$show=label-post-search-page

Camisetas de Exatas - @camisetasdeexatas

$type=slider$meta=no$readmore=no$date=no$snippet=no$title=no$label=no$height=540$show=home

Escreva em Latex com o Texmaths 0.46 no LibreOffice 6 sem saber nada de Latex

COMPARTILHE:

A versão mais recente da extensão TexMaths (0.46) para o LibreOffice 6 trouxe uma atualização muito bacana para quem quer ganhar mais tempo na hora de editar seus trabalhos e provas de Matemática usando linguagem Latex.

A versão mais recente da extensão TexMaths (0.46) para o LibreOffice 6 trouxe uma atualização muito bacana para quem quer ganhar mais tempo na hora de editar seus trabalhos e provas de Matemática usando linguagem Latex.

Em vez de digitar comando por comando (gosto muito) no editor do TexMaths, você agora pode clicar no botões disponíveis na parte superior da extensão e gerar mais de 300 símbolos em Latex. Finalizar um documento ficou mais rápido com o TexMaths.

A extensão TexMaths 0.46 foi instalada no LibreOffice 6, com o Linux Xubuntu 18.04 LTS. Se você usa o Windows, por favor leia o artigo Dica rápida de como executar a extensão TexMaths com o LibreOffice Writer 6 para Windows.

Escreva em Latex com o Texmaths 0.46 no LibreOffice 6 sem saber nada de Latex

Sobre TexMaths 0.46

Esta versão adiciona dois recursos principais. Primeiro, a janela principal agora tem oito guias que permitem inserir facilmente mais de 300 símbolos LaTeX. Em segundo lugar, o suporte XeLaTeX foi adicionado. Traduções brasileiras e espanholas também foram atualizadas.

Compatibilidade

LibreOffice 6.0, LibreOffice 5.4.

O que melhorou?

  • Corrigido um problema com os caminhos do programa.
  • Atualizado para a versão Português brasileiro.
  • Atualizado para a versão em espanhol.
  • Corrigido alguns erros no diálogo de ajuda.
  • Adicionado caixa de mensagem para erros do LaTeX.
  • Os caminhos do diálogo SysConfig são agora caminhos de arquivos absolutos. Isto permite obter uma versão diferente dos programas externos no sistema.
  • Adicionado suporte ao XeLaTeX.
  • O nome da fonte do editor agora pode ser alterado a partir do diálogo TexMaths Config (dentro da aba Options).
  • Adicionado 8 abas com botões para inserir código para mais de 300 LaTeX símbolos.

Como instalar o TexMaths no LibreOffice 6?

Esse procedimento foi realizado no Linux Xubuntu 18.04 LTS.

Logo abaixo escolha um dos servidores e faça o download da extensão TexMaths.oxt para o LibreOffice Writer 6.


4SHARED DROPBOX GOOGLE DRIVE BOX MEGA

Para instalar a extensão, siga estas etapas:
  1. Baixe a extensão e salve-a em qualquer lugar no seu computador.
  2. No LibreOffice, selecione Ferramentas >> Gerenciador de extensões (Ctrl+Alt+E) na barra de menus.
  3. Na caixa de diálogo Gerenciador de extensão, clique em Adicionar.
  4. Uma janela do navegador de arquivos é aberta. Navegue até a pasta onde você salvou o arquivo de extensão do LibreOffice no seu sistema. Os arquivos da extensão têm a extensão de arquivo 'OXT'.
  5. Encontre e selecione a extensão que você deseja instalar e clique em Abrir.
  6. Se esta extensão já estiver instalada, você será solicitado a pressionar OK para confirmar se deseja substituir a versão atual pela nova ou pressionar Cancelar para interromper a instalação.
  7. Depois que você for perguntado se deseja instalar a extensão apenas para seu usuário ou para todos os usuários. Se você escolher a opção Somente para mim, a extensão será instalada apenas para seu usuário. Se você escolher Para todos os usuários, precisará de direitos de administrador do sistema. Neste caso, a extensão estará disponível para todos os usuários. Em geral, escolha Somente para mim, que não requer direitos de administração no sistema operacional.

Para um passo a passo com imagens detalhadas, siga as instruções no artigo Como inserir equações em Latex nos documentos do LibreOffice Writer. É muito fácil e rápido.

Dica importante

A macro TexMaths utiliza alguns programas externos para gerar a imagem da equação (SVG ou PNG). Se depois da instalação, tentar inserir equações e não conseguir, você precisará configurar o sistema do TexMaths.

Feche o LibreOffice 6 (no Linux Xubuntu 18.04 LTS) e siga essas instruções rápidas:
  1. Abra o Gerenciador de pacotes Synaptic.
    1. Se não tem instalado, use esse comando no terminal: sudo apt install synaptic
  2. Clique no botão Pesquise.
  3. Busque o pacote pelo nome de texlive.
  4. Role a página de resultados até ver o nome: texlive-xetex.
  5. Clique com o botão direito sobre texlive-xetex e em seguida clique em Marcar para instalação.
  6. Agora clique no botão Aplicar.
  7. Aguarde encerrar a instalação.
  8. Feche o Gerenciador de pacotes Synaptic.
  9. Abre o LibreOffice Writer 6 e teste novamente a extensão.
Após a instalação, abra novamente o LibreOffice Writer 6 e clique no ícone de ferramentas (Configurações do sistema do TexMaths). Verá essa tela.

Se estiver tudo ok nos diretórios como mostra nessa imagem, comece a escrever alguns comandos em Latex. Na guia Opções você ainda pode configurar: compilador, tamanho da fonte padrão, equações numeradas, alinhamento, quebra de parágrafo, etc.

Veja esse exemplo de documento escrito e renderizado em Latex com o TexMaths 0.46 no LinuxXubuntu 18.04 LTS.

Baixar documento Conheça o LibreOffice 6

COMENTÁRIOS

Comentaristas: 2
  1. Não existe essa extensão pra chrome e doocs do Google não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Daniel!

      Não. É uma extensão voltada apenas para o LibreOffice.

      Abraço!

      Excluir



$show=post

$show=post

Mesa Digitalizadora barata e ideal para professores
Nome

android,27,aplicações matemáticas,123,Aprender Matemática,39,Artigo Convidado,50,Biologia,1,blog,52,Blogger,5,Camisetas de exatas,11,Carl Sagan Day,1,chatgpt,2,chrome,9,cinema,12,Concursos,3,Curiosidades matemáticas,104,curso online,10,Desafios matemáticos,44,destaque,5,determinantes,3,Dia do Estudante,1,Dia do Professor,10,Diario Escolar Digital,5,Dica de economia,4,dica de livro,32,Dica para professor,54,divulgação,61,E-book,4,Editorial,21,educação,109,ENEM,1,ensino,144,Entrevista,8,eventos,19,excel,24,extensões,11,Facebook,8,feira do livro,4,firefox,2,frações,6,funções,14,geogebra,83,GifsMatemáticos,5,google,46,história da matemática,41,humor,58,IMO,2,InternetJusta,1,iOS,18,iPad,7,iPhone,3,jogos,31,Katex,1,Latex,22,LibreOffice,14,linux,50,Livro GeoGebra,6,Mapa Mental,1,Matemática e profissões,21,Matemático do dia,27,Materiais GeoGebra,31,Mathjax,2,Netflix,7,Noticias,132,OBMEP,1,One Strange Rock,1,Papel milimetrado,5,Papel Quadriculado,1,Pi Day,16,piadas matemáticas,13,PodCast,4,política,3,premiações,7,professor,6,promoção,13,Quiz,22,Resenhas de Livros,1,Resposta Desafios,1,Sebastião Vieira,22,software,18,Software Livre,50,Tabuada,5,TCC,18,Telegram,7,texmaths,5,TIC,35,Top artigos,4,ubuntu,15,Videos,105,wallpapers matemáticos,23,Widgets,26,windows,41,wolfram alpha,31,Youtube,21,
ltr
item
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática: Escreva em Latex com o Texmaths 0.46 no LibreOffice 6 sem saber nada de Latex
Escreva em Latex com o Texmaths 0.46 no LibreOffice 6 sem saber nada de Latex
A versão mais recente da extensão TexMaths (0.46) para o LibreOffice 6 trouxe uma atualização muito bacana para quem quer ganhar mais tempo na hora de editar seus trabalhos e provas de Matemática usando linguagem Latex.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiP5hgAFmiQNw3Yl718fJgToUgLm-Pefp3r5toFtIaJ2EZHZslUiHr8MHVg90fCn82cg5BlQVawN5CHhhemGzLWzVxScj86WjV7jFfwX4TdqADAuTUdVtQFIqMkbLgMcxkjwxXGL6i4dNY/s1600/escreva-em-Latex-com-Texmaths-0-46-LibreOffice-6-sem-saber-nada-de-Latex.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiP5hgAFmiQNw3Yl718fJgToUgLm-Pefp3r5toFtIaJ2EZHZslUiHr8MHVg90fCn82cg5BlQVawN5CHhhemGzLWzVxScj86WjV7jFfwX4TdqADAuTUdVtQFIqMkbLgMcxkjwxXGL6i4dNY/s72-c/escreva-em-Latex-com-Texmaths-0-46-LibreOffice-6-sem-saber-nada-de-Latex.png
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2018/09/escreva-em-Latex-com-Texmaths-0-46-LibreOffice-6-sem-saber-nada-de-Latex.html
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2018/09/escreva-em-Latex-com-Texmaths-0-46-LibreOffice-6-sem-saber-nada-de-Latex.html
true
125900602153146940
UTF-8
Carregar mais posts Não foram encontrados posts VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTS VER TODOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE TODOS OS POSTS Não foi encontrada nenhuma correspondência de postagem com sua solicitação VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecioinar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar