Ofertas em Destaque na Semana Black Friday
Validade: até 25/Novembro às 23h59

O canal Fox exibe, na próxima segunda-feira (03/08), o episódio 22 da 26ª temporada da série Os Simpsons, com o título de Mathlete's Feat (A Façanha dos Atletas da Matemática).
As Olimpíadas e Paraolimpíadas Rio 2016 estão batendo a porta, mas o que realmente me empolga (ok as paraolimpíadas empolga sim) são as façanhas dos atletas da Matemática. Não estou desmerecendo os atletas que lutam muito para estar lá, porém olimpíadas de Matemática me empolga um pouco mais.

E me parece que empolga os criadores de Os Simpsons (sou fã) também. O canal Fox exibe, na próxima segunda-feira (03/08), o episódio 22 da 26ª temporada da série Os Simpsons, com o título de Mathlete's Feat (A Façanha dos Atletas da Matemática).

A façanha dos atletas da Matemática

Neste episódio Lisa entra para o time dos estudantes que participam de competições de Matemática. O caseiro Willie se torna o treinador dos atletas de Matemática. O grupo vai muito mal no teste matemático e perde dos rivais (Waverly Hills Elementary), que contam com um ensino mais avançado. A partir disso, a cidade de Springfield se torna totalmente modernizada, com a população até mesmo queimando livros.

Não é primeira vez que em Os Simpsons a Matemática ganha espaço. Veja:

Olimpíada Internacional de Matemática - IMO 2015

No mundo real os atletas da Matemática também são capazes de façanhas. Na última Olimpíada Internacional de Matemática - IMO 2015, encerrada em 16 de julho na Tailândia, foram 6 medalhas brasileiras, deixando o Brasil no 22º lugar na competição, ficando a frente de países como a Alemanha. Foram 107 países participantes e 577 estudantes inscritos.

Medalhistas brasileiros na IMO 2015.
  • Pedro Henrique Sacramento de Oliveira, SP, Prata.
  • Murilo Corato Zanarella, SP, Prata.
  • Daniel Lima Braga, CE, Prata.
  • João César Campos Vargas, MG, Bronze.
  • Gabriel Toneatti Vercelli, SP, Bronze.
  • Rafael Filipe dos Santos, RJ, Bronze.

Se você é estudante de nível médio, veja se consegue responder as questões da IMO 2015, em Português do Brasil. Se você achar as questões um tanto avançadas, valorize o esforço destes atletas da Matemática.

O matemático Artur Avilapremiado com a Medalha Fields em 2014,  marcou presença na IMO 1995 e levou uma medalha de ouro (com 16 anos de idade). A última medalha de ouro foi conquistada por Rodrigo Sanches Angelo na IMO 2012. A primeira participação do Brasil na IMO foi em 1979 no Reino Unido.

Olimpíada Internacional de Matemática - IMO 2016

Na última quinta-feira (14/07), foi anunciado que o Brasil ficou em 15º lugar na 57ª Olimpíada Internacional de Matemática (IMO). Trata-se da melhor posição que o país já conseguiu na história do evento, que em 2016 foi realizado em Hong Kong.

Durante os dias 11 e 12 de julho, equipes compostas por estudantes de mais de cem países realizaram um total de nove horas de prova para responder seis questões, cada uma valendo sete pontos.

Resultados IMO 2016 - Brasil
Resultados IMO 2016 - Brasil


Olimpíada de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Quatro jovens brasileiros conquistaram duas medalhas de ouro e duas de prata na 5ª Olimpíada de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). No ranking geral, o Brasil ficou em primeiro lugar, seguido por Portugal. A competição aconteceu entre os dias 19 e 25 de julho, em Cabo Verde, e os estudantes retornaram nesta terça (28) ao Brasil. [Via G1]

Fonte e imagem: WikiSimpsons.

Conteúdos:


Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

0 comentários: