Nessa postagem mostro como é simples e rápido criar gráficos de funções limitados por um intervalo com o GeoGebra. Esse recurso é muito útil para destacar uma parte do gráfico que será analisada e "eliminar" as demais partes do gráfico.
Em Cálculo (limites, derivadas, etc.) é muito comum em algumas situações analisar o comportamento do gráfico de uma função. Analisar esse comportamento em um  intervalo específico é uma situação que exige uma habilidade e tempo para esboçar desenhos manuais no quadro e explicar para a turma da forma mais simples possível.

Realmente não é uma tarefa fácil.

Com o auxílio do GeoGebra essa tarefa ganha mais agilidade, dinamismo e possibilidade maior de aprendizagem, pois há ainda o recurso interativo, o que é impossível fazer isso em um quadro de sala aula.

Nessa postagem mostro como é simples e rápido criar gráficos de funções limitados por um intervalo com o GeoGebra. Esse recurso é muito útil para destacar uma parte do gráfico que será analisada e "eliminar" as demais partes do gráfico.

Como criar gráficos de funções limitados por um intervalo com o GeoGebra

Não conhece o GeoGebra ainda? Recomendo que leia o artigo Entenda sobre as diferentes versões do software GeoGebra para desktop e dispositivos móveis. Nesse artigo há links para baixá-lo em seu computador ou dispositivo móvel. Visite também a categoria GeoGebra no blog.

Gerando gráficos de funções com intervalos

Estou fazendo esses processos usando o GeoGebra Classic 6 no Linux Xubuntu 16.04.3 LTS, mas você pode realizar os mesmos processos em outras plataformas para desktop e mobile.

1) Execute o GeoGebra.

1) Execute o GeoGebra.

2) No campo de entrada, que verá na parte superior esquerda tela, digite a função de uma variável.

Utilize o exemplo abaixo:
f(x)=x^(3)-x^(2)-2x+3

Cole no campo de entrada e tecle ENTER. Verá o gráfico dessa forma:

2) gráfico da função

3) Use o comando abaixo para inserir o intervalo que limitará a exibição do gráfico.
Função( <Função>, <Valor de x Inicial>, <Valor de x Final> )

Esse comando é auto explicativo.

Troque por:
Função( f, -1, 2 )

Tecle ENTER. Verá o gráfico dessa forma:

3) Intervalo no gráfico da função

4) Ao lado de cada função f(x) (vermelha) e g(x) (azul), tem um círculo com as respectivas cores. Clique nesses círculos para exibir ou ocultar o gráfico da função. Nesse caso, clique no círculo de f(x).

Você verá a figura assim:

4) Gráfico do intervalo

Se quiser exportar os gráficos gerados para usar em documentos, acesse o artigo Como exportar equações em alta resolução no GeoGebra?

Teste com outras funções:
f(x)=x^(2)-5x+6
g(x)=x^(3)+6x^(2)+9x
h(x)=(x-1)/(x^(2))
i(x)=x^((2)/(3)) (6-x)^((1)/(3))
j(x)= nroot(5x-4,3)
GSuite: inicie sua avaliação gratuita aquiMatemática Financeira com HP 12CAprenda a Tabuada de forma fácil

Próximo
Este é o artigo mais recente.
Anterior
Postagem mais antiga
Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

0 comentários: