Ofertas em Destaque na Semana Black Friday
Validade: até 25/Novembro às 23h59

Nessa postagem, fora do contexto matemático, trago uma sugestão de utilização para o Telegram por escolas públicas ou privadas. O objetivo principal é otimizar a organização de diversas atividades ligadas a gestão escolar.
O Telegram é um mensageiro de altíssima velocidade semelhante ao WhatsApp, porém MUITO melhor em diversos aspectos. Além dos recursos básicos como trocar mensagens de texto, áudio, chamadas, arquivos de todos os tipos, criação de grupos, etc., o Telegram também disponibiliza a criação de Super Grupos e Canais. E esta última opção é a que se encaixa perfeitamente para uma gestão escolar, seja pública ou privada.

Com mais de 200 milhões de usuários ativos mensalmente, o Telegram é desconhecido por algumas pessoas no Brasil. Sempre que apresento para colegas e amigos, eles se surpreendem positivamente com o aplicativo.

Nessa postagem, fora do contexto matemático, trago uma sugestão de utilização com o Telegram por escolas públicas ou privadas. O objetivo principal é otimizar a organização de diversas atividades ligadas a gestão escolar.

As informações principais e a minha sugestão, você pode conferir depois da imagem.

Tópicos para essa postagem:

  1. O Telegram, segundo o Telegram.
  2. É seguro?
  3. Qual a diferença do Telegram para o WhatsApp?
  4. O aplicativo está disponível para todas as plataformas?
  5. Sobre "um traço" e "dois traços".
  6. O que é um SuperGrupo e como criar?
  7. O que é um Canal e como criar?
  8. O que é um Chat Secreto e como criar?
  9. O que é um Bot e como utilizá-lo?
  10. 10 recursos que fazem o Telegram ainda ser melhor do que WhatsApp (Vídeo)
  11. Como escolas podem se beneficiar utilizando o Telegram?

Como escolas podem se beneficiar utilizando o Telegram?

1) O Telegram, segundo o Telegram.

O Telegram é um aplicativo de mensagens com foco em velocidade e segurança, é super rápido, simples e grátis. Você pode usar o Telegram em todos os seus dispositivos ao mesmo tempo — suas mensagens serão sincronizadas em todos os seus celulares, tablets ou desktop.

Com o Telegram, você pode enviar mensagens, fotos, vídeos e arquivos de qualquer tipo (doc, zip, mp3, mp4, etc.), assim como criar grupos de até 100 mil pessoas ou canais para transmitir para audiências ilimitadas. Você pode conversar com seus contatos telefônicos ou procurando-os pelo nome de usuário.

Como resultado, o Telegram é como SMS e email combinados — e pode tomar conta de todas as suas necessidades de mensagens pessoais ou de negócios.

Voltar ao índice

2) É seguro?

No Telegram os dois componentes mais importantes da privacidade na internet são:

  1. Proteger suas conversas privadas de bisbilhoteiros, tais como autoridades, empregadores, etc.
  2. Proteger seus dados pessoais de terceiros, como marqueteiros, anunciantes, etc.

O Telegram é mais seguro que aplicativos de mensagens de mercado em massa como WhatsApp e Line. Temos como base o protocolo MTProto, construído sobre algoritmos testados ao longo do tempo para tornar a segurança compatível com a alta velocidade de entrega e confiabilidade em conexões instáveis. Estamos continuamente trabalhando com a comunidade para melhorar a segurança de nosso protocolo e clientes.

O Telegram é um projeto não-comercial com o objetivo de criar um aplicativo de mensagens realmente gratuito, sem os contrapontos comuns. Isto significa que ao invés de desviar a atenção com ajustes de baixo impacto, podemos focar nos problemas reais de privacidade que existem no mundo moderno.

Telegram - Segurança

E sobre o GDPR?

O Telegram mantém apenas as informações necessárias para funcionar como um serviço em nuvem, rico em recursos - por exemplo, suas conversas na nuvem para que você possa acessá-las de qualquer dispositivo sem usar backups de terceiros, ou seus contatos para poder facilitar o envio de mensagens para seus amigos e familiares no Telegram.

Leia mais sobre o GDPR (Regulação Geral de Proteção de Dados).

Voltar ao índice

3) Qual a diferença do Telegram para o WhatsApp?

Ao contrário do WhatsApp, o Telegram é baseado na nuvem com perfeita sincronização. Como resultado, você pode acessar suas mensagens de diversos dispositivos simultaneamente, incluindo tablets e desktops, e compartilhar um número ilimitado de fotos, vídeos e arquivos de até 1,5 GB cada. E se você não deseja armazenar dados em seu dispositivo, você pode manter sempre na nuvem.

Graças aos múltiplos data-centers e criptografia, o Telegram também é mais rápido e muito mais seguro. Além disso, Telegram é grátis e permanecerá grátissem anúncios, sem assinaturas, para sempre.

Voltar ao índice

4) O aplicativo está disponível para todas as plataformas?

Você pode usar o Telegram em smartphones, tablets ou mesmo em desktop. O Telegram está disponível para iOS (6 e superiores), Android (4.1 e superiores) e Windows Phone. Você pode também usar a versão web do Telegram ou instalar o aplicativo para desktop no Windows, OS X e Linux (que uso nesse momento com o Xubuntu 18.04 LTS).

Você pode acessar o Telegram de quantos dispositivos quiser — todos simultaneamente. É só usar o seu número de celular principal para logar em todos os lugares.

Download do Telegram para dispositivos móveis

Clique em um dos botões abaixo para baixar o Telegram em seu smartphone ou tablet.

Android iPhone e iPad Windows Phone Firefox OS

Download do Telegram para desktop

Clique em um dos botões abaixo para baixar e instalar o Telegram em seu notebook ou PC.

Linux - Mac - Windows Mac OS

Versão Web

Não quer instalar nada? Use a versão web diretamente em seu navegador de internet preferido.

Navegador Web Chrome


Voltar ao índice

5) Sobre "um traço" e "dois traços".

Um traço — mensagem entregue à nuvem do Telegram e seu amigo foi notificado, se ele permitir notificações. Dois traços — mensagem lida (seu amigo abriu o Telegram e abriu a conversa com a mensagem).

O Telegram não tem um status de "entregue ao dispositivo" para as mensagens, porque o Telegram pode ser acessado em quantos dispositivos você quiser. Todas as funcionalidades básicas do Telegram, como quem pode me ver online, se a mensagem foi entregue ou não, etc., podem ser verificadas no link abaixo.

Telegram - Básico


Voltar ao índice

6) O que é um SuperGrupo e como criar?

Um Grupo Básico no Telegram pode ter até 200 membros. Com um Grupo Básico é possível ter:
  • Histórico unificado: edite suas mensagens após postagem, ou apague-as e elas desaparecerão para todos.
  • Disponibilidade entre plataformas: acesse suas mensagens a qualquer momento, de qualquer um de seus celulares ou desktop.
  • Buscas instantâneas: encontre a mensagem que você está procurando, mesmo entre milhões.
  • Respostas, menções, hashtags: mantenha facilmente uma conversação e tenha uma comunicação eficiente, não importando o tamanho do grupo.
  • Notificações inteligentes: silencie o grupo para obter notificações somente quando as pessoas te mencionarem ou responderem suas mensagens.
  • Compartilhamento de arquivos: envie e receba arquivos de qualquer tipo, com até 1.5GB cada e acesse-os instantaneamente de qualquer dispositivo.
  • Customização via bots: crie ferramentas customizáveis para necessidades especificas usando nossa API para Bots e os Bots Integrados.

Mas, se essa quantidade não é suficiente você pode transformar o seu Grupo Básico em um SuperGrupo, e ele pode ter até 100 mil membros. As pessoas podem ser convidadas através de links personalizados ou pela busca do nome do grupo ou supergrupo, no aplicativo do Telegram.

Para uma escola de médio ou grande porte, um Grupo Básico é mais do que suficiente. No último tópico deixo minhas sugestões de como escolas podem se beneficiar utilizando o Telegram?


Telegram - Criar Grupo | Super Grupo


Voltar ao índice

7) O que é um Canal e como criar?

Diferentemente do Grupo Básico ou Super Grupo, em um Canal no Telegram somente o administrador ou pessoas autorizadas (possuem direitos limitados) pelo administrador podem enviar conteúdo para todos os membros do Canal.

Canais são uma ferramenta para transmissão pública de mensagens para grandes audiências. De fato, um canal pode ter um número ilimitado de membros. Quando você posta em um canal, a mensagem é assinada com o nome e foto do canal e não a sua própria foto.

Canal Telegram BR Canal Telegram US Canal desse blog

Um canal pode ser público ou privado

Canais públicos possuem um nome de usuário. Qualquer um pode encontrá-los na busca do Telegram e entrar. Canais privados são para sociedades fechadas - você precisa ser adicionado pelo criador ou obter um link de convite para entrar. Ideal para escolas.

Nenhum membro pode enviar conteúdo, podendo apenas visualizar tudo o que é compartilhado no Canal. É essa parte que mais gosto e que é muito útil para uma gestão escolar. Caso deseje, pule para o último tópico onde deixo minhas sugestões de como escolas podem se beneficiar utilizando o Telegram?

Assim como em supergrupos, se uma mensagem é apagada de um canal, ela desaparecerá para todos os membros.


Telegram - Criar Canal


Voltar ao índice

8) O que é um Chat Secreto e como criar?

Chats secretos são para pessoas que querem mais segurança que as pessoas normais. Todas mensagens nos chats secretos usam criptografia ponta-a-ponta. Isso significa que somente você e o destinatário podem ler estas mensagens — ninguém mais conseguirá decifrá-las, incluindo até o Telegram.

Enquanto todas mensagens do Telegram são sempre criptografadas seguramente, mensagens em Chats Secretos usam criptografia cliente-cliente, enquanto em chats na nuvem é utilizada a criptografia cliente-servidor/servidor-cliente e armazenadas, seguramente criptografadas, na Nuvem do Telegram.

Toda essa segurança não é 100% segura, visto que uma pessoa pode tirar fotos do chat secreto com outro dispositivo ou câmera digital convencional. A melhor forma de proteção é fazer chat secreto com pessoas que você realmente confia.

Mais sobre Chat Secreto? Clique no botão abaixo.

Telegram - Chat Secreto


Voltar ao índice

9) O que é um Bot e como utilizá-lo?

Conhecidos como bots, da abreviação de robots (robôs em inglês), basicamente são perfis automatizados que oferecem diversos tipos de serviços. Esses programinhas são gerenciados por softwares.

Por exemplo, existem bots para criar enquetes/votação no Telegram, muito útil para saber a opinião de um grupo ou canal sobre um determinado tema. E que tal transcrever um texto que aparece em uma imagem para um formato de texto editável? Tem bot para isso também.

Leia a postagem: Bots para escrever em Latex no Telegram.

Se quiser dicas de bots úteis, me chame no Telegram (edigley_alexandre).

Saiba mais sobre bots clicando no botão abaixo.

Telegram - Bots


Voltar ao índice

10) 10 recursos que fazem o Telegram ainda ser melhor do que WhatsApp (Vídeo)

O melhor e o pior são apenas pontos de vista discordantes. Tudo depende do que os aplicativos, tanto o Telegram como o WhatsApp, podem fazer de acordo com a sua necessidade. Assista o vídeo abaixo para conhecer esses recursos. O vídeo é de 2017, portanto o app tem muito mais recursos incorporados do que antes.

Dê um play!
Telegram - Recursos


Voltar ao índice

11) Como escolas podem se beneficiar utilizando o Telegram?

Os grupos do WhatsApp ou Telegram são ferramentas realmente úteis em qualquer setor. Clínicas que agendam consultas sem que o paciente precise até o local, escritórios de contabilidade e administração de condomínios são apenas alguns exemplos.

Organizar canais da escola no Telegram

Mas, uma coisa todos os grupos tem em comum — desorganização. E isso não depende apenas de quem administra, e sim dos membros que não entendem o seu funcionamento e enchem os grupos com mensagens desnecessárias, poluindo o grupo mais ainda.

E numa gestão escolar?

No caso de um ambiente de gestão escolar, essa desorganização pode causar efeitos indesejáveis e conflitos de informações. Se um grupo foi criado apenas para enviar avisos de diversos tipos, ele é totalmente desnecessário.

Se o grupo foi criado para discutir temas entre um determinado segmento escolar (professores, funcionários, administração, etc.), então esse grupo é necessário e útil.

Troque o grupo por um canal

Como organizar e segmentar um conjunto de pessoas de maneira que elas recebam somente informações específicas? Criando um Canal no Telegram.

Um canal é a ferramenta perfeita para criar um mural de avisos de diversos tipos que acontecem em uma escola.

Em um Canal no Telegram somente o administrador envia mensagens (texto, foto, áudio, vídeo, gif, arquivos compactados, emotions, stickers, etc.). Nenhum membro pode enviar mensagens para o Canal, mas o administrador pode entrar em contato de forma privada com qualquer membro do Canal.

Cabe aos membros ativarem as notificações, ler as mensagens e ficar a par dos avisos e comunicados lançados pela escola.

Para uma melhor organização, minha sugestão é de criar um canal para cada setor da escola:
  1. Para professores: comunicados importantes, avisos sobre o ano letivo, calendários de aulas e avaliações, eventos programados, etc., tudo seria repassado por um canal no Telegram de maneira rápida e privada.
  2. Para os pais: avisos e comunicados enviados pela escola somente para os pais, desde boletim dos filhos à datas de reuniões com os professores ou gestão escolar. Tudo também em um canal privado.
  3. Para os alunos: em um canal para alunos há muitas possibilidades e isso depende da criatividade de cada professor e/ou aplicações da gestão escolar. Por exemplo, um repositório de atividades cai muito bem, com direito a cronograma de atividades, agenda, etc.
  4. Para os funcionários (ASG, financeiro, contabilidade, etc.).
Não é nada trabalhoso administrar esses canais de forma separada. Aliás, todos estarão no mesmo dispositivo e conta do administrador.

Cada canal criado tem o seu link personalizado, assim como tenho o meu: https://t.me/ProfEdigleyAlexandre. Com o canal criado, a escola repassa o link pessoalmente para cada professor (semana pedagógica), pais (na hora da matrícula) e alunos (em sala de aula).


Voltar ao índice

Concluindo

Mas professor, muitas escolas já criaram seus próprios aplicativos e gerenciam tudo isso como citado nessa postagem. Sim, porém a maioria dos apps são de terceiros, inseguros, falhos, sem atualizações, lentos na entrega, de péssima qualidade e que ainda custam caro.

E mesmo tendo um app gerenciador exclusivo da escola, por que as escolas usam o WhatsApp? Não sei. Desde que conheci o Telegram venho dando prioridade para ele, tanto em minhas atividades escolares quanto no trabalho que desenvolvo na internet.

O que é bom pode ser melhorado, e com o Telegram tenho a certeza que no quesito de organização, a gestão de uma escola só tem a ganhar.

Dê uma chance ao Telegram.

Com informações de telegram.org.

Conteúdos:


Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

0 comentários: