Em 13 de junho de 1928 em Bluefield, West Virginia, EUA, nascia o matemático Estadunidense John Forbes Nash Jr. Merecia uma homenagem da Google, para este famoso e importante matemático que completa hoje 84 anos de vida.
Em 13 de junho de 1928 em Bluefield, West Virginia, EUA, nascia o matemático Estadunidense John Forbes Nash Jr.  Merecia uma homenagem da Google, para este famoso e importante matemático que completa hoje 84 anos de vida.

Atualização: Morreu em 23 de maio de 2015. Ver post John Nash, matemático vencedor do Nobel de Economia de 94, morre em acidente.

Matemático do dia: John Forbes Nash Jr.

O matemático do dia, além de ser conhecido através dos seus trabalhos desenvolvidos na Matemática e na Economia, ficou mais conhecido no cinema, quando teve sua vida retratada no filme Uma mente brilhante lançado no Brasil em 2002, protagonizado por Russell Crowe. O filme foi indicado a 8 Óscars, vencendo 4.

Sou suspeito para comentar sobre o filme. Já perdi a conta de quantas vezes assisti. Hoje será mais uma vez que assistirei. Infelizmente ainda não tive a oportunidade de ler o livro.

[Vídeo incorporado de ParamountmoviesBR]

Alguns fatos históricos

Johnny, como era tratado por sua família, era um menino solitário e introvertido. Ele foi criado em uma família amorosa cercado por relações estreitas que lhe mostrou muito carinho. Desde cedo demonstrava muito interesse em livros, mas pouco interesse em brincar com outras crianças.

O pai de Johnny (John Nash) resolveu por tratá-lo como um adulto, dando-lhe livros de ciência, quando outros pais davam aos seus filhos livros para colorir. Até mesmo seus professores desconheciam sua genialidade.

Nash mostrou pela primeira vez interesse em Matemática quando tinha aproximadamente 14 anos.

Ele entrou Bluefield College em 1941 e lá ele estudou Matemática, bem como, Química, que era um tema favorito. Ele começou a mostrar as habilidades em Matemática, particularmente na resolução de problemas. Ele não considerava Matemática como uma carreira naquele momento.

John que desenvolveu seus trabalhos no campo da Teoria dos jogos, na Geometria diferencial e na Equação de derivadas parciais. Suas teorias também são usadas ​​em Economia de Mercado, Informática, Biologia Evolutiva, Inteligência Artificial, Contabilidade, Política e Teoria militar.

Foi diagnosticado como esquizofrênico, após trabalhos realizados para o Governo dos Estados Unidos. Ganhador do prêmio Nobel em 1994.

John Forbes Nash Jr.

Fontes para mais leituras

Conteúdos:


Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

0 comentários: