Que tal trocar umas ideias sobre Matemática com os amigos em um grupo no Telegram? Mas, e a escrita Matemática? Tem como escrever em Latex, inline e em tempo real? Apresento dois bots para essa função.
Que tal trocar umas ideias sobre Matemática com os amigos em um grupo no Telegram? Mas, e a escrita Matemática? Tem como escrever em Latex, inline e em tempo real? Apresento dois bots para essa função.

Tirar dúvidas sobre Matemática ou simplesmente trocar algumas informações sobre Matemática nas redes sociais ou em blogs/sites na internet é uma tarefa complicada para estudantes e professores, pois obviamente, para entender o que é ensinado e/ou estudado é necessário usar uma escrita matemática adequada.

Você já viu dúvidas sobre Matemática no Yahoo Respostas? É impossível alguém explicar sem utilizar uma escrita matemática que todos possam entender, simplesmente porque o site não tem suporte à escrita em Latex. Diferente do Brainly que oferece escrita em Latex de fácil inserção e até do Facebook Messenger que suporta escrever em Latex.

Imagina uma dúvida matemática sobre equações. Qual expressão seria mais fácil de entender?

$$\left ( x+\cfrac{x}{2}+\cfrac{x}{3}+\cfrac{x}{4}+\cfrac{x}{5} \right )^{-4}=\left ( \frac{\sqrt{144}}{x} \right )^{-2}$$
ou

(x+x/2+x/3+x/4+x/5)^-4=(sqrt(144)/x)^-2

Bots para escrever em Latex no Telegram


O que é um bot e para que serve?

Conhecidos como bots, da abreviação de robots (robôs em inglês), basicamente são perfis automatizados que oferecem diversos tipos de serviços. Esses programinhas são gerenciados por softwares.

Por exemplo, existem bots para criar enquetes/votação no Telegram, muito útil para saber a opinião de um grupo ou canal sobre um determinado tema. E que tal transcrever um texto que aparece em uma imagem para um formato de texto editável? Tem bot para isso também. Se quiser mais dicas de bots me chama no Telegram (Edigley Alexandre).

Baixe o Telegram para desktop (Mac, Windows ou Linux)


PC/Mac/Linux Mac OS Versão Web

Baixe o Telegram para o seu dispositivo móvel.


Android Iphone e iPad Windows Phone

Bots para escrever em Latex

Quer escrever em Latex no Telegram? Segue duas dicas de bots. O LatexBot v3 e o InLaTexbot são dois ótimos bots que permitem renderizar escrita $\LaTeX$ em simbologia matemática perfeita.

LatexBot v3 InLaTexbot

Como usar os bots para escrever em Latex?

Testando o bot LatexBot v3.

Clique no botão correspondente a esse bot logo acima. Caso não apareça um pedido de permissão para abrir o bot no Telegram, clique no botão SEND MESSAGE.

Abrir LatexBot v3 para o Telegram

Executando o bot @latexbot v3

Digite /convert \cfrac{x^{2}-5}{2}=-2 e envie comando. Ele será renderizado instantaneamente. Veja a imagem abaixo.

Exemplo no bot @latexbot v3


Testando o bot InLaTeXbot.

Clique no botão correspondente a esse bot logo acima. Caso não apareça um pedido de permissão para abrir o bot no Telegram, clique no botão SEND MESSAGE.

Abrir InLaTexbot para o Telegram

Executando o bot @InLaTexbot

Para bater papo com um amigo enviado simbologias matemáticas renderizadas, basta digitar @InLaTexbot seguido do comando em Latex entre cifrão simples de dólar. Ao terminar digitar o comando em Latex uma pré-visualização da simbologia matemática será exibida antes de enviar.

Pré-visualização no bot @InLaTexbot

Exemplo: @InLaTeXbot $\displaystyle \int \frac{1}{1+x}dx$

Exemplo enviado para um amigo com o bot @InLaTexbot

Gostou das dicas? Conhece outros bots para escrever em Latex? Deixe na sessão de comentários dessa postagem. Siga o meu canal no Telegram!

Prof. Edigley Alexandre

 Canal Prof. Edigley Alexandre no Telegram
GSuite: inicie sua avaliação gratuita aquiMatemática Financeira com HP 12CAprenda a Tabuada de forma fácil

Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

0 comentários: