Gottfried Wilhelm von Leibniz foi um matemático alemão que desenvolveu a notação atual para o Cálculo Diferencial e Integral.
Gottfried Wilhelm von Leibniz foi um matemático alemão que desenvolveu a notação atual para o Cálculo Diferencial e Integral.

Nasceu em 01 de julho de 1646 em Leipzig, Saxônia (agora Alemanha)
Faleceu em 14 de novembro de 1716 em Hannover, Hanover (agora Alemanha)

Matemático do Dia: Gottfried Leibniz

Alguns fatos históricos

Em 1661, com a idade de quatorze anos, Leibniz entrou na Universidade de Leipzig. Pode soar hoje como se esta fosse uma época excepcionalmente cedo, para qualquer um entrar na universidade, mas é justo dizer que pelos padrões da época, ele era muito jovem, mas haveria outros da mesma idade. 

Leibniz estudou filosofia e Matemática. Entre os outros temas que foram incluídos no curso de graduação de dois anos, eram retórica, latim, grego e hebraico. Ele se formou com um diploma de bacharel em 1663.

Em Jena o professor de Matemática Erhard Weigel, também um filósofo e com sua ajuda, Leibniz começou a entender a importância do método matemático de demonstração em assuntos como lógica e filosofia. Weigel acreditava que o número era o conceito fundamental do universo e suas ideias tiveram considerável influência de Leibniz. 

Em outubro de 1663 Leibniz volta a Leipzig, recomeçando seus estudos para um doutorado em direito. Ele foi agraciado com o grau de Mestre em Filosofia por uma dissertação que combinava aspectos da filosofia e do direito estudando as relações entre estes assuntos com ideias matemáticas que ele tinha aprendido com Weigel. Poucos dias após Leibniz apresentar sua dissertação, sua mãe morreu.

Em Paris, Leibniz estudou Matemática e Física sob Christiaan Huygens no outono de 1672.

Foi durante este período em Paris que Leibniz desenvolveu as noções básicas de sua versão do Cálculo. Em 1673 ele ainda estava batalhando para desenvolver uma boa notação para o Cálculo e suas contas eram confusas. 

Em 21 de novembro de 1675 ele escreveu um manuscrito usando a notação ∫ f(x)dx  pela primeira vez.

Outra das grandes conquistas de Leibniz em Matemática foi o seu desenvolvimento do sistema binário de aritmética. Grande parte da atividade matemática dos últimos anos Leibniz envolveu a disputa de prioridade sobre a invenção do Cálculo.

Leia mais outras curiosidades e fatos históricos visitando este link (em inglês) ou ainda lendo no Wikipédia.

Máquina de calcular de Leibniz

Ele criou uma máquina de calcular, superior à que fora criada por Pascal, fazendo as quatro operações. Veja algumas imagens. (clique nas imagens para ampliar)








Documentário  - A Aventura do pensamento

Documentário em 3 vídeos. Se preferir ative as legendas.









[Vídeos incorporado de youtube.com/5ynap515]


Dica de site: www.leibniz-translations.com. Neste site você vai encontrar traduções para o inglês de vários trabalhos de Gottfried Wilhelm Leibniz.

Conteúdos:


Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

0 comentários: