$show=label-post-search-page

Camisetas de Exatas - @camisetasdeexatas

$type=slider$meta=no$readmore=no$date=no$snippet=no$title=no$label=no$height=540$show=home

Hoje o blog completa uma década de criação [Dia Nacional da Matemática]

COMPARTILHE:

Não imaginei que estaria aqui hoje escrevendo essa postagem, uma década depois. Que maravilha!

Não imaginei que estaria aqui hoje escrevendo essa postagem, uma década depois. Que maravilha! Se você tem alguma pergunta do tipo: Como consegue? Qual a sua motivação? E inspiração? A resposta é simples e direta — faço por prazer. Acha uma resposta clichê? Então tenta escrever mais de 890 artigos, a maioria com mais de 1000 palavras (risos).

Desde os meus 14 anos tomei uma paixão por ler e escrever. Adorava os livros "A Droga da Obediência", "A Droga do Amor" (ambos de Pedro Bandeira), entre outros incluindo clássicos literários como Iracema (de José de Alencar), O Cortiço (de Aluísio Azevedo), etc. Ao mesmo tempo tomei o hábito por escrever histórias (romances), muitas delas baseadas em sonhos que tinha.

Depois que entrei para o mundo da informática conhecendo editores de texto e depois a blogosfera, escrever se tornou um prazer maior ainda. Estou contente com o alcance desse blog até hoje, pois 90% do seu conteúdo é composto por textos. E sabemos que o hábito da leitura anda em falta no nosso país, diminuindo mais ainda depois que o conteúdo audiovisual ganhou proporções gigantescas.

Hoje o blog completa uma década de criação [Dia Nacional da Matemática]

Obrigado por estar aqui!

Sinceramente eu agradeço por dedicar um pouco do seu tempo para acompanhar o blog. Imagino que deve ser  tão atarefado (a) quanto eu, mas mesmo assim tira um tempinho para acessar o blog.

Seja nas redes sociais, por e-mail, RSS, comentando, compartilhando, etc., o meu prazer é ver a sua atividade por aqui. Por meio de uma sugestão, elogio ou crítica construtiva a sua presença neste espaço matemático só colabora e melhora esse ambiente.

Obrigado! Thank you! Gracias! Спасибо! Σας ευχαριστούμε! Merci! Tibi gratias ago? Grazie! ありがとうございます! Dank je wel! شكرا لك! Kiitos! 謝謝!Tak! 감사합니다! እናመሰግናለን! תודה! Go raibh maith agat! Þakka þér! Köszönjük! Terima kasih! Takk! با تشکر از شما! Dziękuję! Děkuji! ขอขอบคุณ! Tack! Хвала! Vă mulțumim! Teşekkür ederim! Дякую! Vielen Dank!

O blog em números

Nem sempre números expressam qualidade. Simplesmente quantidade. Eu prefiro qualidade. Porém, é importante saber algumas estatísticas sobre quem passa por aqui todos os dias. Desta forma direciono na medida do possível conteúdos mais relacionados ao gosto de quem pesquisa no blog e lê o que encontra.

Alguns números do blog até a data de publicação dessa postagem:
  • Total de postagens publicadas: 898.
  • Média de acessos por dia: 6.000.
  • Total de acessos: quase 9 milhões.
  • Postagem mais lida: Fórmula de Bhaskara aplicada em dois problemas da vida real - 189.353 visualizações.
  • Países que mais visitam (depois do Brasil): Estados Unidos, Portugal, Rússia, França, Reino Unido, Índia, Angola, Canadá e Alemanha.
  • Os 10 estados brasileiros que mais acessam o blog: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia, Ceará, Santa Catarina, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
  • Idade: 33% tem entre 18 e 24 anos. 10% tem mais de 45 anos.
  • Sexo: 52,57% são homens e 47,43% são mulheres.

Dia Nacional da Matemática

Hoje, 06 de maio, é comemorado o Dia Nacional da Matemática. A Sociedade Brasileira de Educação Matemática – SBEM elegeu o dia seis de maio “DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA”, em memória da data de nascimento de Júlio César de Mello e Souza, o MALBA TAHAN.

Neste dia, fica a sugestão de promover, em todos os estados brasileiros a realização de eventos comemorativos, com o objetivo de difundir a Matemática como área do conhecimento, sua História, possíveis relações com as demais áreas; e de colocar em discussão algumas crenças sobre o ensino atual de Matemática.

O papel do blog durante esses 10 anos é esse, mesmo que de forma superficial, ele tem ajudado muitas pessoas.

Mas, afinal, quem foi MALBA TAHAN? Leia mais em Dia nacional da Matemática: uma homenagem ao brasileiro Malba Tahan.

Leia também:

COMENTÁRIOS

Comentaristas: 10
  1. PARABÉNS!!! VOCÊ É A EXPRESSÃO PURA DO PRAZER PELA MATEMÁTICA, PRECISAMOS DE MAIS IDÉIAS COMO A SUA. QUE O BLOG CONTINUE SENDO UM INSTRUMENTO PARA OS PROFESSORES E AMANTES DA MATEMÁTICA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      O blog é uma pequena contribuição para a Educação nesse país. Obrigado pelo seu gentil comentário.

      Um abraço!

      Excluir
  2. Parabéns meu amigo, tenho certeza que sua contribuição ajudou muitas pessoas no mundo inteiro. É um prazer ter você como companheiro de trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado meu colega de trabalho. Se identifique! (risos).

      Abraço!

      Excluir
  3. Parabéns prof. Edigley pelo blog e seus 10 anos de existência. Mto obrigado pela dedicação e amor em compartilhar conhecimento matemático com todos que, como eu, amam matemática. VIVA A MATEMATICA!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Hasurem!

      Muito obrigado pelas felicitações ao blog. Queria fazer mais, porém agora não é possível. Quem sabe no futuro.

      Um abraço!

      Excluir
  4. Parabéns, professor Edigley. Percebe-se o seu comprometimento com a educação ao trazer conhecimento de forma gratuita para os usuários por uma década. Que este trabalho continue por muitos anos e que ajude muito mais pessoas do que já tem ajudado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, professora!

      Este foi um dos principais ensinamentos que tive durante o curso na faculdade. "Dê a sua contribuição". Ouvi muito essa frase da minha orientadora. Encontrei no blog uma forma de dar uma pequena contribuição para Educação. Sei que é um muito pouco, mas é o máximo que posso fazer online.

      Um abraço e obrigado por voltar aqui.

      Excluir



$show=post

$show=post

Mesa Digitalizadora barata e ideal para professores
Nome

android,27,aplicações matemáticas,123,Aprender Matemática,39,Artigo Convidado,50,Biologia,1,blog,52,Blogger,5,Camisetas de exatas,11,Carl Sagan Day,1,chatgpt,2,chrome,9,cinema,12,Concursos,3,Curiosidades matemáticas,104,curso online,10,Desafios matemáticos,44,destaque,5,determinantes,3,Dia do Estudante,1,Dia do Professor,10,Diario Escolar Digital,5,Dica de economia,4,dica de livro,32,Dica para professor,54,divulgação,61,E-book,4,Editorial,21,educação,109,ENEM,1,ensino,144,Entrevista,8,eventos,19,excel,24,extensões,11,Facebook,8,feira do livro,4,firefox,2,frações,6,funções,14,geogebra,83,GifsMatemáticos,5,google,46,história da matemática,41,humor,58,IMO,2,InternetJusta,1,iOS,18,iPad,7,iPhone,3,jogos,31,Katex,1,Latex,22,LibreOffice,14,linux,50,Livro GeoGebra,6,Mapa Mental,1,Matemática e profissões,21,Matemático do dia,27,Materiais GeoGebra,31,Mathjax,2,Netflix,7,Noticias,132,OBMEP,1,One Strange Rock,1,Papel milimetrado,5,Papel Quadriculado,1,Pi Day,16,piadas matemáticas,13,PodCast,4,política,3,premiações,7,professor,6,promoção,13,Quiz,22,Resenhas de Livros,1,Resposta Desafios,1,Sebastião Vieira,22,software,18,Software Livre,50,Tabuada,5,TCC,18,Telegram,7,texmaths,5,TIC,35,Top artigos,4,ubuntu,15,Videos,105,wallpapers matemáticos,23,Widgets,26,windows,41,wolfram alpha,31,Youtube,21,
ltr
item
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática: Hoje o blog completa uma década de criação [Dia Nacional da Matemática]
Hoje o blog completa uma década de criação [Dia Nacional da Matemática]
Não imaginei que estaria aqui hoje escrevendo essa postagem, uma década depois. Que maravilha!
https://3.bp.blogspot.com/-QZCo__QB3ko/WQ39Os0wUfI/AAAAAAAAzzk/7zuLgvz7XsAUKX5sc_I0XfbXgZrhRPZagCLcB/s1600/uma-decada-de-blog-dia-nacional-da-matematica.png
https://3.bp.blogspot.com/-QZCo__QB3ko/WQ39Os0wUfI/AAAAAAAAzzk/7zuLgvz7XsAUKX5sc_I0XfbXgZrhRPZagCLcB/s72-c/uma-decada-de-blog-dia-nacional-da-matematica.png
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2017/05/hoje-blog-completa-uma-decada-criacao-Dia-Nacional-da-Matematica.html
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2017/05/hoje-blog-completa-uma-decada-criacao-Dia-Nacional-da-Matematica.html
true
125900602153146940
UTF-8
Carregar mais posts Não foram encontrados posts VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTS VER TODOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE TODOS OS POSTS Não foi encontrada nenhuma correspondência de postagem com sua solicitação VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecioinar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar