Mas o que significam essas dimensões? Como elas foram obtidas através de respostas de professores, elas indicam como os professores percebem as possibilidades para atividades em salas de aula de Matemática. É como se cada atividade pudesse ser representada por um vetor com sete coordenadas, cada uma delas indicando o valor daquela dimensão para aquela atividade específica.
No começo de 2016, divulguei nesse blog, no artigo Quantas dimensões tem uma atividade de matemática, uma pesquisa que estava sendo realizada por dois doutorandos em Educação da Universidade de Nottingham no Reino Unido. A pesquisa era uma replicação de um outro trabalho realizado por pesquisadores britânicos com professores de lá.

O objetivo era simples: será possível encontrar algum padrão em como professores de Matemática descrevem atividades matemáticas?

Finalmente, o artigo com os resultados da pesquisa foi publicado e a resposta é SIM! Com base em mais de 400 respostas, os pesquisadores brasileiros conseguiram detectar sete dimensões independentes (o mesmo número de dimensões encontrados com professores britânicos).

Os nomes dados a elas, e uma pequena explicação quando necessário, são:
  • Efetividade (relacionada aos efeitos em termos de aprendizagem e engajamento);
  • Rotina (relacionada ao nível de repetição envolvido);
  • Exigência (relacionada à dificuldade);
  • Abstração;
  • Contextualização;
  • Inovação (relacionada a quão incomum ou atípica é a atividade);
  • Interação (relacionada a como os alunos interagem entre si).

As 7 dimensões da Matemática

Mas o que significam essas dimensões?

Como elas foram obtidas através de respostas de professores, elas indicam como os professores percebem as possibilidades para atividades em salas de aula de Matemática. É como se cada atividade pudesse ser representada por um vetor com sete coordenadas, cada uma delas indicando o valor daquela dimensão para aquela atividade específica.

Por exemplo, um exercício do tipo "resolva as equações lineares a seguir" seguido por uma lista de 10 itens mais ou menos iguais aplicado a uma turma do terceiro ano do ensino médio poderia ser descrito pelo vetor (com as dimensões variando de -1 a 1):

Vetores

Claramente, essa avaliação é pessoal e depende dos estudantes em questão e de como um professor utiliza a atividade. Por exemplo, essa atividade poderia ser nova para uma turma acostumada com resolução de problemas ou o professor mudaria o grau de interatividade se agrupasse os alunos ou propusesse algum tipo de apresentação e discussão.

Ainda existem etapas para que essa classificação seja validada e melhor compreendida, mas já parece um bom começo pra entender que tipo de Matemática está sendo feita por aí e como podemos descrevê-la!

Se estiver interessado em mais detalhes, acesse As dimensões de uma atividade matemática que trata da pesquisa sob um ponto de vista mais técnico e o artigo pode ser ligo gratuitamente clicando no botão abaixo.

Fonte original Google Drive
Este é um guest post (artigo convidado). Foi escrito e enviado por Leonardo Barichello e Rita Santos Guimarães.

Leonardo Barichello fez parte da equipe de desenvolvimento da coleção Matemática Multimídia, deu aula de Matemática, programação de computadores e robótica por alguns anos e agora está fazendo doutorado em Educação Matemática na Universidade de Nottingham (Reino Unido).

Rita Santos Guimarães foi professora de Matemática no ensino Fundamental, Médio e Superior e tem experiência em formação de professores presencial e à distância. Atualmente, está fazendo doutorado em Educação Matemática na Universidade de Nottingham (Reino Unido).
Autor convidado

Autor convidado

Esse artigo foi enviado e escrito por um autor convidado. Confira as informações sobre o autor no final do artigo. Quer enviar um artigo para o blog?

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

2 comentários:

  1. Muito interessante. Acredito que essa ideia das dimensões possa ser aprimorada a fim de prover mais suporte ao planejamento de aulas e também para a elaboração de indicadores de desempenho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa pesquisa foi uma primeiro passo, Carlos. Esperamos dar continuidade a ela em breve!

      Excluir