Quer cursar Direito e se tornar um bom advogado? Não se esqueça de utilizar a Matemática. Volta e meia durante minhas aulas acabo debatendo com os meus alunos, sobre qual carreira eles deverão seguir, antes escolhendo a faculdade que irão cursar. É fato que muitos vestibulandos preferem cursar faculdades cujo PSV (processo seletivo vocacionado) não há Matemática. Até aí tudo bem. Devemos escolher áreas que temos maior afinidade possível.
Quer cursar Direito e se tornar um bom advogado? Não se esqueça de utilizar a Matemática.

Volta e meia durante nas minhas aulas acabo debatendo com os meus alunos, sobre qual carreira eles deverão seguir, antes escolhendo a faculdade que irão cursar. É fato que muitos vestibulandos preferem cursar faculdades cujo PSV (processo seletivo vocacionado) não há Matemática. Até aí tudo bem. Devemos escolher áreas que temos maior afinidade possível.

Porém não devemos concluir que a Matemática não fará parte de uma determinada área de atuação, por puro desinteresse pela Matemática.

Quer cursar Direito porque não precisará de Matemática? Se engana!

A Matemática é um treinamento maravilhoso para a mente, um treinamento muito bom se você está pensando em ser um advogado, por exemplo. Advogado? Como assim? Pois bem, digamos que você foi lesado financeiramente por um banco, um bom advogado terá que entender de movimentações financeiras (juros por exemplo) para defender sua causa, concorda? [Para que serve a fórmula Bhaskara]

A citação acima é apenas um simples exemplo, e alguém poderá rebater dizendo que é uma aplicação sem muita importância, pois existem advogados especializados nestas áreas, mas a verdade é que os advogados também não gostam tanto assim de Matemática. E sem ela até os seus honorários podem sofrer riscos, quando ele não souber como calcular quanto vale um novo cliente ou a perda de um cliente.

O advogado não é afeto a matemática, adora ganhar honorários, mas na maioria da vezes esquece de como é fundamental saber quanto custa o seu negócio. [Gustavo Rocha]

Quer saber a Matemática por trás dos custos de um cliente perdido, entre outras situações?  Acesse o ótimo artigo A matemática a serviço da gestão. O texto foi escrito por Gustavo Rocha para o site www.administradores.com.br. O artigo mostra como calcular o custo de um cliente perdido, o custo do turnover e ainda mostra algumas ferramentas úteis para administradores e advogados.

Para encerrar as dicas de leitura, recomendo que assista o vídeo Quando eu vou usar a Matemática?.

Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

4 comentários:

  1. Pelo menos não usamos Bhaskara, apenas estatísticas, percentual, fração. O resto enviamos para o contador.

    Beijos! =*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      De qualquer forma, utiliza a Matemática, por mais simples que seja o conteúdo aplicado.

      Um abraço!

      Excluir
  2. Bom dia, professor. Irei iniciar meu curso de direito em breve. Sempre admirei engenharia e gostaria de ser bom tanto nas ciências humanas quanto nas exatas.
    Minha matemática se resume às operações básicas, potenciação e além disso não consigo aprender mais nada. Eu adoraria dominar essa matéria tão fundamental. Mas é tão horrível passar horas na frente de um livro e não conseguir executar a ideia na prática.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Te entendo. Talvez se sinta assim, porque não teve uma base sólida matemática no início da vida escolar. Já escrevi sobre esse tema aqui no blog. Pesquise por "base matemática".

      Um abraço e sucesso no curso.

      Excluir