Fundamentação matemática teórica necessária para o entendimento de alguns modernos sistemas de navegação por satélites, em especial do GPS.
Desde que comecei a gostar de cálculos matemáticos (8ª série, hoje 9º ano) e ingressar na universidade (2001), passei a enxergar os meros cálculos matemáticos de forma totalmente diferente. Onde quer que eu olhe consigo transformar uma dada situação em uma aplicação matemática concreta. Seja numa conversa com o professor de Geografia, Física ou Química, sempre terminamos em ponto em comum — a Matemática.

Se olho para uma caneca, vejo Topologia; jogando Angry Birds, vejo uma equação do 2º grau e até mesmo pesquisando no Google eu vejo Matemática.

Acesse a categoria de Aplicações Matemáticas do blog.

Nesta postagem compartilho um SENSACIONAL artigo da Revista do Professor de Matemática, mostrando a fundamentação matemática teórica necessária para o entendimento de alguns modernos sistemas de navegação por satélites, em especial do GPS.

A Matemática por trás do GPS

Para uma melhor compreensão do artigo, é necessário que o leitor domine algumas noções de álgebra, trigonometria e outros conteúdos para entender de forma satisfatória toda a matemática por trás do GPS.


Leia o documento incorporado logo abaixo.

Conteúdos:


Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

0 comentários: