$show=label-post-search-page

Camisetas de Exatas - @camisetasdeexatas

$type=slider$meta=no$readmore=no$date=no$snippet=no$title=no$label=no$height=540$show=home

Doodle homenageia a matemática italiana Maria Agnesi

COMPARTILHE:

Desde 1998 a Google, através de doodles (versões divertidas e interativas de seu logotipo), homenageia famosos, grandes cientistas, aniversários, feriados, etc. Hoje a homenagem vai para a matemática italiana Maria Gaetana Agnesi.

Desde 1998 a Google, através de doodles (versões divertidas e interativas de seu logotipo), homenageia famosos, grandes cientistas, aniversários, feriados, etc. Hoje a homenagem vai para a matemática italiana Maria Gaetana Agnesi.

Nasceu em 16 de maio de 1718, em Milão, Habsburg Empire (agora Itália).
Faleceu em 09 de janeiro de 1799, também em Milão, Habsburg Empire (agora Itália).

Doodle homenageia a matemática italiana Maria Agnesi

A Google também já fez homenagens para os matemáticos Leonhard EulerSrinivasa RamanujanAlan Mathison Turing e Pierre de Fermat, que destaquei aqui em posts no blog.

Maria Agnesi foi uma matemática italiana que é conhecida por seu trabalho em Cálculo Diferencial. Ela discutiu a curva cúbica que hoje conhecemos como a "bruxa de Agnesi".

Curiosidade

Quando traduzia um de seus livros para o inglês, o tradutor confundiu a palavra "averisera" (curva do seno verso) com "avversiera" (bruxa). Por isso, em inglês, a curva é conhecida como "bruxa de Agnesi".

A animação da curva que você viu na página inicial da Google é gerada por este algoritmo:

$$y=\frac{8.a^3}{x^2+4.a^2}$$

Para entender melhor como esta curva é construída, o prof. Rafael Procópio explica, através do seu canal Matemática Rio, usando um applet do software GeoGebra. Aliás, tenho as minhas suspeitas que o doodle foi construído usando este software (risos). Assista o vídeo.



Alguns fatos históricos

Alguns relatos contam que o pai de  Maria Agnesi era um professor de Matemática em Bologna. Pietro Agnesi a ajudou com tutores de alta qualidade. Ela mostrou talento notável, dominando várias línguas como latim, grego e hebraico em uma idade precoce. Aos 9 anos de idade, ela publicou um discurso latino em defesa do ensino superior para as mulheres.

Agnesi concentrou seus esforços no estudo de livros religiosos e aprendizagem da Matemática. Em torno deste tempo, ela escreveu um comentário sobre Traité analytique des sections coniques (tratado analítico das secções cônicas) de de l'Hospital, mas nunca foi publicado. 

Aprender Matemática sem instrução adequada é uma tarefa quase impossível e apenas alguns que já conseguiu grandes coisas desta forma. Agnesi foi uma sorte, no entanto, em sua tentativa de aprender Matemática por um monge, Ramiro Rampinelli, um matemático que tinha sido um professor da Roma e Bolonha, chegou a Milão e tornou-se um visitante assíduo da casa Agnesi. 

Com a ajuda de Rampinelli, Agnesi estudou Analyse démontrée de Reyneau (matemático francês que publicou um livro influente sobre o cálculo recém-inventado). Agnesi entendeu a dívida que ela devia a Rampinelli e no prefácio de seu famoso livro Instituzioni analitiche.

Instituzioni analitiche

Applets para a curva de Agnesi

No GeoGebraTube há dezenas de applets para download. Não precisa se registrar para ter acesso aos arquivos. Pesquise pelo termo "The Witch of Agnesi". Clicou, baixou!

GeoGebraTube

Leia mais sobre Maria Agnesi, lendo outros fatos históricos no Mac Tutor, Wikpédia e Hypescience.

Leia sobre outros matemáticos na categoria Matemático do Dia.

COMENTÁRIOS

Comentaristas: 2
  1. utilizei este Doodle com alunos do Ensino Médio na aula de Física... foi muito legal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Henrique!

      Que demais! Você poderia compartilhar esta aula. Se possível envie via e-mail (ver página contato).

      Abraço!

      Excluir



$show=post

$show=post

Mesa Digitalizadora barata e ideal para professores
Nome

android,27,aplicações matemáticas,123,Aprender Matemática,39,Artigo Convidado,50,Biologia,1,blog,52,Blogger,5,Camisetas de exatas,11,Carl Sagan Day,1,chatgpt,2,chrome,9,cinema,12,Concursos,3,Curiosidades matemáticas,104,curso online,10,Desafios matemáticos,44,destaque,5,determinantes,3,Dia do Estudante,1,Dia do Professor,10,Diario Escolar Digital,5,Dica de economia,4,dica de livro,32,Dica para professor,54,divulgação,61,E-book,4,Editorial,21,educação,109,ENEM,1,ensino,144,Entrevista,8,eventos,19,excel,24,extensões,11,Facebook,8,feira do livro,4,firefox,2,frações,6,funções,14,geogebra,83,GifsMatemáticos,5,google,46,história da matemática,41,humor,58,IMO,2,InternetJusta,1,iOS,18,iPad,7,iPhone,3,jogos,31,Katex,1,Latex,22,LibreOffice,14,linux,50,Livro GeoGebra,6,Mapa Mental,1,Matemática e profissões,21,Matemático do dia,27,Materiais GeoGebra,31,Mathjax,2,Netflix,7,Noticias,132,OBMEP,1,One Strange Rock,1,Papel milimetrado,5,Papel Quadriculado,1,Pi Day,16,piadas matemáticas,13,PodCast,4,política,3,premiações,7,professor,6,promoção,13,Quiz,22,Resenhas de Livros,1,Resposta Desafios,1,Sebastião Vieira,22,software,18,Software Livre,50,Tabuada,5,TCC,18,Telegram,7,texmaths,5,TIC,35,Top artigos,4,ubuntu,15,Videos,105,wallpapers matemáticos,23,Widgets,26,windows,41,wolfram alpha,31,Youtube,21,
ltr
item
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática: Doodle homenageia a matemática italiana Maria Agnesi
Doodle homenageia a matemática italiana Maria Agnesi
Desde 1998 a Google, através de doodles (versões divertidas e interativas de seu logotipo), homenageia famosos, grandes cientistas, aniversários, feriados, etc. Hoje a homenagem vai para a matemática italiana Maria Gaetana Agnesi.
http://4.bp.blogspot.com/-RUW0Ov48k6M/U3YuHQAvRVI/AAAAAAAALhw/zMzN_PyS5OA/s1600/doodle-homenageia-matematica-italiana-maria-agnesi.gif
http://4.bp.blogspot.com/-RUW0Ov48k6M/U3YuHQAvRVI/AAAAAAAALhw/zMzN_PyS5OA/s72-c/doodle-homenageia-matematica-italiana-maria-agnesi.gif
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2014/05/doodle-homenageia-matematica-italiana-maria-agnesi.html
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2014/05/doodle-homenageia-matematica-italiana-maria-agnesi.html
true
125900602153146940
UTF-8
Carregar mais posts Não foram encontrados posts VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTS VER TODOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE TODOS OS POSTS Não foi encontrada nenhuma correspondência de postagem com sua solicitação VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecioinar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar