Há 411 anos nascia Pierre de Fermat — o príncipe da Matemática.
Eu descobri uma demonstração verdadeiramente maravilhosa para esta proposição, mas esta margem é pequena para contê-la.

Há 411 anos nascia Pierre de Fermat — o príncipe da Matemática. 

A data de nascimento de Fermat é meio incerta (segundo Wikipédia na primeira década do século XVII), já que é possível que ele tinha um irmão mais velho, que também havia sido dado o nome de Pierre.

Nasceu em 17 de agosto de 1601 em Beaumont-de-Lomagne, França.
Faleceu em 12 de janeiro 1665 em Castres, França.

Doodle em homenagem ao matemático Pierre de Fermat
Doodle em homenagem ao matemático Pierre de Fermat

Alguns fatos históricos e curiosidades

Pierre de Fermat era um advogado francês e funcionário do governo, mais lembrado por seu trabalho em teoria dos números, em particular o teorema que leva seu nome - Último Teorema de Fermat. Ele também é importante para as bases de cálculo.

O Último teorema de Fermat, afirma que não existe nenhum conjunto de inteiros positivos $x, y, z$ e $n$ com $n>2$ que satisfaça a igualdade descrita abaixo. Parece simples, mas essa equação esperou mais de 300 anos por uma demonstração.

$x^{n}+y^{n}=z^{n};\;\;n>2$

A citação que incia este post, é atribuída a Fermat quando afirmara que tinha tal demonstração. Mas isso até hoje não foi comprovado, historicamente falando.

O Último Teorema de Fermat foi demonstrado pelo matemático britânico Andrew John Wiles, alcançando fama mundial em 1993.

Fermat frequentou a Universidade de Toulouse na França antes de se mudar para Bordeaux, na segunda metade da década de 1620. Em Bordeaux ele começou suas primeiras pesquisas matemáticas. Fermat tinha pouco interesse em aplicações físicas da Matemática. Mesmo com seus resultados em queda livre, ele estava muito mais interessado em provar teoremas geométricos do que em sua relação com o mundo real.

Continue lendo outros importantes fatos históricos sobre esse brilhante matemático em MacTutor History of Mathematics - Fermat. Esta página contem centenas de referências sobre Fermat.

Livro o Último Teorema de Fermat

Já li o livro três vezes e pretendo ler de novo. Sou fascinado pela leitura sobre a História da Matematica, assim como a história dos maiores matemáticos do mundo.

História da busca épica para resolver o maior problema de matemática de todos os tempos.

Editora: Record

Autor: Simon Singh

ISBN: 8501050067

Ano: 1999

Número de páginas: 328

Outras dicas de livros.

Leia O Último Teorema de Fermat no Google Livros.


Documentário Último Teorema de Fermat

Perdi a conta de quantas vezes assisti o documentário que segue logo abaixo, produzido pela BBC. Os quatro vídeos a seguir estão com legendas em Português do Brasil.

Se os vídeos no youtube estiverem fora ar, assista ou faça o download do documentário (legendado) em Internet Archive.

Parte 01


Parte 02


Parte 03


Parte 04


Parte 05

[Vídeos incorporados de youtube.com/user/funnada e youtube.com/user/marcelorivadavia.]

Fermat




Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

0 comentários: