A Álgebra Linear por trás do Google

COMPARTILHE:

O sucesso do Google deriva em grande parte de seu algoritmo, o PageRank, que classifica a importância de páginas de acordo com um vector próprio de uma matriz de ligação ponderada. Análise da fórmula PageRank fornece um tópico maravilhoso para um curso de Álgebra Linear.

No meu tempo livre (principalmente nas férias), uma das coisas que mais adoro fazer, é pesquisar sobre temas e aplicações matemáticas que ainda não li. Mesmo assim, não me surpreendo com o que encontro, pois sei que ali sempre terá Matemática.

O que me surpreende é perceber que a Matemática ajuda diretamente na compreensão de fenômenos naturais ou não, que muitas vezes nunca imaginamos.

Você lembra quando estudava Álgebra Linear? Eram páginas e páginas de cálculos com transformações lineares, longos teoremas, matrizes, etc. Pois bem, agora imagine tudo isso de forma visual e interativa.

A Álgebra Linear por trás do Google

Encontrei um ÓTIMO trabalho criado pelo desenvolvedor de software Victor Powell e o estudante de PhD em engenharia de transportes da Universidade de Berkeley, Lewis Lehe. Eles criaram o setosa.io. É um site composto por diversas ferramentas interativas, uma delas são chamadas de Explained Visually (Explicada Visualmente). 

Eigenvectors and eigenvalues Explained Visually

Foi visitando Eigenvectors and eigenvalues - Explained Visually (Autovetores e autovalores), que conheci o site. Em setosa.io/ev/ há outros objetos interativos sensacionais, como Pi, Seno e Cosseno (este é demais), etc. São ótimas ferramentas para o Ensino Médio e Superior.

E para serve tudo isso? Ah, essa é parte mais linda...

O sucesso do Google deriva em grande parte de seu algoritmo, o PageRank, que classifica a importância de páginas de acordo com um vector próprio de uma matriz de ligação ponderada. Análise da fórmula PageRank fornece um tópico maravilhoso para um curso de Álgebra Linear. [Kurt Bryan e Tanya Leise em The Linear Algebra Behind Google]

Você gosta quando começa a escrever um termo para buscar alguma coisa no google search e em instantes, o seu termo já é preenchido e os resultados aparecem rapidamente? Agradeça ao seu algoritmo, aliado a poderosos servidores espalhados pelo mundo.

O artigo está em inglês, mas vale a pena, pelo menos para efeito de curiosidade, ver como a Álgebra Linear se faz presente no algoritmo do buscador da Google. Baixe o arquivo escolhendo um dos servidores abaixo.

Dica: você pode salvar o arquivo no seu computador e enviar para o Google Tradutor. A tradução não será 100% confiável, e ainda tem muita simbologia matemática.

The $25,000,000,000 Eigenvector
The Linear Algebra Behind Google

[##download## BAIXAR ARTIGO]

Se quiser uma explicação mais básica sobre o PageRank da Google, assista esse vídeo do canal português Isto é Matemática.

COMENTÁRIOS

BLOGGER: 6

Nome

android,27,aplicações matemáticas,119,Aprender Matemática,30,Artigo Convidado,50,Biologia,1,blog,49,Blogger,3,Camisetas de exatas,3,Carl Sagan Day,1,chrome,9,cinema,12,Concursos,3,Curiosidades matemáticas,102,curso online,10,Desafios matemáticos,44,destaque,1,determinantes,3,Dia do Estudante,1,Dia do Professor,10,Diario Escolar Digital,5,Dica de economia,4,dica de livro,32,Dica para professor,43,divulgação,60,E-book,4,Editorial,21,educação,106,ENEM,1,ensino,139,Entrevista,8,eventos,19,excel,24,extensões,11,Facebook,8,feira do livro,4,firefox,2,frações,6,funções,9,geogebra,78,GifsMatemáticos,5,google,42,história da matemática,40,humor,58,IMO,2,InternetJusta,1,iOS,19,iPad,7,iPhone,3,jogos,27,Katex,1,Latex,20,LibreOffice,11,linux,49,Livro GeoGebra,5,Mapa Mental,1,Matemática e profissões,20,Matemático do dia,27,Materiais GeoGebra,23,Mathjax,2,Netflix,7,Noticias,132,OBMEP,1,One Strange Rock,1,Papel milimetrado,4,Pi Day,16,piadas matemáticas,13,PodCast,4,política,3,premiações,7,professor,6,promoção,13,Quiz,22,Resenhas de Livros,1,Resposta Desafios,1,Sebastião Vieira,22,software,18,Software Livre,50,Tabuada,5,TCC,17,Telegram,8,TexMath,4,TIC,32,Top artigos,4,ubuntu,15,Videos,104,wallpapers matemáticos,23,Widgets,26,windows,41,wolfram alpha,30,Youtube,16,
ltr
item
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática: A Álgebra Linear por trás do Google
A Álgebra Linear por trás do Google
O sucesso do Google deriva em grande parte de seu algoritmo, o PageRank, que classifica a importância de páginas de acordo com um vector próprio de uma matriz de ligação ponderada. Análise da fórmula PageRank fornece um tópico maravilhoso para um curso de Álgebra Linear.
https://2.bp.blogspot.com/-USkvLrXwnSs/W2uEQ-WEi_I/AAAAAAAA9Og/BUlCLvujh8gb0lhbBgJnWbIoU8gKzlIgACLcBGAs/s1600/a-algebra-linear-por-tras-google.png
https://2.bp.blogspot.com/-USkvLrXwnSs/W2uEQ-WEi_I/AAAAAAAA9Og/BUlCLvujh8gb0lhbBgJnWbIoU8gKzlIgACLcBGAs/s72-c/a-algebra-linear-por-tras-google.png
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2015/01/a-algebra-linear-por-tras-google.html
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2015/01/a-algebra-linear-por-tras-google.html
true
125900602153146940
UTF-8
Carregar mais posts Não foram encontrados posts VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTS VER TODOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE TODOS OS POSTS Não foi encontrada nenhuma correspondência de postagem com sua solicitação VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecioinar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar