$show=label-post-search-page

Camisetas de Exatas - @camisetasdeexatas

$type=slider$meta=no$readmore=no$date=no$snippet=no$title=no$label=no$height=540$show=home

7 dicas de applets para o GeoGebra que todo professor de Matemática deveria usar

COMPARTILHE:

Neste artigo você encontrá valiosas dicas de applets para o uso e aplicações específicas do GeoGebra para as aulas de Matemática.

As aulas de Matemática nunca mais foram as mesmas desde que a tecnologia avançou e proporcionou recursos valiosos que nunca antes podíamos imaginar. Dar aulas com apenas giz (ou lápis atômico), quadro e um livro não satisfaz e sobrecarrega as tentativas de fazer um aluno entender determinados conteúdos matemáticos.

Para quem nunca utilizou o software GeoGebra ou muito menos ouviu falar dele, deve se fazer algumas perguntas antes de escolher a versão que baixará e instalará em seu dispositivo móvel ou sistema operacional que esteja utilizando em seu notebook ou computador de mesa. [Trecho do artigo Entenda sobre as diferentes versões do software GeoGebra para desktop e dispositivos móveis]

Para cada clientela diferente de alunos há uma metodologia diferente para ser aplicada afim de obter o máximo de aprendizagem. Há os professores que utilizam de recursos áudio visuais para as suas aulas, como o +Matemática Rio (do professor +Rafael Procopio); há os que utilizam de materiais concretos recicláveis e manipuláveis, como o +Laboratório Sustentável de Matemática (da +Profª Daniela Mendes); ou ainda os que utilizam de softwares e equipamentos didáticos para as aulas de Matemática, como o professor +Charles Bastos com o blog +TICs na Matemática. Outras ferramentas ainda estão surgindo e/ou sendo aplicadas para ampliar as possibilidades para o Ensino de Matemática.

Leia os posts Qual o futuro que a tecnologia pode trazer para a sala de aula? em que abordo algumas tecnologias que já estão sendo implementadas, e, as que ainda, num futuro próximo, complementarão o ensino em escolas e universidades.

Cada uma destas tecnologias tem um papel incrível para o aumento da aprendizagem e do despertar pelo gosto de aprender Matemática ou qualquer outra disciplina. Todas elas se complementam.

No meu caso, como já percebem navegando pelo blog, utilizo de ferramentas computacionais que auxiliam no Ensino e Aprendizagem de alunos do Ensino Fundamental II e Médio. Neste artigo você encontrá valiosas dicas de applets para o uso e aplicações específicas do GeoGebra para as aulas de Matemática.

7 dicas de applets para o GeoGebra que todo professor de Matemática deveria usar

Há diversos softwares para desktop ou dispositivos móveis que podem ser usados afim de elaborar uma aula alternativa e com possibilidades maiores de entendimento dos conteúdos matemáticos que exigem interpretações de equações e gráficos. Neste post compartilho 7 applets para o GeoGebra que todo professor de Matemática deveria usar.


Mas o que são applets?

Applets são aplicações interativas criadas com o Software Livre GeoGebra. Você não precisa saber criar um applet para usá-lo. Eles podem ser manipulados online ou offline, através de tablets (Android, iPad e Windows Tablet) e desktops (iOS, Linux, Windows e outros). Sua principal função é de auxiliar o entendimento de conteúdos relacionados a diversas áreas como Matemática, Física, Engenharia, etc. Como criar, utilizar e compartilhar um applet, você verá também neste artigo.

Como criar o meu próprio applet

Existem os applets mais simples e de fácil construção e os mais avançados para construir, porém fáceis de usar. Assista este vídeo para aprender a como criar um applet que estuda o comportamento de uma função do 2º grau.

Nunca usou o GeoGebra? Não se preocupe, aprenda do básico ao avançado assistindo as vídeos aulas no Youtube. Separei dois ótimos canais que ensinam a como criar applets e ferramentas educacionais com o GeoGebra.

LCMAquino
O canal do professor Luiz Aquino no Youtube traz ótimas vídeo aulas sobre diversos temas matemáticos e ainda um curso de GeoGebra. Segue a playlist.


Canal no Youtube - LCMAquino

O GeoGebra
É outro ótimo canal com excelentes vídeos e cursos gratuitos. Assista um de seus vídeos e procure mais informações no site.


[Vídeo incorporado do canal O GeoGebra] - Site: www.ogeogebra.com.br

7 dicas de applets para o GeoGebra

Acredito que toda aplicação que pode trazer um ótimo retorno de aprendizagem e também facilitar a vida do professor, pode ser utilizada na sala de aula e é indispensável, principalmente para professores do Ensino Médio e Superior, visto o grau de dificuldade dos conteúdos e de interpretações de gráficos.

Todos os links para os applets apontam para o GeoGebra Tube, dando-lhe a opção de você visualizar o applet online ou fazer download do arquivo .GGB para o seu desktop ou dispositivo móvel. Dei prioridade aos applets que tenham botões deslizantes, desta forma fica mais fácil a sua manipulação para usuários que ainda estão começando o GeoGebra.

Vamos às seleções de dicas. São 7 grupos de applets que escolhi ao meu gosto, portanto não apenas 7 applets.

Dica 6 - Geometria plana e espacial


BÔNUS - Jogos e modelos matemáticos com o Goegebra


Há um site que reúne dezenas ou centenas de applets de modelos matemáticos voltados para diversas áreas. Porém, os applets usam a implementação direta em Java do GeoGebra e não consegui visualizá-los. Mesmo sem conseguir manipulá-los, posso confirmar que eles são incríveis. Todos criados por Daniel Mentrard, criador de alguns applets contidos nesta lista.

Eu ainda acho que são poucas dicas. O GeoGebra Tube dispõe gratuitamente mais de 115 090 materiais gratuitos e interativos. Pesquise sobre os materiais que te interessam, caso não estejam nesta lista.

Este artigo contou com a colaboração de Bagus Ardi Saputro, da Indonésia. O conheci no Google+ quando compartilhava suas aulas usando o GeoGebra. Depois de um papo pelo Facebook, ele me autorizou a publicar suas fotos e ainda enviou ótimas dicas de applets contidas nesta lista.

Clique nas imagens para ampliar.

Bagus Ardi SaputroBagus Ardi Saputro

Bagus Ardi SaputroBagus Ardi Saputro

Bagus Ardi SaputroBagus Ardi Saputro

Bagus Ardi SaputroBagus Ardi Saputro

Bagus Ardi SaputroBagus Ardi Saputro

Bagus Ardi SaputroBagus Ardi Saputro

Bagus Ardi SaputroBagus Ardi Saputro

Bagus Ardi SaputroBagus Ardi Saputro


Por que aliar o GeoGebra às aulas comuns?

Quais conteúdos podem ser trabalhados? Como o programa pode ser usado na sala de aula? Antes de resolver um problema no computador, os alunos devem saber fazê-lo no papel? Como iniciar o trabalho com o GeoGebra? Há limite de download do software? Existem bons exercícios prontos desenvolvidos com o GeoGebra? Qual o erro mais comum?

Leia Sete respostas sobre o software GeoGebra no site da Revista Nova Escola e tire suas dúvidas. Ou acesse também os canais oficiais do GeoGebra (fórum, blog, Youtube, etc.) para tirar dúvidas. O site está de cara a nova e muito funcional.

Gostou das dicas? Fique a vontade para deixar suas sugestões de applets nos comentários deste artigo. Atenção: só aceitarei dicas de applets com links diretos para o GeoGebra Tube.

COMENTÁRIOS

Comentaristas: 3
  1. Que bom esse artigo! Ficou muito bem elaborado... E ainda com 3 referências perfeitas (Rá rá).

    Valeu Prof. Edigley por contribuir não só com o ensino e aprendizagem, ou com ampliar a relação matemática e tecnologia... Mas por acreditar no trabalho de outros professores e por nos prestigiar com suas referências e colaborações!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Charles!

      Este post demorou uns 2 meses pra ficar pronto, tanto pela pesquisa quanto em relação a falta de tempo e ainda pela falta de internet.

      Fico feliz que apreciou o artigo. Tentei colocar as melhores referências. Algumas são naturais como as dos blogs citados. Em um país tão carente de iniciativas, mesmo em meio a tantas corrupções, é sempre bom compartilhar trabalhos que possam ajudar as pessoas de alguma forma.

      Um abraço!

      Excluir
    2. Você referenciou algo valioso, que é a interação com pessoas; cada vez mais é possível bons encontros, aproximando aqueles com interesses parecidos ou comuns... Muito boa a indicação do professor Daniel Mendrard.

      Excluir



$show=post

$show=post

Mesa Digitalizadora barata e ideal para professores
Nome

android,27,aplicações matemáticas,123,Aprender Matemática,39,Artigo Convidado,50,Biologia,1,blog,52,Blogger,5,Camisetas de exatas,11,Carl Sagan Day,1,chatgpt,2,chrome,9,cinema,12,Concursos,3,Curiosidades matemáticas,104,curso online,10,Desafios matemáticos,44,destaque,5,determinantes,3,Dia do Estudante,1,Dia do Professor,10,Diario Escolar Digital,5,Dica de economia,4,dica de livro,32,Dica para professor,54,divulgação,61,E-book,4,Editorial,21,educação,109,ENEM,1,ensino,144,Entrevista,8,eventos,19,excel,24,extensões,11,Facebook,8,feira do livro,4,firefox,2,frações,6,funções,14,geogebra,83,GifsMatemáticos,5,google,46,história da matemática,41,humor,58,IMO,2,InternetJusta,1,iOS,18,iPad,7,iPhone,3,jogos,31,Katex,1,Latex,22,LibreOffice,14,linux,50,Livro GeoGebra,6,Mapa Mental,1,Matemática e profissões,21,Matemático do dia,27,Materiais GeoGebra,31,Mathjax,2,Netflix,7,Noticias,132,OBMEP,1,One Strange Rock,1,Papel milimetrado,5,Papel Quadriculado,1,Pi Day,16,piadas matemáticas,13,PodCast,4,política,3,premiações,7,professor,6,promoção,13,Quiz,22,Resenhas de Livros,1,Resposta Desafios,1,Sebastião Vieira,22,software,18,Software Livre,50,Tabuada,5,TCC,18,Telegram,7,texmaths,5,TIC,35,Top artigos,4,ubuntu,15,Videos,105,wallpapers matemáticos,23,Widgets,26,windows,41,wolfram alpha,31,Youtube,21,
ltr
item
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática: 7 dicas de applets para o GeoGebra que todo professor de Matemática deveria usar
7 dicas de applets para o GeoGebra que todo professor de Matemática deveria usar
Neste artigo você encontrá valiosas dicas de applets para o uso e aplicações específicas do GeoGebra para as aulas de Matemática.
https://2.bp.blogspot.com/-1eSXCHChqKs/VDk1bl34ZZI/AAAAAAAAOfc/dmgICzN_nPs/s1600/13-dicas-applets-geogebra-professor-matematica-deve-usar.png
https://2.bp.blogspot.com/-1eSXCHChqKs/VDk1bl34ZZI/AAAAAAAAOfc/dmgICzN_nPs/s72-c/13-dicas-applets-geogebra-professor-matematica-deve-usar.png
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2014/10/7-dicas-applets-geogebra-professor-matematica-deveria-usar.html
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2014/10/7-dicas-applets-geogebra-professor-matematica-deveria-usar.html
true
125900602153146940
UTF-8
Carregar mais posts Não foram encontrados posts VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTS VER TODOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE TODOS OS POSTS Não foi encontrada nenhuma correspondência de postagem com sua solicitação VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecioinar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar