Compartilhe esse artigo:


Ficou interessado no livro A História da Matemática de Anne Rooney? Não pode comprar um agora? Você pode participar deste sorteio oferecido pela Editora M Books em parceria com www.prof-edigleyalexandre.com. Leia as regras abaixo e participe.
Estudar Matemática e entendê-la sob diversas abordagens é uma atividade prazerosa para aqueles que a admiram. Estudar e entender sobre como tudo começou (se é que teve um início) é uma tarefa ainda mais prazerosa.

Particularmente, seria História da Matemática, a minha preferida para seguir uma carreira acadêmica de estudos, ensino e pesquisas. Mas, a vida me levou para a licenciatura secundária, e, no entanto, não posso deixar de ministrar aulas de Matemática todos os dias sem falar da sua linda história.
A promoção foi encerrada. O sorteado foi: João Marcelo. Ver vídeo do sorteio.
Ler e debater sobre História da Matemática em sala de aula a partir de um texto ou um documentário de TV é uma tarefa que deve ser rotina na prática docente. Quebrar aulas de exercícios com belos debates sobre a Matemática e sua história pode ser surpreendente para ambos os lados.

Debater ideias, às vezes, traz mais benefícios do que cálculos massantes todos os dias.

No artigo Os livros que utilizei para estudar Matemática durante toda a graduação destaquei 4 livros sobre História da Matemática. Um deles trago de presente para você.

Sorteio de um exemplar do livro "A História da Matemática" de Anne Rooney

Sobre o livro

Fartamente ilustrado proporciona uma viagem ao conhecimento e a evolução da Matemática através dos tempos. Por centenas de milhares de anos, temos procurado ordem no caos aparente do universo. A matemática tem sido nossa ferramenta mais valiosa nessa busca, descobrindo os padrões e regras que governam nosso mundo e além dele.

A História da Matemática - Desde a criação das pirâmides até a exploração do infinito, apresenta as maiores conquistas da humanidade, traçando uma jornada desde os habitantes das cavernas, até os grandes intelectos matemáticos dos últimos 4.000 anos, até os dias de hoje.

Sumário M Books Amazon

Os tópicos incluem:

  • Contagem e medição desde os tempos antigos.
  • Os antigos egípcios e a geometria.
  • Estudando o movimento dos planetas.
  • Álgebra, geometria sólida e tabelas trigonométricas.
  • Os primeiros computadores.
  • Como as estatísticas passaram a governar nossas finanças.
  • Formas impossíveis e dimensões extras.
  • Medindo e mapeando o mundo.
  • Teoria do caos e fuzzy logic.
  • Teoria dos conjuntos e a morte dos números.

São apresentadas as personalidades fascinantes por trás das descobertas que mudaram o mundo na matemática, incluindo Euclides, Apolônio, Pitágoras, Brahmagupta, Aryabhata, Liu Hui, Omar Khayyam, AL-Khwarizmi, Napier, Galileu, Pascal, Newton, Leibniz, Gauss, Riemann, Russel e muitos outros.


Dados técnicos

  • Título: A História da Matemática - Desde a criação das pirâmides até a exploração do infinito.
  • Autora: Anne Rooney
  • Editora: MBOOKS; Edição: 1ª (5 de junho de 2017)
  • Páginas: 216
  • Formato: 17 x 24 cm
  • ISBN: 9788576801337
  • EAN: 9788576801337
  • Origem: Nacional

A autora

Anne Rooney é graduada com PhD em literatura medieval pelo Trinity College, Cambridge. Após um período como professora de Literatura Medieval Inglesa e Francesa nas Universidades de Cambridge e York, decidiu tornar-se escritora.

Desde então, tem escrito livros para adultos e crianças sobre diversos temas, incluindo literatura, história, ciências e tecnologia. Vive em Cambridge e é membro do Royal Literary Fund da Anglia Ruskin University. Em 2004 foi indicada para o prêmio Science Prize.

Siga-a no Twitter: @annerooney.

M Books Amazon

Sorteio de um exemplar

Ficou interessado no livro A História da Matemática de Anne Rooney? Não pode comprar um agora? Você pode participar deste sorteio oferecido pela Editora M Books em parceria com www.prof-edigleyalexandre.com. Leia as regras abaixo e participe.

Regras para participação no sorteio:

1. Compartilhe de forma pública em suas redes sociais (recomendado: Twitter) o seguinte texto:

Estou concorrendo a um exemplar do #livro 📚 A História da Matemática de @annerooney oferecido pela editora @mbooks_ e o blog @prof_edigley - http://bit.ly/Sorteio-Livro-Historia-Matematica-Anne-Rooney

2. Ter endereço para entrega no Brasil.

3. Clicar no botão abaixo para participar do sorteio. O sorteio será realizado através do site Random.org. Cada participante terá um número registrado automaticamente. O sorteio será gravado ao vivo para mostrar transparência.

PARTICIPAR DO SORTEIO

4. O sorteio será realizado no dia 13 de dezembro de 2018 (quinta-feira).

5. O prazo para que o vencedor do sorteio dê um retorno é de 2 dias, a contar da data do sorteio. Se o vencedor não cumprir o prazo, um novo sorteio será realizado logo após o vencimento do prazo.

6. O responsável deste blog realizará o sorteio na data combinada e entrará em contato com o ganhador pedindo seus dados.

7. O responsável deste blog enviará os dados do vencedor para a Editora M Books. A M Books confere se o ganhador seguiu as regras da promoção. Caso contrário, o sorteio é refeito. Se estiver tudo certo, a editora enviará o livro e confirma para o blog realizador do sorteio.

8. Não havendo retorno do ganhador, o responsável pelo blog terá que cobrar os dados do ganhador, e, não havendo retorno até o prazo estipulado (2 dias), será publicado a falta de retorno (atualização nesta postagem) e será organizado um novo sorteio.

9. Perfis utilizados apenas para participação em sorteios serão desclassificados.

10. Parentes (de qualquer grau) do realizador deste sorteio não podem participar.

AVISO PARA O SORTEADO: Informe um endereço de entrega em que haja alguém em horário comercial para receber o prêmio. Os Correios fazem três tentativas de entrega no endereço informado. Caso não sejam atendidos e o material retorne à editora, não poderemos fazer o reenvio. O livro só será reenviado se o ganhador arcar com o custo do reenvio.

Conteúdos:


Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

0 comentários: