$show=label-post-search-page

Camisetas de Exatas - @camisetasdeexatas

$type=slider$meta=no$readmore=no$date=no$snippet=no$title=no$label=no$height=540$show=home

Ninguém precisa tornar a Matemática interessante (O lamento de um matemático)

COMPARTILHE:

A Matemática precisa ser interessante e aplicável para deixar de ser odiada por estudantes?

É sempre bom abrir nossos pensamentos para perspectivas, que até mesmo conhecemos, mas demoramos para entendê-las ou enxergar por um lado que dói mais. Não sei o que estava fazendo na internet que não tinha lido um texto tão claro e que revela situações que pensávamos que sabíamos.

É o tipo de pensamento matemático que todo professor de Matemática que leva sua carreira a sério tem ou deveria ter, salvo as suas discordâncias. Particularmente discordo de alguns pontos, porém ínfimos em relação a outros não menos complexos. Ele reflete, em síntese, meu pensamento sobre o ensino de Matemática nas escolas, tanto no ensino público quanto no privado (com suas devidas comparações entre os países).

Estou me referindo ao texto A Mathematician’s Lament (O Lamento de um Matemático), publicado por Paul Lockhart em 2002, e que em 2009 transformou "seus lamentos" em um livro.

Ninguém precisa tornar a Matemática interessante (O lamento de um matemático)

A tradução livre mais recente foi lançada pelo site Imaginário Puro e traz o texto completo em Português do Brasil.

Todo mundo sabe que algo está errado. Os políticos dizem: “Precisamos de diretrizes mais elevadas.” As escolas dizem: “Precisamos de mais dinheiro e equipamentos.” Pedagogos dizem uma coisa, e professores, outra. Estão todos errados. As únicas pessoas que entendem o que está acontecendo são as que levam a culpa e que nunca são ouvidas: os alunos. Eles dizem: “As aulas de matemática são estúpidas e chatas.” Na mosca!

Ser autocrítico talvez é uma qualidade dos melhores professores. E isso não significa que todas as aulas dos melhores professores são sempre as melhores aulas. Os melhores professores não conseguem sempre dar a sua melhor aula todos os dias.

Não sou o melhor professor que gostaria que fosse, também não sou o professor medíocre que está em sala de aula apenas porque gosta. Mas, às vezes, bate um desânimo tão grande que o primeiro pensamento é de acabar com a carreira de ser professor. Os motivos não são os de sempre.

Por que? A citação abaixo ajuda a responder.

A parte mais triste das reformas didáticas são as tentativas de tornar a matemática interessante e de torná-la relevante na vida das crianças. Ninguém precisa tornar a matemática interessante — ela já é mais interessante do que podemos suportar! E sua glória é sua completa irrelevância na vida cotidiana. É por isso que é tão divertida!

Estou mudando a minha forma de pensar quanto ao ensino de Matemática. Não é de hoje. E quem sabe mais tarde um novo profissional surgirá.

O desafio de "ensinar Matemática" no Brasil é tão grande, que até agora não vimos nenhuma reforma concreta que realmente traga um novo rumo para as aulas de Matemática e de outras disciplinas.

Está em curso no Brasil uma reforma do currículo. Entenda mais lendo o artigo O que falta para o Brasil implementar um novo currículo de ensino? [PodCast]. Nos EUA (ouça o podcast) uma das saídas está em investir no modelo de "temos que mostrar para que ela serve", "precisamos de programadores", etc.

Depois de ler o texto O Lamento de um Matemático fico imaginando se uma reforma será a salvação.

Abaixo estão os links para você ler o texto. Já aviso que é um texto muito longo. Só leia quando tiver um tempo livre.

Versão em Inglês

Versão em Português do Brasil

A Matemática precisa ser interessante e aplicável para deixar de ser odiada por alunos?

Vote na enquete no Google+, coleção Ensino/Educação.

COMENTÁRIOS

Comentaristas: 4
  1. Acredito que se eu pensar como alguém que entende matemática como vou saber o que fará o aluno gostar de matemática?
    Pergunte ao aluno e ele dirá como fazer essa ponte entre o professor que quer ensinar e o aluno que quer aprender.
    Acredito em flexibilidade pq quem já tem habilidade numérica com fórmulas aprenderá normalmente mesmo que mude o método.mas quem tem dificuldade no início talvez precise de um método mais atraente.
    Se eu gosto de dar aulas quero que tds gostem e vou buscar meios pra isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário! E me perdoe por não responder antes. Abraço!

      Excluir
  2. Esse livro está na minha lista de leitura!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Massa! Mais livros, visite minha livraria: https://livraria.prof-edigleyalexandre.com/ Abraço!

      Excluir



$show=post

$show=post

Mesa Digitalizadora barata e ideal para professores
Nome

android,27,aplicações matemáticas,123,Aprender Matemática,39,Artigo Convidado,50,Biologia,1,blog,52,Blogger,5,Camisetas de exatas,11,Carl Sagan Day,1,chatgpt,2,chrome,9,cinema,12,Concursos,3,Curiosidades matemáticas,104,curso online,10,Desafios matemáticos,44,destaque,5,determinantes,3,Dia do Estudante,1,Dia do Professor,10,Diario Escolar Digital,5,Dica de economia,4,dica de livro,32,Dica para professor,54,divulgação,61,E-book,4,Editorial,21,educação,109,ENEM,1,ensino,144,Entrevista,8,eventos,19,excel,24,extensões,11,Facebook,8,feira do livro,4,firefox,2,frações,6,funções,14,geogebra,83,GifsMatemáticos,5,google,46,história da matemática,41,humor,58,IMO,2,InternetJusta,1,iOS,18,iPad,7,iPhone,3,jogos,31,Katex,1,Latex,22,LibreOffice,14,linux,50,Livro GeoGebra,6,Mapa Mental,1,Matemática e profissões,21,Matemático do dia,27,Materiais GeoGebra,31,Mathjax,2,Netflix,7,Noticias,132,OBMEP,1,One Strange Rock,1,Papel milimetrado,5,Papel Quadriculado,1,Pi Day,16,piadas matemáticas,13,PodCast,4,política,3,premiações,7,professor,6,promoção,13,Quiz,22,Resenhas de Livros,1,Resposta Desafios,1,Sebastião Vieira,22,software,18,Software Livre,50,Tabuada,5,TCC,18,Telegram,7,texmaths,5,TIC,35,Top artigos,4,ubuntu,15,Videos,105,wallpapers matemáticos,23,Widgets,26,windows,41,wolfram alpha,31,Youtube,21,
ltr
item
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática: Ninguém precisa tornar a Matemática interessante (O lamento de um matemático)
Ninguém precisa tornar a Matemática interessante (O lamento de um matemático)
A Matemática precisa ser interessante e aplicável para deixar de ser odiada por estudantes?
https://1.bp.blogspot.com/-KkFdYxJX0pI/WPUhL_BjCSI/AAAAAAAAzVk/e2Jj3TXBGMMlq2Kv1utM3H9tUKjH5PMzgCLcB/s1600/ninguem-precisa-tornar-a-matematica-interessante-lamento-de-um-matematico.png
https://1.bp.blogspot.com/-KkFdYxJX0pI/WPUhL_BjCSI/AAAAAAAAzVk/e2Jj3TXBGMMlq2Kv1utM3H9tUKjH5PMzgCLcB/s72-c/ninguem-precisa-tornar-a-matematica-interessante-lamento-de-um-matematico.png
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2016/09/ninguem-precisa-tornar-matematica-interessante-lamento-de-um-matematico.html
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2016/09/ninguem-precisa-tornar-matematica-interessante-lamento-de-um-matematico.html
true
125900602153146940
UTF-8
Carregar mais posts Não foram encontrados posts VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTS VER TODOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE TODOS OS POSTS Não foi encontrada nenhuma correspondência de postagem com sua solicitação VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecioinar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar