocou: Por que Matemática é mais importante do que Artes?

Não vou entrar na discussão da pergunta, comparando duas disciplinas aparentemente tão distintas, mas que tem muito em comum. Mas sim no porque de a Matemática ser tão menosprezada pelos estudantes de escolas públicas ou privadas no Brasil e creio eu no mundo todo.

Recentemente li alguns artigos em blogs/sites americanos que o número de estudantes que procuram cursos superiores de Matemática, vem caindo consideravelmente e isso vem assustando educadores norte-americanos. Que a grade curricular de Matematica não é mais satisfatória e que precisa urgentemente de uma reformulação no Ensino de Matemática nas escolas secundárias americanas.

Por que odeio Matemática?


Problemas na Educação não é só coisa de países subdesenvolvidos. Tenho lido ultimamente muitos jornais estrangeiros que discutem como o ensino-aprendizagem em alguns países, vem dando maus resultados nos maiores testes de avaliação internacional sobre, em específico, a Educação Matemática. [Ver post Ensino de Matemática com o contexto e aplicações]

Também não vou entrar na discussão educacional de outro país. Até porque temos problemas muito mais graves do que os de lá. O que quero é externar o meu modo de ver quanto a amargura das pessoas quando falam em Matemática. Alunos e ex-alunos falam livremente para mim: - Professor, eu adoro suas aulas, você é legal, elas passam rapidamente, mas eu não gosto de Matemática. E uma dúvida gigante fica cravada na minha cabeça.

Medo da Matemática transmitido por adultos e falta de interesse da família agravam péssimas taxas de aprendizagem da disciplina... [Ver post Medo da Matemática afeta aprendizagem de alunos]

O mais "engraçado" é que a maioria das pessoas que ouço falarem assim, não tem graves dificuldades em Matemática. São estudantes que estão na média escolar ou acima dela. O que acontece com essa classe de estudantes que mesmo se saindo bem em centenas de teorias matemáticas, ainda dizem odiarem a Matemática?

Tenho algumas ideias, citarei uma  para não alongar esse texto.

A Matemática deveria ser ensinada, assim como acontece com a Física (na maioria das vezes), ou seja, em um laboratório de experimentos, onde fosse possível mostrar como a Matemática é aplicada e útil em nossas vidas. Já imaginou uma aula sobre equação do 2º grau, construindo uma antena parabólica no laboratório? Seria uma aula atrativa, dinâmica e com retorno de aprendizagem garantido. Claro que isso não depende apenas do querer de um professor, mas de toda esfera educacional.

Trazer a Matemática para as aplicações do nosso dia a dia é a maneira que vejo de aproximar o aluno pelo gosto em aprender Matemática. Caso contrário, imagens como logo abaixo, sempre vai arrancar uma risadinha e isso não é bom.

Pode ser uma ideia utópica para muitos, mas é assim que eu vejo um futuro melhor para as aulas de Matemática. Uma restruturação na grade de conteúdos, que afetam as disciplinas mais interligadas é uma saída. Claro que não se resolve isso da noite para o dia. Uma ideia apenas não é suficiente.

Se a meta é fazer com que a produção de ciência e tecnologia acompanhe o crescimento econômico do Brasil, essa intolerância à Matemática precisa ser combatida com urgência, dizem os especialistas.

E a mudança precisa começar na sala aula. Mas não naquela que as crianças frequentam. A reforma deve ocorrer, principalmente, nas classes das universidades que formam os futuros professores do país.

Para encerrar mais uma citação.
Com o objetivo de conquistar os jovens - e evitar calafrios cada vez que for necessário fazer um cálculo -, professores têm buscado maneiras diferentes de trabalhar o conteúdo. O segredo, dizem, está na abordagem: nada de decorar fórmulas. É preciso compreender aquilo que está na lousa. Melhor ainda se, depois da tradicional explicação, for possível transformar a teoria em prática. [Alunos aprendem em aulas práticas e exatas deixam de ser vilãs]

COMENTÁRIOS

Comentaristas: 4
  1. Não consigo gostar de matematica... Eu estudo pra prova e tiro 3, é isso q me faz desistir de estudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Shiro!

      No seu caso também pode depender da forma como você estuda. Talvez o modelo de estudo que você acha correto, não é o correto. Converse com o seu professor de Matemática, peça dicas a ele. Com certeza ele vai te ajudar, pois somente ele vê os esforços todos os dias em sala de aula.

      Um abraço!

      Excluir
  2. Estimado professor, Desde meu humilde ponto de vista o problema das matemáticas têm varias causas que podemos agrupar em quatro vertentes: 1) A aplicabilidade dos conceitos 2) A Metodologia de Ensino 3) A forma como se verifica o conteudo aprendido 4) A interação emocional de ambas partes. Você falou somente da primeira parte, mais foi omisso em relação aos demais. A metodologia de ensino está ultrapassada, ela fica mais proxima dos seculos XVIII e XIX que do seculo XXI e precisa de reforma e isso é alguns passos além de usar um computador para ensinar. A forma de verificar o conteúdo aprendido é, além de propositalmente intimidatória, focada em provar que o aluno não sabe, cheia de pegadinhas e por vezes focando em conteudos que não foram ensinados. A interação emocional (na minha experiencia) é que quem ensina matemática se sente muito a vontade com os numeros (que não têm vida), esas pessoas tem pouca (se alguma) inteligencia emocional para tratar com os alunos e não raro não sabem (nem querem) se comunicar com eles. Normalmente, quem ensina matematica não têm a capacidade de indentificar onde está o problema e o por qué, reduzindo estas complexidades a diagnosticos simplistas onde a culpa é do aluno. Acho que cabe uma reflexão para o Sr com base nestas quarto diretizes e nelas achará as causas dos transtornos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel,

      Obrigado pelo comentário.

      Certamente minha reflexão sobre o tema tratado nesse post de 2012 foi tratada de forma superficial. Os problemas na Educação brasileira são complexos demais. Estudos e mais estudos apontam uma solução, mas até hoje não vimos os resultados desse debate na prática.

      Um abraço!

      Excluir



$show=post

$show=post

Mesa Digitalizadora barata e ideal para professores
Nome

android,27,aplicações matemáticas,123,Aprender Matemática,39,Artigo Convidado,50,Biologia,1,blog,52,Blogger,5,Camisetas de exatas,11,Carl Sagan Day,1,chatgpt,2,chrome,9,cinema,12,Concursos,3,Curiosidades matemáticas,104,curso online,10,Desafios matemáticos,44,destaque,5,determinantes,3,Dia do Estudante,1,Dia do Professor,10,Diario Escolar Digital,5,Dica de economia,4,dica de livro,32,Dica para professor,54,divulgação,61,E-book,4,Editorial,21,educação,109,ENEM,1,ensino,144,Entrevista,8,eventos,19,excel,24,extensões,11,Facebook,8,feira do livro,4,firefox,2,frações,6,funções,14,geogebra,83,GifsMatemáticos,5,google,46,história da matemática,41,humor,58,IMO,2,InternetJusta,1,iOS,18,iPad,7,iPhone,3,jogos,31,Katex,1,Latex,22,LibreOffice,14,linux,50,Livro GeoGebra,6,Mapa Mental,1,Matemática e profissões,21,Matemático do dia,27,Materiais GeoGebra,31,Mathjax,2,Netflix,7,Noticias,132,OBMEP,1,One Strange Rock,1,Papel milimetrado,5,Papel Quadriculado,1,Pi Day,16,piadas matemáticas,13,PodCast,4,política,3,premiações,7,professor,6,promoção,13,Quiz,22,Resenhas de Livros,1,Resposta Desafios,1,Sebastião Vieira,22,software,18,Software Livre,50,Tabuada,5,TCC,18,Telegram,7,texmaths,5,TIC,35,Top artigos,4,ubuntu,15,Videos,105,wallpapers matemáticos,23,Widgets,26,windows,41,wolfram alpha,31,Youtube,21,
ltr
item
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática: Por que odeio Matemática?
Por que odeio Matemática?
Por que Matemática é mais importante do que Artes?
https://3.bp.blogspot.com/-J4ikqmruKC8/T1PejLzpQ6I/AAAAAAAACxw/fbxkMTGnIIU/s1600/porque_eu_odeio_matematica.png
https://3.bp.blogspot.com/-J4ikqmruKC8/T1PejLzpQ6I/AAAAAAAACxw/fbxkMTGnIIU/s72-c/porque_eu_odeio_matematica.png
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2012/03/por-que-odeio-matematica.html
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2012/03/por-que-odeio-matematica.html
true
125900602153146940
UTF-8
Carregar mais posts Não foram encontrados posts VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTS VER TODOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE TODOS OS POSTS Não foi encontrada nenhuma correspondência de postagem com sua solicitação VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecioinar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar