$show=label-post-search-page

Camisetas de Exatas - @camisetasdeexatas

$type=slider$meta=no$readmore=no$date=no$snippet=no$title=no$label=no$height=540$show=home

Com ou sem Doodle hoje é o Carl Sagan Day

COMPARTILHE:

Além da Matemática, a astronomia me fascina desde minha adolescência, quando assista a série Cosmos original, na década de 90.

Além da Matemática, a astronomia me fascina desde minha adolescência, quando assisti pela primeira vez a série Cosmos original, na década de 90. Até hoje me pergunto porque não cursei Física em vez de Matemática.

Até hoje gosto de ficar olhando para as estrelas, identificando cada constelação. Lembro-me de que, em 2007, estava numa praia deserta com amigos da faculdade, e, como não havia luz artificial naquele local, ficávamos deitados perto da beira do mar apontando para as constelações (eu apontava para a de Orion). 

É fascinante "ver" uma estrela e pensar na distância astronômica que nos separam. É fascinante pensar nos movimentos que cada corpo celeste descreve. É fascinante pra mim entender uma pequena porcentagem da Matemática por trás de seus comportamentos aleatórios ou padronizados. É fascinante demais e emocionante saber que estamos girando a uma velocidade absurda e que não sentimos.

Em 06/08/12, madruguei acompanhando a transmissão ao vivo da chegada do jipe-robô em Marte, da NASA. Foi incrível demais. Se eu fico fascinado apenas sendo um admirador, imagina toda a equipe que trabalharam anos no projeto. Adiante para 58 minutos. Não tem como não se emocionar.

Com ou sem Doodle hoje é o Carl Sagan Day
Alta resolução (1280x891)

Eu poderia ficar horas contando o que me fascina no nosso universo, mesmo que eu não entenda toda a Física, Matemática, Biologia, Química, etc., de como tudo funciona orquestralmente em nosso redor e no espaço sideral observável. O que me fascina é ter curiosidade. E isso me leva a pesquisa e leitura de materiais que me aproximam de certa forma a este conhecimento.

E é por isso que a maioria dos documentários em vídeo, que passo para os meus alunos, são sobre astronomia. Por que? Pelo mesmo motivo que fez com que Carl Sagan co-escrevesse a série Cosmos e apresentasse em meados da década de 80 - Inspirar as pessoas. Muito mais do que divulgar a Ciência através de seus livros e projetos, a inspiração é um legado que persiste até hoje (que o diga Neil deGrasse Tyson). Assista os primeiros episódios da nova série Cosmos e entenderá o que quero dizer.

Não deixe de ler O que Carl Sagan nos ensinou? em Universo Racionalista e entenda o quão suas contribuições à Ciência refletiram e influenciaram até os mais leigos.

Se você já se perguntou sobre o título deste post, creio que não é único surpreso. Eu pesquisei na página de Doodles da Google e não encontrei nada que homenageasse Carl Sagan no EUA ou em outros países. Por que é importante uma homenagem em um Doodle? É o site de buscas mais acessado do mundo. Os Doodles sempre chamarão a atenção de qualquer um e fará com que, pelo menos, tenham a curiosidade de saber que é a pessoa homenageada e assim ler sobre ela. É uma corrente gigantesca de divulgação.

Tanto é, que encontrei uma página no Facebook usada para fazer uma campanha afim de convencer o Google a criar um Doodle para homenagear Carl Sagan e assim compartilhar seu legado e amor para a ciência em Carl Sagan Day, hoje, 09 de novembro.

Infelizmente o Doodle não foi criado.

Já assisti e tenho gravada toda a série Cosmos narrada por Neil deGrasse Tyson, porém hoje assistirei (sempre emocionado) a série antiga, com Carl Sagan.



Se não leu ou ouviu ainda Pálido Ponto Azul, ouça agora na voz de Guilherme Briggs.

COMENTÁRIOS

Comentaristas: 2
  1. Caro Prof. Edigley, compartilho com emoção todas as palavras deste post, com a mesma emoção com que assisti a série Cosmos original, e a mesma emoção que impulsionou Carl Sagan a quebrar velhos paradigmas no ensino e divulgação da ciência, principalmente a Astronomia. Inspirar as pessoas, como vcoê mesmo disse e faz, isso sim talvez seja o papel principal dos professores, Parabéns!
    Sidney (estudante de Astronomia neste Pálido Ponto Azul).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sidney!

      Quando não consigo fazer um aluno entender cálculos matemáticos (mesmo frustado diante de muitos esforços), me vejo no dever de levá-lo a pensar sob outras perspectivas. De inspirá-lo de alguma forma. Umas destas formas é mostrando aplicações da Matemática.

      E a Astronomia é a aplicação mais fascinante que posso usar neste sentido. Outra é doando livros.

      Muito obrigado por vir aqui.

      Um abraço!

      Excluir



$show=post

$show=post

Mesa Digitalizadora barata e ideal para professores
Nome

android,27,aplicações matemáticas,123,Aprender Matemática,39,Artigo Convidado,50,Biologia,1,blog,52,Blogger,5,Camisetas de exatas,11,Carl Sagan Day,1,chatgpt,2,chrome,9,cinema,12,Concursos,3,Curiosidades matemáticas,104,curso online,10,Desafios matemáticos,44,destaque,5,determinantes,3,Dia do Estudante,1,Dia do Professor,10,Diario Escolar Digital,5,Dica de economia,4,dica de livro,32,Dica para professor,54,divulgação,61,E-book,4,Editorial,21,educação,109,ENEM,1,ensino,144,Entrevista,8,eventos,19,excel,24,extensões,11,Facebook,8,feira do livro,4,firefox,2,frações,6,funções,14,geogebra,83,GifsMatemáticos,5,google,46,história da matemática,41,humor,58,IMO,2,InternetJusta,1,iOS,18,iPad,7,iPhone,3,jogos,31,Katex,1,Latex,22,LibreOffice,14,linux,50,Livro GeoGebra,6,Mapa Mental,1,Matemática e profissões,21,Matemático do dia,27,Materiais GeoGebra,31,Mathjax,2,Netflix,7,Noticias,132,OBMEP,1,One Strange Rock,1,Papel milimetrado,5,Papel Quadriculado,1,Pi Day,16,piadas matemáticas,13,PodCast,4,política,3,premiações,7,professor,6,promoção,13,Quiz,22,Resenhas de Livros,1,Resposta Desafios,1,Sebastião Vieira,22,software,18,Software Livre,50,Tabuada,5,TCC,18,Telegram,7,texmaths,5,TIC,35,Top artigos,4,ubuntu,15,Videos,105,wallpapers matemáticos,23,Widgets,26,windows,41,wolfram alpha,31,Youtube,21,
ltr
item
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática: Com ou sem Doodle hoje é o Carl Sagan Day
Com ou sem Doodle hoje é o Carl Sagan Day
Além da Matemática, a astronomia me fascina desde minha adolescência, quando assista a série Cosmos original, na década de 90.
https://4.bp.blogspot.com/-lL6DgRGn0UQ/VF7YYbL445I/AAAAAAAAOuw/oM5Qy0QzZic/s1600/com-ou-sem-Doodle-hoje-Carl-Sagan-Day.png
https://4.bp.blogspot.com/-lL6DgRGn0UQ/VF7YYbL445I/AAAAAAAAOuw/oM5Qy0QzZic/s72-c/com-ou-sem-Doodle-hoje-Carl-Sagan-Day.png
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2014/11/com-ou-sem-doodle-hoje-carl-sagan-day.html
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2014/11/com-ou-sem-doodle-hoje-carl-sagan-day.html
true
125900602153146940
UTF-8
Carregar mais posts Não foram encontrados posts VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTS VER TODOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE TODOS OS POSTS Não foi encontrada nenhuma correspondência de postagem com sua solicitação VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecioinar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar