Ofertas em Destaque na Semana Black Friday
Validade: até 25/Novembro às 23h59

Eleito pela Revista Times uma das 100 figuras mais importantes do século XX, tendo como cabeça nesta lista, Albert Einstein.
Este sábado data o aniversário do matemático Kurt Gödel. Desenvolvedor de uma paranóia de que estava sendo envenenado e, como resultado, o levou a morte.

Nasceu em 28 de abril de 1906 em Brünn, Áustria-Hungria (agora  Brno , República Checa).
Faleceu em 14 de janeiro de 1978 em Princeton, New Jersey, EUA.

Eleito pela Revista Times uma das 100 figuras mais importantes do século XX, tendo como cabeça nesta lista, Albert Einstein. Não encontrei o link original da revista, mas essa lista pode ser lida neste link do Observatório da Imprensa.

Matemático do dia: Kurt Gödel

Gödel ficou famoso pela sua descoberta, em 1931, do teorema que leva seu nome - Teorema da  incompletude de Gödel

Em 1931, o jovem austríaco Kurt Gӧdel abalou o mundo com o seu famoso par de teoremas da incompletude que acabou com as esperanças de todos os estudiosos que buscavam obsessivamente um conjunto de axiomas fundamentais que toda a Matemática poderia ser deduzida logicamente. [Ler artigo Teorema da Incompletude de Gӧdel]

A grosso modo, o teorema diz que não importa o quanto você tente, você nunca será capaz de reduzir toda a matemática para a aplicação de regras fixas. Independentemente de quantas regras e procedimentos que você escreva, sempre haverá alguns fatos verdadeiros que você não pode provar. Como alguns axiomas por exemplo.

Leia outros fatos históricos sobre sua vida, seus trabalhos, deste grande e revolucionário matemático, clicando nos links abaixo.

Biografia completa e bem detalhada: www-groups.dcs.st-andrews.ac.uk.
Acesse também o Wikipédia para ouvir a pronúncia de seu nome, os prêmios concedidos a Gödel e muito mais.

Boa leitura e viva a Matemática!

Conteúdos:


Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

0 comentários: