$show=label-post-search-page

Camisetas de Exatas - @camisetasdeexatas

$type=slider$meta=no$readmore=no$date=no$snippet=no$title=no$label=no$height=540$show=home

A Álgebra não faz parte da Matemática!

COMPARTILHE:

Há dois tipos de matemáticos nesse mundo, aqueles que se interessam pelas verdades descritas nos números Naturais e aqueles que se deixam levar pelas ilusões da Álgebra e dos "números irracionais", quem se deixa levar pelos irracionais corre o risco de ficar tão irracional quanto eles.

Se eu disser que a Álgebra não faz parte da Matemática, o que você me diria? Que sou louco? Que quero chamar a atenção? Ou, ok! Vamos ler o que esse cara tem a dizer, depois crucificamos (risos).

A Álgebra não faz parte da Matemática!

Em março deste ano compartilhei uma notícia, no mínimo curiosa, e não imaginei que iria levantar um pequeno debate. Entenda melhor lendo o post (notícia) e os comentários no Google+, que aparecem logo abaixo.


Geralmente não participo de debates cujo tema trás mais dúvidas do que respostas (mesmo assim isso é muito bom). Ou quando percebo que as pessoas apontam mais ofensas verbais do que argumentos que sustentam suas ideias. E confesso que fiquei surpreso ao ler estes comentários.

Em vez de comentar no post no google+, resolvi compartilhar essas ideias para um maior números de pessoas, incluindo este feed.

Eu consigo apontar mais perguntas do que ideias que contestam as afirmações de que a Álgebra não faz parte da Matemática.

Há dois tipos de matemáticos nesse mundo, aqueles que se interessam pelas verdades descritas nos números Naturais e aqueles que se deixam levar pelas ilusões da Álgebra e dos "números irracionais", quem se deixa levar pelos irracionais corre o risco de ficar tão irracional quanto eles.

Pelo que vejo a escola pitagórica ainda está viva nos dias de hoje. Isso não é uma coisa ruim. Mas, será que sem a descoberta/evolução de outros conjuntos numéricos, a Matemática teria se desenvolvido tão fortemente?

Imagine que o $\sqrt{2}$, descoberto por um dos seguidores da escola pitagórica, não seguisse seu rumo na história ou que esta ideia morresse ali mesmo, como estaria a Matemática hoje? A classificação dos números relacionada ao cotidiano, teve início com Pitágoras e não poderia morrer ali por conta de ideias quase que filosóficas.



Matemática Retórica (onde os problemas eram resolvidos de forma verbal), a Matemática Sincopada (com uso de abreviações de palavras) e a Matemática Simbólica (com uso de letras e símbolos, por exemplo, para representar grandezas em um dado problema-situação), foram estágios importantíssimos na História da Matemática. O trabalho de Pitágoras foi brilhante, porém, fixar aplicações matemáticas no cotidiano daquela época, permitindo apenas números naturais foi um erro de sua escola.

O próprio desenvolvimento de todas as atividades da época, necessitava de outras ideias, e, que mais tarde foi provada.

A maioria dos matemáticos egípcios e a maioria dos matemáticos indianos, gregos e chineses do primeiro milênio a.C. normalmente resolviam equações por métodos geométricos, como descrito no Papiro Rhind, Sulba Sutras, Elementos de Euclides e Os Nove Capítulos da Arte Matemática. Os estudos geométricos dos gregos, consolidado nos Elementos, deram a base para a generalização de fórmulas, indo além da solução de problemas particulares para sistemas gerais para especificar e resolver equações.

É um exercício difícil pensar que a Álgebra seria desnecessária, principalmente nos dias de hoje, onde praticamente todas as atividades da humanidade são realizadas com a ajuda direta ou indireta da Álgebra.

Leia os comentários por lá e dê sua opinião.

COMENTÁRIOS

Comentaristas: 2
  1. Do ponto de vista da linguagem usual, a álgebra é, por definição, um ramo da matemática. Assim, a afirmação de que "a álgebra não faz parte da matemática" não faz sentido sem que se atribua explicitamente um (novo) significado para os termos "álgebra" e "matemática". Portanto, para poder haver alguma discussão clara (e racional), o indivíduo que iniciou o comentário deveria explicar o que ele entende por “álgebra” bem como por “matemática” - do contraio, conforme já expliquei - sua afirmação soará tão vaga quanto a afirmação de que "o vermelho não é uma cor". Veja, não estou dizendo que ele está errado; só estou dizendo que ele precisa qualificar o seu discurso. Por exemplo, se eu qualifico "vermelho" como sendo o nome do meu cão, então é verdade que "o vermelho não é uma cor" (pois ele é um cachorro!) Agora, sem esta qualificação, qualquer pessoa vai interpretar a afirmação de acordo com a linguagem usual e, portanto, dificilmente encontrará sentido nela. Acho que este é o meu caso com a frase dele: não vejo sentido, pois estou interpretando “álgebra” e “matemática” de acordo com as definições usuais... Se alguém encontrar sentido nela, me explique!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Meu pensamento também é este. E por pensar assim, é difícil levantar hipóteses do porquê seus argumentos colaboram para o contrário.

      Não sei o ele anda lendo, e tenha o levado a ideias tão antigas.

      Um abraço!

      Excluir



$show=post

$show=post

Mesa Digitalizadora barata e ideal para professores
Nome

android,27,aplicações matemáticas,123,Aprender Matemática,39,Artigo Convidado,50,Biologia,1,blog,52,Blogger,5,Camisetas de exatas,11,Carl Sagan Day,1,chatgpt,2,chrome,9,cinema,12,Concursos,3,Curiosidades matemáticas,104,curso online,10,Desafios matemáticos,44,destaque,5,determinantes,3,Dia do Estudante,1,Dia do Professor,10,Diario Escolar Digital,5,Dica de economia,4,dica de livro,32,Dica para professor,54,divulgação,61,E-book,4,Editorial,21,educação,109,ENEM,1,ensino,144,Entrevista,8,eventos,19,excel,24,extensões,11,Facebook,8,feira do livro,4,firefox,2,frações,6,funções,14,geogebra,83,GifsMatemáticos,5,google,46,história da matemática,41,humor,58,IMO,2,InternetJusta,1,iOS,18,iPad,7,iPhone,3,jogos,31,Katex,1,Latex,22,LibreOffice,14,linux,50,Livro GeoGebra,6,Mapa Mental,1,Matemática e profissões,21,Matemático do dia,27,Materiais GeoGebra,31,Mathjax,2,Netflix,7,Noticias,132,OBMEP,1,One Strange Rock,1,Papel milimetrado,5,Papel Quadriculado,1,Pi Day,16,piadas matemáticas,13,PodCast,4,política,3,premiações,7,professor,6,promoção,13,Quiz,22,Resenhas de Livros,1,Resposta Desafios,1,Sebastião Vieira,22,software,18,Software Livre,50,Tabuada,5,TCC,18,Telegram,7,texmaths,5,TIC,35,Top artigos,4,ubuntu,15,Videos,105,wallpapers matemáticos,23,Widgets,26,windows,41,wolfram alpha,31,Youtube,21,
ltr
item
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática: A Álgebra não faz parte da Matemática!
A Álgebra não faz parte da Matemática!
Há dois tipos de matemáticos nesse mundo, aqueles que se interessam pelas verdades descritas nos números Naturais e aqueles que se deixam levar pelas ilusões da Álgebra e dos "números irracionais", quem se deixa levar pelos irracionais corre o risco de ficar tão irracional quanto eles.
http://2.bp.blogspot.com/-1g6oy31n0Rs/VVeXl6ALVwI/AAAAAAAAQeI/UYd8b0isnUo/s1600/algebra-nao-faz-parte-da-matematica.png
http://2.bp.blogspot.com/-1g6oy31n0Rs/VVeXl6ALVwI/AAAAAAAAQeI/UYd8b0isnUo/s72-c/algebra-nao-faz-parte-da-matematica.png
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2015/06/a-algebra-nao-faz-parte-da-matematica.html
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2015/06/a-algebra-nao-faz-parte-da-matematica.html
true
125900602153146940
UTF-8
Carregar mais posts Não foram encontrados posts VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTS VER TODOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE TODOS OS POSTS Não foi encontrada nenhuma correspondência de postagem com sua solicitação VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecioinar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar