$show=label-post-search-page

Camisetas de Exatas - @camisetasdeexatas

$type=slider$meta=no$readmore=no$date=no$snippet=no$title=no$label=no$height=540$show=home

Minha cirurgia refrativa ocular e um pouquinho de Matemática

COMPARTILHE:

Informações sobre a minha cirurgia refrativa ocular e alguns comentários sobre como a Matemática se faz presente nesse processo.

Estive afastado do blog e das redes sociais durante um certo período. O motivo é que sou míope, e, há um mês de realizar a tão sonhada cirurgia refrativa ocular, acidentalmente quebrei o meu óculos, impossibilitando de fazer quase tudo.

Dando um tempo por aqui: Pausa nas postagens em todas as coleções. Quebrei meu óculos de uma vez por todas (não faz sentido comprar outro agora). O jeito é esperar o próximo mês e aguardar a cirurgia. Após a cirurgia ainda tenho que ficar 1 semana sem desenvolver nenhuma atividade. Até lá ficarei menos frequente nas redes sociais, "visto" que, obviamente, não enxergo bem sem o óculos. E ao forçar a leitura aumenta a dor de cabeça. Quanto a lecionar, dá pra se virar. Novas postagens no blog, talvez, somente em dezembro ou janeiro. [No Google+]

Voltei antes do tempo.

Minha cirurgia refrativa ocular e um pouquinho de Matemática

Alguns amigos, que, assim como eu, são míopes, me fizeram várias perguntas:
  • Como foi o precedimento cirúrgico?
  • Custa muito caro?
  • Sente muita dor?
  • O plano de saúde cobre?
  • Tem internação?
Entre outras.

Recebi alguns e-mails perguntando se o blog tinha morrido. Para evitar um longo texto nas redes sociais, resolvi compartilhar por aqui. Desta forma, todos ficam a par do meu sumiço, falo um pouco sobre Matemática e da cirurgia refrativa ocular que me submeti.

Sobre a cirurgia

Alguns minutos após a cirurgia
As cirurgias oculares a laser são praticamente indolores, realizam-se com rapidez e precisão e o paciente não precisa ser internado. Não é retirado nem colocado nada nos olhos. Todas as estruturas permanecem com a mesma função. Através do laser, o médico acentua ou reduz a curvatura da córnea, permitindo o foco da imagem na retina e conseqüentemente a melhora da visão.

Há dezenas de vídeos no youtube mostrando os preparativos e precedimentos cirúrgicos sobre a cirurgia refrativa ocular para corrigir o grau de Miopia, Astigmatismo, etc.

O que é?

Epi-LASIK é um procedimento de correção de visão a laser que é muito semelhante ao LASIK e LASEK, e pode ser uma boa alternativa para procedimentos para certos olhos.

O LASIK é um procedimento indicado para a correção da miopia, astigmatismo e hipermetropia. O termo LASIK vem do inglês, que significa Laser-Assisted in situ Keratomileusis.

A cirurgia diminui a dependência de óculos ou lentes de contato, podendo inclusive dispensar o uso.

Diferente das cirurgias LASEK e PRK, a cirurgia LASIK não faz ablação de superfície avançada, na qual se retira o epitélio da córnea (parte mais superficial da córnea). No entanto, em todas as três cirurgias é usado o mesmo laser, que trabalha para re-esculpir a curvatura da córnea de acordo com o grau a ser tratado.

Qual médico realiza a cirurgia?

Oftalmologista.

Tipos

A cirurgia LASIK pode ser normal ou personalizada. A LASIK normal, ou terapêutica, é feita com base em um modelo único, que serve para a maioria das pessoas. Já a LASIK personalizada requer um exame específico do olho do paciente, e a cirurgia LASIK será de uma forma específica para aquele paciente, ou seja, o profissional irá trabalhar o laser de um jeito diferente, especialmente para aquele caso. As etapas de ambas as cirurgias, no entanto, são as mesmas.

Indicações

A cirurgia pode ser feita por pessoas que possuem uma ametropia (miopia, astigmatismo e hipermetropia), individual ou combinada.

No entanto, a opção cirúrgica depende da avaliação feita pelo médico oftalmologista, pois alguns candidatos podem responder melhor à cirurgia PRK ou LASEK. Pessoas com combinação de ametropias podem corrigir todas em um só procedimento. 

É importante que o paciente tenha a córnea com espessura suficiente para que o cirurgião possa fazer, com uso de laser, a alteração adequada ao seu caso;

Pré-requisitos

Existem diferentes limites para cada ametropia. Os limites mínimos são ditados pela dependência dos óculos, ou seja qualquer pessoa que dependa do uso de óculos teria uma ametropia grande o suficiente para poder ser avaliado para a cirurgia LASIK.

Os limites máximos, no entanto, são mais restritivos. As indicações ideais são para miopias menores que 8,00 graus, astigmatismo menores que 4,00 e hipermetropias menores que 4,00.

Exames necessários

Antes de fazer a cirurgia, o oftalmologista deve fazer uma consulta oftalmológica completa. 

Todas as cirurgias da visão devem incluir em seu pré-operatório exames de topografia e paquimetria central, juntamente com a avaliação da retina, que inclui como medição da espessura da córnea, refração, mapeamento da córnea, pressão e dilatação da pupila.

Esses são os exames mínimos que devem ser realizados, segundo consenso do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, do Centro Oftalmológico Especializado em Superfície Ocular e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Refrativa. Entretanto, existem outros exames que podem ser pedidos pelo médico, como a tomografia de córnea, que avalia tridimensionalmente a córnea.

Cuidados antes do procedimento

No dia de sua cirurgia, o ideal é fazer uma refeição leve e tomar todos os medicamentos que eventualmente forem prescritos, como antibióticos.

Antes da cirurgia me deram um comprimido Diazepam. Me disseram que é para relaxar um pouco.

Não use maquiagem dos olhos ou tenha qualquer acessório volumoso no cabelo, para não interferir no posicionamento de sua cabeça. Além disso, o tratamento de inflamações e infecções da superfície ocular, como a blefarite, são fundamentais para o sucesso da cirurgia.

Como é realizada

Um vídeo fala mais do que 1 000 000 de palavras.

Tipos de Anestesia

Anestesia local por meio de colírios. Alguns cirurgiões podem aplicar uma leve sedação, mas tudo dependerá do paciente.

Tempo do procedimento

A cirurgia leva cerca de 10 minutos para ser realizada nos dois olhos. Não contei, mas a minha não durou isso tudo. Foi muito rápida.

Tempo de internação

As cirurgias normalmente são feitas em ambiente ambulatorial (centros de laser). O tempo dispendido depende dos trâmites logísticos locais, mas normalmente o paciente fica no hospital cerca de 1 hora.

No meu caso, logo a após a cirurgia, fui observado por alguns minutos. Colocaram outro colírio e uma proteção transparente para evitar poeiras e toques, e já fui embora para casa.

Amplie | Imagem de celular


Quem não pode fazer

As contraindicações para correção visual com LASIK estão relacionadas ao paciente ter alguma doença na córnea, como ceratocone, na qual a cirurgia refrativa pode piorar a doença. Outras doenças oculares, como glaucoma e catarata, são contraindicações para o LASIK, bem como pessoas que possuem graus mais elevados do que a indicação cirúrgica.

Entre os pacientes que podem ser contraindicados para fazer a cirurgia ou ter o procedimento adiado estão: 
  • Pacientes com histórico de síndrome do olho seco; 
  • Pessoas que fazem tratamento com medicamentos que dificultem a cicatrização, como esteroides; 
  • Presença de cicatriz na córnea;
  • Prescrição de óculos ou lentes de contato instável nos últimos dois anos; 
  • Gravidez ou lactação; 
  • Histórico de herpes ocular no último ano.

Como é a recuperação do paciente

Cuidado número 1: não coçar os olhos.

O paciente pode sentir dor, ter sensação de areia nos olhos (usar o colírio indicado), incômodo, lacrimejamento e fotofobia nos cinco dias seguintes à operação.

Haverá a recuperação de 90% da visão em 24 horas e 100% em dois meses. A dependência dos óculos será diminuída, podendo chegar até a independência total. A visão pode variar entre claro e embaçado durante as primeiras 24 horas após a cirurgia.

Pode sobrar algum grau em 1 a 5% dos casos dependendo da ametropia inicial.

Cuidados após a cirurgia

Algumas recomendações da Sociedade Brasileira de Cirurgia Refrativa após a cirurgia LASIK são:
  • Evitar trauma ocular (pancadas, quedas, etc)
  • Evitar esportes coletivos por 30 dias
  • Evitar coçar ou esfregar os olhos 
  • Evitar piscina, mar, sauna e maquiagem por 30 dias 
  • Evitar esforço físico durante uma semana - Iniciar o uso da medicação ao chegar em casa;
  • Repousar e manter os olhos fechados durante três horas após a cirurgia; 
  • Manter seus hábitos de higiene, como tomar banho e lavar o rosto, sem deixar cair água, xampu ou sabonete nos olhos. Caso isso ocorra, pingar duas a três gotas de colírio lubrificante; 
  • Usar óculos escuros durante o dia e em atividades externas, principalmente quando exposto ao sol; 
  • Evitar ingestão de bebidas alcoólicas por sete dias; 
  • Evitar uso de cosméticos, tintura de cabelo por 15 dias; 
  • Proteger os olhos em ambientes com poeira, plantas e substâncias voláteis, durante 15 dias;
  • Ao lavar o rosto, evitar esfregar as pálpebras; 
  • Sempre lavar bem as mãos com água e sabonete antes de cuidar dos olhos; 
  • Não remover as lentes de contato. Se ela cair dos olhos, não recoloque e entre em contato com o médico imediatamente.

Possíveis complicações

Há o risco da não correção adequada do grau e necessidade de operar novamente em 1 a 5% dos casos.

Existe também o risco de infecção e criação de irregularidades corneanas. Pode ser ainda que o paciente sofra uma acentuada perda da visão com o passar do tempo, mas é muito raro.

Regulamentação

A cirurgia LASIK é aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia, pelo Centro Oftalmológico Especializado em Superfície Ocular e pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Refrativa.

Custo da cirurgia

Até o momento, o Sistema Único de Saúde (SUS) não realiza a cirurgia LASIK. Os planos de saúde cobrem cirurgia refrativa para hipermetropia até 6 graus e miopia a partir de 5 graus, associada ou não ao astigmatismo, de acordo com a resolução 167 da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

No meu caso, os exames e a cirurgia foi coberta pela UNIMED.

Onde fiz a cirurgia?

Hospital da Visão, com o médico Oftalmologista, Cristian Cyro Bezerra - CRM 3493-RN. Endereço: Av. Floriano Peixoto, 549 - Petrópolis, Natal - RN, Brasil.

Altamente paciente, atencioso e explica tudo, inclusive durante o procedimento cirúrgico, narrando passo a passo o que irá fazer e o está fazendo no exato momento.

Nunca tive medo de cirurgias. Já passei por duas. A mais complicada para colocar duas placas de platina e quatro parafusos no meu antebraço esquerdo. Porém, essa dos olhos foi a que me deixou mais ansioso.

Onde entra a Matemática nisso tudo?

Depois de ter a minha visão restabelecida, o que mais me surpreende é perceber o grau de estudo que um médico deve passar para poder fazer cirurgias desse tipo. É uma responsabilidade enorme. A tecnologia por trás disso tudo é espantosa e ao mesmo tempo fascinante.

Esse profissional estudou Física? Sim! E Matemática? Também! Como eu tenho certeza disso?

Basta ver o volume de informações que são retiraras depois de uma bateria de exames pré-operatórios.

Que tipo de informações?

Para quem já estudou um pouquinho de Óptica deve imaginar.

A óptica é um ramo da Física que estuda a luz e seus mecanismos de propagação, abrangendo a radiação eletromagnética, visível ou não. A óptica explica os fenômenos de reflexão, refração e difração, a interação entre a luz e o meio, entre outros fenômenos. [Wikipédia]

O exame logo abaixo serve para avaliar a espessura, curvatura e elevação da córnea.

Curvatura, espessura e elevação da córnea
Um dos exames que fiz

Veja os arquivos em PDF.


Não precisa ser um expert em Geometria para perceber a quantidade de informação que há nesses exames. E a pergunta mais óbvia é: o médico oftalmologista precisa estudar Física e Matemática para poder interpretar o que os dados matemáticos dizem?

Duvido que não! É claro, que não a Física ou Matemática que vemos na faculdade, somente o básico para poder interpretar informações dadas por computadores. Somente nesse exame posso apontar diversos conteúdos matemáticos:
  • Sistemas de medidas;
  • Trigonometria (ângulos);
  • Área de superfície;
  • Volume;
  • Plano Cartesiano e polar.
Fora conceitos de Física Aplicada. E tudo isso aliado à Informática.

Recomendo que assista o episódio 2 da série Cosmos (Algo que as Moléculas são Capazes de Fazer "Some of the Things That Molecules Do"), que fala um pouco sobre a evolução do olho. Tem na Netflix.

Não sei interpretar esses exames, pois obviamente não entendo de Oftalmologia, porém, tenho a certeza que, sem nenhuma informação matemática o médico também não saberá interpretar, e, consequentemente, avaliar o melhor procedimento para o seu paciente.

Enxergar a Matemática não é um exercício de calcular. Se você não entende a Matemática não mostre o seu descontentamento gritando aos quatro ventos que ela não serve pra nada, como este comentário abaixo.

Estou convicto de que metade dos problemas da matemática só servem para resolver problemas criados por ela mesma. Sem nenhuma aplicação na vida real para que os jovens percam o seu tempo e não estudem as partes práticas das coisas. Porque não estudar juros simples e composto? matemática financeira? E muitas outras coisas úteis? Quero que a alma de baskara e alguns outros inuteis queime eternamente nas chamas dos abismos infernais. o que não tem sentido, lixo é. [em Fórmula de Bhaskara aplicada em dois problemas da vida real]

Os matemáticos da Matemática Pura vêem ela como uma poesia, um padrão belo, imensurável, uma beleza que somente eles conseguem entender e decifrar. O seu pensamento matemático não está ligado a exercícios de cálculos. Muitos deles não se importam se o que criaram, provaram ou estão desenvolvendo, será aplicado em situações da vida real, como a Teoria do Números, por exemplo.

A sua paixão está em fazer Matemática e não em usar a Matemática na vida real.

Já os matemáticos da Matemática Aplicada ou Licenciados em Matemática como eu, se maravilham em ver como teorias abstratas sobre números primos conseguem se encaixar em nossas vidas, como já contei em O que M.D.C., números primos e potenciação tem a ver com compras na internet? e em diversos outros artigos aqui no blog.

Todos amam o mundo moderno que vivemos hoje, mas, poucos sabem e dão valor devido ao poder que a Matemática exerce sobre tudo que está em nossa volta, mesmo que em uma pequena cirurgia refrativa ocular que me submeti.

COMENTÁRIOS

Comentaristas: 4
  1. Bom dia, Edigley adorei o texto sobre sua cirurgia e concordo contigo que a matématica está presente no nosso dia a dia em tudo que temos. Pois a roupa que vestimos para ser feita precisou usar medida, a comida que comemos na sua maioria das vezes usamos a matemática pra calcular a proporção. A casa que vivemos para ser construída foi necessária muita matemática. E todas as áreas necessita de matemática mesmo que a pessoa fala que não sabe matemática ela acaba usando no seu dia a dia de forma inconsciente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Seria muito bom se todos tivessem esse pensamento.

      Abraço!

      Excluir
  2. Boa tarde, excelente texto sobre cirurgia e a sua matemática (também tenho miopia), isto mostra o que muita gente desconhece sobre a matemática e as profissões, praticamente todo profissional usa desde as mais básicas até os mais complexos cálculos da matemática e física no seu dia a dia.
    Atualmente estou no 2º semestre de licenciatura em matemática (ead), e realmente Brasil não é um bom exemplo nas áreas de exatas (quem é da área sabe do que estou falando), isso prejudica o nosso ensino, infelizmente a maioria dos professores de exatas sempre aplicam aulas expositivas do jeito do livro e apostilas deixando o aluno "cego" e ninguém enxerga o "poder da matemática e suas tecnologias", mas eu pretendo fazer diferente, vai ser bem difícil, porém nunca desistir é uma das chaves do sucesso.
    Quando vejo um desses ignorantes da matemática eu também vejo um futuro endividado.
    Trabalhei três anos e meio no Japão e vi que quando as pessoas e o País se esforçam nas áreas de exatas é de tirar o chapéu o que se pode fazer com os números.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Gostei da sua frase: "Quando vejo um desses ignorantes da matemática eu também vejo um futuro endividado."

      Tudo depende do que é prioridade para um país. Por aqui já sabemos que Educação nunca foi.

      Abraço!

      Excluir



$show=post

$show=post

Mesa Digitalizadora barata e ideal para professores
Nome

android,27,aplicações matemáticas,123,Aprender Matemática,39,Artigo Convidado,50,Biologia,1,blog,52,Blogger,5,Camisetas de exatas,11,Carl Sagan Day,1,chatgpt,2,chrome,9,cinema,12,Concursos,3,Curiosidades matemáticas,104,curso online,10,Desafios matemáticos,44,destaque,5,determinantes,3,Dia do Estudante,1,Dia do Professor,10,Diario Escolar Digital,5,Dica de economia,4,dica de livro,32,Dica para professor,54,divulgação,61,E-book,4,Editorial,21,educação,109,ENEM,1,ensino,144,Entrevista,8,eventos,19,excel,24,extensões,11,Facebook,8,feira do livro,4,firefox,2,frações,6,funções,14,geogebra,83,GifsMatemáticos,5,google,46,história da matemática,41,humor,58,IMO,2,InternetJusta,1,iOS,18,iPad,7,iPhone,3,jogos,31,Katex,1,Latex,22,LibreOffice,14,linux,50,Livro GeoGebra,6,Mapa Mental,1,Matemática e profissões,21,Matemático do dia,27,Materiais GeoGebra,31,Mathjax,2,Netflix,7,Noticias,132,OBMEP,1,One Strange Rock,1,Papel milimetrado,5,Papel Quadriculado,1,Pi Day,16,piadas matemáticas,13,PodCast,4,política,3,premiações,7,professor,6,promoção,13,Quiz,22,Resenhas de Livros,1,Resposta Desafios,1,Sebastião Vieira,22,software,18,Software Livre,50,Tabuada,5,TCC,18,Telegram,7,texmaths,5,TIC,35,Top artigos,4,ubuntu,15,Videos,105,wallpapers matemáticos,23,Widgets,26,windows,41,wolfram alpha,31,Youtube,21,
ltr
item
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática: Minha cirurgia refrativa ocular e um pouquinho de Matemática
Minha cirurgia refrativa ocular e um pouquinho de Matemática
Informações sobre a minha cirurgia refrativa ocular e alguns comentários sobre como a Matemática se faz presente nesse processo.
https://1.bp.blogspot.com/-bjHj9D0n5vQ/WDBXF0vaT0I/AAAAAAAAvUw/RRkfAiyeuZsJESJpMNI5WMOWljZBa6PVgCLcB/s1600/minha-cirurgia-refrativa-ocular-e-pouquinho-matematica.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-bjHj9D0n5vQ/WDBXF0vaT0I/AAAAAAAAvUw/RRkfAiyeuZsJESJpMNI5WMOWljZBa6PVgCLcB/s72-c/minha-cirurgia-refrativa-ocular-e-pouquinho-matematica.jpg
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2016/11/minha-cirurgia-refrativa-ocular-e-um-pouquinho-matematica.html
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2016/11/minha-cirurgia-refrativa-ocular-e-um-pouquinho-matematica.html
true
125900602153146940
UTF-8
Carregar mais posts Não foram encontrados posts VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTS VER TODOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE TODOS OS POSTS Não foi encontrada nenhuma correspondência de postagem com sua solicitação VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecioinar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar