Há 208 anos nascia Carl Gustav Jacob Jacobi.
Há 208 anos nascia Carl Gustav Jacob Jacobi.

Nasceu em 10 Dezembro de 1804 em Potsdam, Prussia (atual Alemanha) e morreu em 18 Fevereiro de 1851 em Berlin, Alemanha.

Carl Jacobi veio de uma família judaica, mas Jacques Simon, seu pai, deu-lhe o nome a estilo francês no nascimento. Simon Jacobi, foi um banqueiro e sua família eram prósperos. Carl era o segundo filho da família, o mais velho sendo Moritz Jacobi que se tornou um famoso físico. Tinha uma irmã, Teresa Jacobi, e um terceiro irmão, Eduard Jacobi, que era mais jovem do que Carl. Eduard não seguiu uma carreira acadêmica, mas seguiu na profissão de seu pai como um banqueiro.

Matemático do Dia: Carl Jacobi

Alguns fatos históricos

A educação infantil de Jacobi foi dado por um tio, por parte de mãe, e depois, pouco antes de seu décimo segundo aniversário, Jacobi entrou no ginásio, em Potsdam. Ele tinha sido bem ensinado por seu tio e ele tinha talento notável para, em 1817, ainda no seu primeiro ano de escolaridade, ele foi colocado na classe do último ano. Isto significa que até o final do ano letivo de 1816-17, ele ainda estava com apenas 12 anos ainda não tinha atingido o nível necessário para entrar na universidade. A Universidade de Berlim, no entanto, não aceitava alunos com idade inferior a 16 anos, então Jacobi tinha de permanecer na mesma classe no Ginásio de Potsdam até a primavera de 1821.

Jacobi tinha lido textos avançados de matemática,  de Euler e tinha vindo a realizar pesquisas sobre a sua tentativa de resolver equações de quinto grau, isso ainda na escola.

Jacobi entrou para a Universidade de Berlim, em 1821, sem ter a certeza do tema que iria se concentrar. Frequentou cursos de filosofia, Matemática por dois anos antes de perceber que ele tinha de tomar uma decisão definitiva entre esses assuntos. Ele escolheu a Matemática, mas isso não significa que ele poderia participar de cursos de alto nível em Matemática pois nessa época o padrão de ensino universitário em Matemática na Alemanha foi bastante pobre.

Até ao final do ano lectivo 1824, Jacobi tinha passado os exames necessários para que ele seja capaz de ensinar Matemática, grego e latim nas escolas secundárias. Mas teve problemas por conta de ser Judeu. Em 1825 se converteu ao Cristianismo, pois almejava o ensino universitário.

Jacobi tinha feito descobertas importantes na teoria dos números antes de chegar em Königsberg. Ele agora escreveu a Gauss para lhe dizer dos resultados sobre resíduos cúbicos que ele tinha obtido, tendo sido inspirado por Gauss. Gauss ficou impressionado, tanto que ele escreveu para Bessel para obter mais informações sobre o jovem Jacobi. Em 5 de agosto de 1827 Jacobi escreveu para Legendre, que era o principal especialista sobre o tema, juntamente com outras 22 pessoas entre Jacobi e Legendre.

Isso me dá uma grande satisfação de ver dois jovens matemáticos tais como você e (Abel) cultivar com sucesso tal um ramo de análise, que por um tempo tão longo tem sido o meu tema favorito de estudo, mas que não tinha sido recebido em meu próprio país, bem como ele merece. Por suas obras colocarei vocês nas fileiras dos melhores analistas de nossa era.

Leia mais fatos históricos sobre esse fantástico matemático, acessando sua biografia (em inglês) em MacTutor.

Vídeo - Terra elipsoidal de Jacobi

Em 1834, Carl Jacobi ficou interessado em um modelo matemático da Terra. Através de seu profundo conhecimento das funções elípticas, ele foi capaz de provar que pode haver configurações estáveis ​​que são elipsóides.



Leia também o artigo Sistemas Lineares e Determinantes: Origens e Desenvolvimento em O Baricentro da Mente, assunto do qual teve grande contribuição de Jacobi.

Leia sua biografia no Wikipédia, clicando na imagem abaixo.

carl jacobi - Pesquisa Google

Conteúdos:


Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

0 comentários: