Há 277 anos nascia o matemático Joseph-Louis Lagrange.
Há 277 anos nascia o matemático Joseph-Louis Lagrange.

Nasceu em 25 de janeiro de 1736, em Turim, Sardenha-Piemonte (agora Itália) e morreu em 10 de abril de 1813 em Paris, França.

Lagrange é geralmente considerado como um matemático francês, mas a Enciclopédia Italiana refere-se a ele como um matemático italiano. Eles certamente têm alguma justificativa para essa afirmação pois Lagrange nasceu em Turim e foi batizado em nome de Giuseppe Lodovico Lagrangia. Pai de Lagrange foi Giuseppe Francesco Lodovico Lagrangia que era tesoureiro do Gabinete de Obras Públicas e Fortificações em Turim, enquanto sua mãe Teresa Grosso era a única filha de um médico de Cambiano, perto de Turim. Lagrange era o mais velho dos 11 filhos, mas apenas um dos dois para viver até a idade adulta.

Matemático do dia: Lagrange

Alguns fatos históricos

Uma carreira como um advogado foi planejado para Lagrange por seu pai, e certamente Lagrange parece ter aceito de bom grado. Estudou na Academia de Turim e seu tema favorito era latim clássico. No começo, ele não tinha grande entusiasmo para a Matemática.

O interesse de Lagrange por Matemática começou quando ele leu uma cópia do Halley, de um trabalho em 1693 mostrando uso de Álgebra em Óptica. Ele também foi atraído para a física pelo excelente ensino de Beccaria na Faculdade de Turim, e ele decidiu fazer uma carreira para si mesmo em Matemática. Talvez o mundo da Matemática tem que agradecer ao pai de Lagrange por sua especulação financeira infundada e sem sucesso.

Lagrange dedicou-se à Matemática, mas em grande parte ele foi autodidata e não teve o benefício de estudar com maiores matemáticos. Em 23 de julho de 1754, ele publicou seu primeiro trabalho matemático que tomou a forma de uma carta escrita em italiano para Giulio Fagnano. Talvez o mais surpreendente foi o nome sob o qual Lagrange escreveu este papel, ou seja, Luigi De la Grange Tournier. Este trabalho foi nenhuma obra-prima e mostrou até certo ponto, o fato de que Lagrange estava a trabalhar sozinho sem a orientação de um supervisor de Matemática. O documento faz uma analogia entre o teorema binomial e as derivadas sucessivas do produto de funções.

Antes de escrever o papel em italiano para publicação, Lagrange enviou os resultados para Euler, que neste momento estava trabalhando em Berlim, em uma carta escrita em latim. Um mês após o artigo ser publicado, no entanto, Lagrange descobriu que os resultados apareceram na correspondência entre Johann Bernoulli e Leibniz. Lagrange ficou muito chateado com esta descoberta, ele temia ser tachado de trapaceiro que copiou os resultados dos outros. No entanto, este excelente começo não fez nada mais do que fazer Lagrange redobrar os seus esforços para produzir resultados de mérito real em Matemática. 

Começou a trabalhar no Tautochrone, a curva em que uma partícula ponderada sempre chega a um ponto fixo no mesmo tempo independente da sua primeira posição. Até o final de 1754 ele havia feito algumas descobertas importantes sobre o Tautochrone que contribuiu substancialmente para o novo assunto do cálculo das variações (que os matemáticos estavam começando a estudar, mas que não recebeu o nome de "cálculo de variações", nome antes, que Euler chamou em 1766).

Lagrange enviou para Euler seus resultados sobre Tautochrone contendo seu método de máximos e mínimos. Sua carta foi escrita em 12 de Agosto de 1755 e Euler respondeu em 06 de setembro dizendo como ele estava impressionado com novas idéias de Lagrange. Embora ele ainda tinha apenas 19 anos, Lagrange foi nomeado professor de Matemática na Escola Real de Artilharia, em Turim em 28 de Setembro de 1755. Foi bem merecido para um jovem que já havia mostrado ao mundo da Matemática a originalidade do seu pensamento e da profundidade de seus grandes talentos.

Continue lendo outros fatos históricos sobre a vida de Lagrange e suas grandes contribuições para a Matemática, em MacTutor History of Mathematics/Lagrange.

Outro matemático nascido em 25 de janeiro é Niels Fabian Helge von Koch.

Leia também fatos históricos sobre Lagrange no Wikipédia.

Joseph-Louis Lagrange no Wikipedia

Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

0 comentários: