A quantidade de aplicativos para dispositivos móveis e para desktop também, vem crescendo absurdamente desde que smartphones e tablets viraram febre mundial. A cada ano que se passa os aplicativos estão se tornando cada vez mais avançados e permitem realizar diversas funções.
A quantidade de aplicativos para dispositivos móveis e para desktop também, vem crescendo absurdamente desde que smartphones e tablets viraram febre mundial. A cada ano que se passa os aplicativos estão se tornando cada vez mais avançados e permitem realizar diversas funções.

A tela sensível ao toque, o sensor de movimento e o uso da câmera para reconhecimento de um sorriso, por exemplo, estão ganhando uma atenção e uma aplicação mais ampla, independentemente da categoria que um aplicativo está inserido. 

E o aplicativo do momento, para fins educacionais, que faz uso do reconhecimento de imagens utilizando a câmera do dispositivo móvel, é o PhotoMath.

Aplicativos matemáticos só servem para quem sabe estudar

Se antes já era possível escrever equações com o mouse ou com um simples toque com os dedos na tela de seu tablet, agora é possível fotografar (escanear) uma equação, resolvê-la e ainda ver o passo a passo das resoluções.

Fotografando uma equaçãoNão suporta

Assista o aplicativo em ação neste vídeo.



Download

Disponível gratuitamente para Windows PhoneiOS e Android. Clique no qrcode abaixo ou escaneie com o seu leitor de qrcode preferido.

Google Play

Google Play
Windows Phone

Windows Phone
iOS

iOS

Atualização: Versão para Android já está disponível na Google Play.

  • iOS
    • Requer iOS 7.0 ou posterior. Compatível com iPhone, iPad e iPod touch. Este aplicativo é otimizado para iPhone 5.
    • Versão: 1.0.1
    • Tamanho: 7.2 MB
    • Idiona: Inglês
  • Windows Phone
    • Requer Windows Phone 8.1 ou Windows Phone 8.
    • Aplicativos necessários: captura fixa e de vídeo, biblioteca de música, reprodução de mídia, serviços de dados, sensor direcional e de movimento, componente do navegador, câmera HD720P (720x1280), WVGA (480x800) e WXGA (768x1280).
    • Tamanho: 8MB
    • Versão: 1.0.1
    • Idioma: Inglês
    • Última atualização: 23/10/2014
  • Android
    • Atualizado 6 de março de 2015
    • Tamanho: 4,2M
    • Instalações: 500.000 - 1.000.000
    • Versão atual: 1.0.0
    • Requer Android: 4.1 ou superior

Por que o PhotoMath é o melhor e mais prático aplicativo para estudar Matemática

Aqui mesmo no blog eu desenvolvo aplicativos (widgets) e compartilho diversos aplicativos para dispositivos móveis (Android, Excel, iOS) e desktops (Windows, Linux, iOS) para auxiliar nos estudos com a Matemática.

Não há problema algum fazer uso de aplicativos que resolvem uma tarefa por você. O problema está quando a utilidade do app é apenas esta. Ou seja, um aluno de posse de sua lista de exercícios resolve cada questão usando algum app.

A diferença do PhotoMath para os demais (pelo menos os que já testei), é que ele mostra o passo a passo da resolução dos problemas. E os outros não fazem isso? Sim, mas não obedecem as propriedades matemáticas básicas. Faça um teste para resolver uma equação do 2º grau. Verá que cada passo a passo mostrado até a resposta final é justificado, baseado nas rigorosas propriedades matemáticas, como por exemplo, princípio aditivo e multiplicativo. Veja as imagens na descrição do app.

Aplicativos móveis ou para desktop não tem apenas a função de responder todas as suas perguntas com base em alguma consulta, mas auxiliá-lo na correção de seus cálculos sobre qualquer assunto que tenha dúvidas, e, naquele momento, não há ninguém para ajudá-lo.

O verdadeiro estudante, no primeiro momento, tentará responder todos os seus exercícios sem a ajuda de aplicativos. Logo em seguida ele irá conferir se acertou ou errou seus cálculos usando um aplicativo qualquer. Aí sim, este aplicativo é até agora um dos melhores já vi.

Qual a sua opinião sobre estes tipos de aplicativos para o Ensino de Matemática? Ajuda ou atrapalha? Deixe um comentário.

Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

2 comentários: