Até parece que foi um programa de computador que desenhou estas verdadeiras obras de artes matemáticas.
De posse de alguns materiais como uma mesa de desenho, lápis, compasso, régua, transferidor, etc., o venezuelano Rafael Araujo desenha campos tridimensionais matematicamente complexos com redemoinhos suaves da natureza, borboletas e conchas em espiral fora das sequências de Fibonacci perfeitamente calculados. Até parece que foi um programa de computador que desenhou estas verdadeiras obras de arte matemáticas.

Leia também sobre a curiosa e espantosa história de Jason Padgett, que após ser assaltado, tornou-se um gênio em desenhar figuras (fractais) altamente abstratos, à mão. Jason Padgett, vê fórmulas matemáticas complexas por toda parte, ele olha e transforma-as em deslumbrantes diagramas intrincados que ele pode desenhar à mão. [Assista o vídeo da ABC News]

Embora este aspecto é bastante simples para um computador produzir com um programa 3D, Rafael Araújo insiste em fazer seus desenhos à moda antiga, com lápis e ferramentas de arquitetura.

Separei 3 imagens para mostrar o seu extraordinário trabalho. Para ver outras imagens acesse o seu site, com link no final deste post.

Lindos campos tridimensionais criados usando apenas régua, compasso e transferidor

Lindos campos tridimensionais criados usando apenas régua, compasso e transferidor

Lindos campos tridimensionais criados usando apenas régua, compasso e transferidor

Mais imagens.

Quando terminei de escrever este post, achei no Facebook um ótimo artigo no Wired, recheados de detalhes sobre as obras de Rafael Araujo e características durante a criação de seus desenhos.

Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

0 comentários: