A primeira publicação de Johann foi sobre o processo de fermentação em 1690, não é certamente um tópico de matemática, mas em 1691 Johann foi para Genebra, onde falou sobre o Cálculo Diferencial.
Johann Bernoulli foi o décimo filho de Nicolaus e Margaretha Bernoulli. Ele era o irmão de Jacob Bernoulli. Os dois irmãos tinham uma influência importante no desenvolvimento de outra matemática e era particularmente verdade que em seus primeiros anos Johann deve ter sido muito influenciado por ver Jacob em direção a uma carreira matemática, apesar das objeções de seus pais.

Matemático do dia: Johann Bernoulli

Nasceu em 27 de julho de 1667 em Basileia, Suíça.
Faleceu em 01 de janeiro de 1748 em Basileia, Suíça.

Alguns fatos históricos

Nicolaus Bernoulli e Margaretha tentou definir Johann no caminho para uma carreira de negócios, mas, apesar de forte imposição de seu pai, Johann parecia ser totalmente inadequado para um futuro no comércio. O pai de Johann tinha a intenção que ele assumisse os negócios da família e especiarias em 1682. Quando tinha 15 anos de idade, Johann trabalhou no comércio de especiarias por um ano, mas, não gostando do trabalho, ele não se saiu bem. Foi com grande relutância que o seu pai concordou em 1683 a ingressar na Universidade da Basileia. Johann Bernoulli foi estudar medicina, um tema que muitos membros da família Bernoulli acabaram estudando, apesar de seu gosto pela Matemática e Física.

Na Universidade da Basileia, Johann fez cursos na área de medicina, mas ele estudou Matemática com o irmão Jacob. Jacob estava dando uma palestra sobre física experimental da Universidade da Basiléia, quando Johann entrou na universidade e logo ficou claro que o tempo de Johann foi principalmente dedicado ao estudo de Leibniz sobre o Cálculo com o irmão Jacob. Após dois anos de estudo em conjunto, Johann ficou igual a seu irmão em habilidades matemáticas.

primeira publicação de Johann foi sobre o processo de fermentação em 1690, não é certamente um tópico de matemática, mas em 1691 Johann foi para Genebra, onde falou sobre o Cálculo Diferencial. De Genebra, Johann fez o seu caminho para Paris e lá ele conheceu outros matemáticos, como l'Hôpital e se empenharam em profundas conversas matemáticas.

Continue lendo outros fatos históricos visitando a página MacTutor History of Mathematics.

Outras fontes para leitura


Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

0 comentários: