$show=label-post-search-page

Camisetas de Exatas - @camisetasdeexatas

$type=slider$meta=no$readmore=no$date=no$snippet=no$title=no$label=no$height=540$show=home

As 7 dimensões da Matemática

COMPARTILHE:

Mas o que significam essas dimensões? Como elas foram obtidas através de respostas de professores, elas indicam como os professores percebem as possibilidades para atividades em salas de aula de Matemática. É como se cada atividade pudesse ser representada por um vetor com sete coordenadas, cada uma delas indicando o valor daquela dimensão para aquela atividade específica.

No começo de 2016, divulguei nesse blog, no artigo Quantas dimensões tem uma atividade de matemática, uma pesquisa que estava sendo realizada por dois doutorandos em Educação da Universidade de Nottingham no Reino Unido. A pesquisa era uma replicação de um outro trabalho realizado por pesquisadores britânicos com professores de lá.

O objetivo era simples: será possível encontrar algum padrão em como professores de Matemática descrevem atividades matemáticas?

Finalmente, o artigo com os resultados da pesquisa foi publicado e a resposta é SIM! Com base em mais de 400 respostas, os pesquisadores brasileiros conseguiram detectar sete dimensões independentes (o mesmo número de dimensões encontrados com professores britânicos).

Os nomes dados a elas, e uma pequena explicação quando necessário, são:
  • Efetividade (relacionada aos efeitos em termos de aprendizagem e engajamento);
  • Rotina (relacionada ao nível de repetição envolvido);
  • Exigência (relacionada à dificuldade);
  • Abstração;
  • Contextualização;
  • Inovação (relacionada a quão incomum ou atípica é a atividade);
  • Interação (relacionada a como os alunos interagem entre si).

As 7 dimensões da Matemática

Mas o que significam essas dimensões?

Como elas foram obtidas através de respostas de professores, elas indicam como os professores percebem as possibilidades para atividades em salas de aula de Matemática. É como se cada atividade pudesse ser representada por um vetor com sete coordenadas, cada uma delas indicando o valor daquela dimensão para aquela atividade específica.

Por exemplo, um exercício do tipo "resolva as equações lineares a seguir" seguido por uma lista de 10 itens mais ou menos iguais aplicado a uma turma do terceiro ano do ensino médio poderia ser descrito pelo vetor (com as dimensões variando de -1 a 1):

Vetores

Claramente, essa avaliação é pessoal e depende dos estudantes em questão e de como um professor utiliza a atividade. Por exemplo, essa atividade poderia ser nova para uma turma acostumada com resolução de problemas ou o professor mudaria o grau de interatividade se agrupasse os alunos ou propusesse algum tipo de apresentação e discussão.

Ainda existem etapas para que essa classificação seja validada e melhor compreendida, mas já parece um bom começo pra entender que tipo de Matemática está sendo feita por aí e como podemos descrevê-la!

Se estiver interessado em mais detalhes, acesse As dimensões de uma atividade matemática que trata da pesquisa sob um ponto de vista mais técnico e o artigo pode ser ligo gratuitamente clicando no botão abaixo.

Fonte original Google Drive
Este é um guest post (artigo convidado). Foi escrito e enviado por Leonardo Barichello e Rita Santos Guimarães.

Leonardo Barichello fez parte da equipe de desenvolvimento da coleção Matemática Multimídia, deu aula de Matemática, programação de computadores e robótica por alguns anos e agora está fazendo doutorado em Educação Matemática na Universidade de Nottingham (Reino Unido).

Rita Santos Guimarães foi professora de Matemática no ensino Fundamental, Médio e Superior e tem experiência em formação de professores presencial e à distância. Atualmente, está fazendo doutorado em Educação Matemática na Universidade de Nottingham (Reino Unido).

COMENTÁRIOS

Comentaristas: 2
  1. Muito interessante. Acredito que essa ideia das dimensões possa ser aprimorada a fim de prover mais suporte ao planejamento de aulas e também para a elaboração de indicadores de desempenho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa pesquisa foi uma primeiro passo, Carlos. Esperamos dar continuidade a ela em breve!

      Excluir



$show=post

$show=post

Mesa Digitalizadora barata e ideal para professores
Nome

android,27,aplicações matemáticas,123,Aprender Matemática,39,Artigo Convidado,50,Biologia,1,blog,52,Blogger,5,Camisetas de exatas,11,Carl Sagan Day,1,chatgpt,2,chrome,9,cinema,12,Concursos,3,Curiosidades matemáticas,104,curso online,10,Desafios matemáticos,44,destaque,5,determinantes,3,Dia do Estudante,1,Dia do Professor,10,Diario Escolar Digital,5,Dica de economia,4,dica de livro,32,Dica para professor,54,divulgação,61,E-book,4,Editorial,21,educação,109,ENEM,1,ensino,144,Entrevista,8,eventos,19,excel,24,extensões,11,Facebook,8,feira do livro,4,firefox,2,frações,6,funções,14,geogebra,83,GifsMatemáticos,5,google,46,história da matemática,41,humor,58,IMO,2,InternetJusta,1,iOS,18,iPad,7,iPhone,3,jogos,31,Katex,1,Latex,22,LibreOffice,14,linux,50,Livro GeoGebra,6,Mapa Mental,1,Matemática e profissões,21,Matemático do dia,27,Materiais GeoGebra,31,Mathjax,2,Netflix,7,Noticias,132,OBMEP,1,One Strange Rock,1,Papel milimetrado,5,Papel Quadriculado,1,Pi Day,16,piadas matemáticas,13,PodCast,4,política,3,premiações,7,professor,6,promoção,13,Quiz,22,Resenhas de Livros,1,Resposta Desafios,1,Sebastião Vieira,22,software,18,Software Livre,50,Tabuada,5,TCC,18,Telegram,7,texmaths,5,TIC,35,Top artigos,4,ubuntu,15,Videos,105,wallpapers matemáticos,23,Widgets,26,windows,41,wolfram alpha,31,Youtube,21,
ltr
item
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática: As 7 dimensões da Matemática
As 7 dimensões da Matemática
Mas o que significam essas dimensões? Como elas foram obtidas através de respostas de professores, elas indicam como os professores percebem as possibilidades para atividades em salas de aula de Matemática. É como se cada atividade pudesse ser representada por um vetor com sete coordenadas, cada uma delas indicando o valor daquela dimensão para aquela atividade específica.
https://4.bp.blogspot.com/-A8onx-OSTjc/WoSdlMjLoZI/AAAAAAAA5dY/c8T2aN5ix0cwk9RSB9q-YVG5LlujfZRpACLcBGAs/s1600/as-7-dimensoes-da-matematica.png
https://4.bp.blogspot.com/-A8onx-OSTjc/WoSdlMjLoZI/AAAAAAAA5dY/c8T2aN5ix0cwk9RSB9q-YVG5LlujfZRpACLcBGAs/s72-c/as-7-dimensoes-da-matematica.png
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2018/02/as-7-dimensoes-da-matematica.html
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2018/02/as-7-dimensoes-da-matematica.html
true
125900602153146940
UTF-8
Carregar mais posts Não foram encontrados posts VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTS VER TODOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE TODOS OS POSTS Não foi encontrada nenhuma correspondência de postagem com sua solicitação VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecioinar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar