$show=label-post-search-page

Camisetas de Exatas - @camisetasdeexatas

$type=slider$meta=no$readmore=no$date=no$snippet=no$title=no$label=no$height=540$show=home

Por que a maioria dos professores de Matemática não se dão muito bem com a Geometria?

COMPARTILHE:

Você já deve ter notado que alguns de seus colegas professores de Matemática, costumam separar a Geometria das outras áreas do currículo do Ensino Fundamental 2 e Médio. Por que?

Por que a maioria dos professores de Matemática não se dão muito bem com a Geometria?
Você já deve ter notado que alguns de seus colegas professores de Matemática, costumam separar a Geometria das outras áreas do currículo do Ensino Fundamental 2 e Médio (como Álgebra por exemplo), deixando Geometria para o final do ano letivo.

Muitos fazem isso, para poder organizar melhor a forma como trabalhará os conteúdos que serão ministrados. Mas a maioria admite que o faz assim, pois sobra pouco tempo no final do ano letivo, e, por consequência, não dão a atenção merecida para a Geometria ou simplesmente deixam de ensinar os conteúdos geométricos.

Alguns motivos não são difíceis de achar, os próprios professores se declaram praticantes desta forma de ensino, excluindo o estudo da Geometria nas aulas de Matemática.

Alguns motivos:
  • Acham chato explicar Geometria;
  • Não tem material didático para as aulas;
  • Não gostam de desenhar;
  • Não gostam de trabalhar o raciocínio geométrico;
  • Não sabem abstrair os principais conceitos da Geometria e ensiná-los;
  • Não tem muitos cálculos.

Entre outros motivos que coletei com colegas professores e ex-professores de Matemática, durante conversas informais.

Por um lado sou de acordo com alguns destes motivos, por outro lado, vejo que o erro está na constituição da grade curricular específica para a Geometria e o desinteresse de algumas escolas em não adotar materiais didáticos de apoio geométrico para cada professor de Matemática.

Acredito que é totalmente equivocado um professor ter que explicar, por exemplo, o que seja um triângulo e suas características, assim como medir sua superfície e perímetro; sem antes ele mostrar como construir um verdadeiro triângulo usando régua e compasso.

Tudo está na base conceitual da Geometria. Ela deve ser trabalhada primeiramente de forma abstrata (ponto, reta e plano) e em seguida nas construções geométricas usando régua, compasso e esquadros, trabalhando cada postulado de Euclides para a Geometria Plana. E é aí onde entra o problema da nossa grade curricular - não há tempo para trabalhar a Geometria como ele deveria ser estudada.

Já fiz diversas experiências com os meus alunos, a respeito do estudo da Geometria. Infelizmente o resultado não é bom e talvez aconteça assim em todas as escolas brasileiras. Não são experiências de caráter científico, pois são realizadas na própria sala de aula, através de alguns debates.

Certa vez pedi para um aluno desenhar uma circunferência no quadro e medisse o seu comprimento. Foi uma pergunta para testar a sua abstração geométrica. Ele usou uma moeda de seu bolso para desenhar a circunferência. Quanto ao comprimento ele não soube responder. Observação: não foi explicado nada sobre circunferência.

Ele está errado? Do ponto de vista didático-pedagógico, talvez não. Foi a forma que ele encontrou para dar a sua resposta. Mas, matematicamente não é uma resposta satisfatória, pois nem sempre podemos abstrair conceitos geométricos desta forma.
Desafio matemático 8
Desafio matemático #8

Como calcular a área da região verde, como mostra a figura acima, sem o mínimo de abstração geométrica? Impossível!

Este post foi inspirado no debate no LinkedIn sobre este tema, dentro do grupo profissional Educação Matemática. Quer participar dando sua opinião? Entre no grupo e acesse o debate criado pela professora e coordenadora educacional Maristela Bernardo.

O grupo é fechado e destinado para professores e estudantes de Matemática e ciências interligadas; interessados em Matemática, Educação e Educação Matemática. Será um prazer encontrá-lo por lá.

Dados do grupo
Criado em: 11 de março de 2011
Criador: Luciano Melo.
Gerente: Edigley Alexandre
Moderador: Antônio José Lopes (Bigode)
Integrantes: 2.340

O grupo conta com integrantes dos mais variados perfis profissionais:
  • Engenheiros;
  • Programadores;
  • Professores de todos os níveis de ensino;
  • Analistas de sistema;
  • Vendedores;
  • Administradores;
  • Designers;
  • Pedagogas;
  • Psicopedagogas;
  • Web masters.

Eu fico muito feliz pelo interesse destes e de centenas de outros profissionais que se inscrevam no grupo sobre Matemática. 

Participe você também!

COMENTÁRIOS

Comentaristas: 2
  1. Ola amigos.

    Pelo enunciado da questão acima, não é impossível resolvê-la, encontramos as diagonais dos dois quadrados e encontrar o produto e dividir por dois, assim encontramos a área do LOSANGO VERDE 8 cm². Desse valor subtraímos a área do menor de aresta 2 cm, portanto, a área verde é igual a 4 cm².

    Atenciosamente,
    edinho silva.
    Édison Martins da Silva.
    Compartilhando conhecimentos em Matemática Avançada.
    21 / 10 / 2014.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Obrigado por enviar uma solução para o problema.

      Um abraço!

      Excluir



$show=post

$show=post

Mesa Digitalizadora barata e ideal para professores
Nome

android,27,aplicações matemáticas,123,Aprender Matemática,39,Artigo Convidado,50,Biologia,1,blog,52,Blogger,5,Camisetas de exatas,11,Carl Sagan Day,1,chatgpt,2,chrome,9,cinema,12,Concursos,3,Curiosidades matemáticas,104,curso online,10,Desafios matemáticos,44,destaque,5,determinantes,3,Dia do Estudante,1,Dia do Professor,10,Diario Escolar Digital,5,Dica de economia,4,dica de livro,32,Dica para professor,54,divulgação,61,E-book,4,Editorial,21,educação,109,ENEM,1,ensino,144,Entrevista,8,eventos,19,excel,24,extensões,11,Facebook,8,feira do livro,4,firefox,2,frações,6,funções,14,geogebra,83,GifsMatemáticos,5,google,46,história da matemática,41,humor,58,IMO,2,InternetJusta,1,iOS,18,iPad,7,iPhone,3,jogos,31,Katex,1,Latex,22,LibreOffice,14,linux,50,Livro GeoGebra,6,Mapa Mental,1,Matemática e profissões,21,Matemático do dia,27,Materiais GeoGebra,31,Mathjax,2,Netflix,7,Noticias,132,OBMEP,1,One Strange Rock,1,Papel milimetrado,5,Papel Quadriculado,1,Pi Day,16,piadas matemáticas,13,PodCast,4,política,3,premiações,7,professor,6,promoção,13,Quiz,22,Resenhas de Livros,1,Resposta Desafios,1,Sebastião Vieira,22,software,18,Software Livre,50,Tabuada,5,TCC,18,Telegram,7,texmaths,5,TIC,35,Top artigos,4,ubuntu,15,Videos,105,wallpapers matemáticos,23,Widgets,26,windows,41,wolfram alpha,31,Youtube,21,
ltr
item
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática: Por que a maioria dos professores de Matemática não se dão muito bem com a Geometria?
Por que a maioria dos professores de Matemática não se dão muito bem com a Geometria?
Você já deve ter notado que alguns de seus colegas professores de Matemática, costumam separar a Geometria das outras áreas do currículo do Ensino Fundamental 2 e Médio. Por que?
http://3.bp.blogspot.com/-opTxCf4YY7M/Utw0qaZApfI/AAAAAAAAKtI/4-xboq8zvuU/s1600/porque-a-maioria-dos-professores-de-matematica-nao-se-dao-muito-bem-com-a-geometria.png
http://3.bp.blogspot.com/-opTxCf4YY7M/Utw0qaZApfI/AAAAAAAAKtI/4-xboq8zvuU/s72-c/porque-a-maioria-dos-professores-de-matematica-nao-se-dao-muito-bem-com-a-geometria.png
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2014/01/porque-a-maioria-dos-professores-de-matematica-nao-se-dao-muito-bem-com-a-geometria.html
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2014/01/porque-a-maioria-dos-professores-de-matematica-nao-se-dao-muito-bem-com-a-geometria.html
true
125900602153146940
UTF-8
Carregar mais posts Não foram encontrados posts VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTS VER TODOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE TODOS OS POSTS Não foi encontrada nenhuma correspondência de postagem com sua solicitação VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecioinar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar