$show=label-post-search-page

Camisetas de Exatas - @camisetasdeexatas

$type=slider$meta=no$readmore=no$date=no$snippet=no$title=no$label=no$height=540$show=home

Cavalo, bota e ferradura. O que tem de lúdico em "desafios matemáticos" nas redes sociais?

COMPARTILHE:

Essa brincadeira de criar "desafios" matemáticos usando botas, cavalos, ferraduras, rosas, chocolate e tudo mais que quiser desenhar, surgiu mais ou menos em 2016. Até citei no artigo Álgebra: uma das ideias mais buscadas no Google em 2016. No artigo tem 4 citações em inglês que abordam sobre o problema do cavalo, bota e ferradura.

Essa brincadeira de criar "desafios matemáticos" usando botas, cavalos, ferraduras, rosas, chocolate e tudo mais que quiser desenhar, surgiu mais ou menos em 2016. Até citei no artigo Álgebra: uma das ideias mais buscadas no Google em 2016. No artigo tem 4 citações em inglês que abordam sobre o problema do cavalo, bota e ferradura.

Esses "desafios" abordam sistema de equações lineares? Não! Por que? Leia mais depois da imagem.

Cavalo, bota e ferradura. O que tem de lúdico em "desafios" matemáticos nas redes sociais?

O que tem de lúdico nesses "desafios matemáticos" nas redes sociais?

Por que a pergunta? Uma professora me marcou em uma postagem e defendeu fervorosamente que o problema do cavalo, bota e ferradura, assim como outros, é uma atividade lúdica maravilhosa. Discordei, em partes, e ela infelizmente não gostou. Me bloqueou (risos).

O que é Lúdico?

Lúdico é um adjetivo masculino com origem no latim ludos que remete para jogos e divertimento.

O que é uma atividade lúdica?

É uma atividade de entretenimento, que dá prazer e diverte as pessoas envolvidas. O conceito de atividades lúdicas está relacionado com o ludismo, ou seja, atividade relacionadas com jogos e com o ato de brincar.

Cavalo, bota e ferradura é uma atividade lúdica?

Acredito que não. Por que? Porque penso que a atividade lúdica deve ser integrada com o pensamento matemático, seja ele aritmético, algébrico ou geométrico. E isso não acontece nesses problemas que supostamente indicam um sistema de equações incoerente com as figuras apresentadas.

Um exemplo de ludicidade: deixar seu aluno, que não aprende desigualdades entre números naturais, aprender sobre esse assunto brincando com peças de LEGO. Veja mais imagens no pinterest para o termo LEGO e Matemática.

Curso de atividades lúdicas

Escrever esse "desafio" do cavalo, bota e ferradura, como o sistema da imagem abaixo é um erro!

Cavalo, bota e ferradura. Sistema errado.

Sistemas de equações lineares?

Tais problemas como esse, não induz o desafiado a raciocinar matematicamente, visto que esses problemas não carregam informações matemáticas e sim "pegadinhas", que, geralmente, caem em erros quando se tenta resolver mentalmente.

Analisando o problema

  • Primeira "equação": a soma de 3 cavalos idênticos resultando em 30.
  • Segunda "equação": a soma de 1 cavalo, mais 2 ferraduras idênticas, mais 2 ferraduras idênticas, que resultam em 18.
  • Terceira "equação": a diferença entre 2 ferraduras idênticas e 2 botas idênticas, resultando em 2.
  • Quarta "equação": 1 bota somada com 1 cavalo vezes 1 ferradura, não sabemos o valor.

Não consigo ver a ludicidade em um problema que relaciona figuras diferentes com números naturais. Quando digo figuras diferentes não me refiro a figura do cavalo, bota e ferradura. Me refiro a figura de 2 ferraduras e a figura de 1 ferradura, pois elas representam (ou deveria) situações diferentes. Assim com 1 bota e 2 botas também são coisas diferentes no contexto do problema.

Veja esse sistema explicado no próximo tópico.

O sistema correto seria assim

  • Note que a primeira "equação" tem 3 cavalos, e, portanto deve ter 3 variáveis iguais, visto que são figuras de cavalos idênticos. Sendo assim, temos: $X+X+X=30$. Onde: $X=cavalo$. Todos idênticos.
  • Note que a segunda "equação" tem 1 cavalo mais 2 ferraduras mais 2 ferraduras, e, portanto deve ter 3 variáveis distintas. Sendo assim, temos: $X+Y+Y=30$. Onde: $X=cavalo$ e $Y=ferraduras$. Perceba que a figura de 2 ferraduras deveria representar apenas uma variável ($Y$).
  • Note que a terceira "equação" tem 2 ferraduras menos 2 botas, e, portanto deve ter 2 variáveis distintas. Sendo assim, temos: $Y-Z=2$. Onde $Y=ferraduras$ e $Z=botas$
  • Note que a quarta "equação" tem 1 bota mais 1 cavalo vezes 1 ferradura, e, portanto deve ter 3 variáveis distintas. Sendo assim, temos: $W+X \cdot K=?$. Agora perceba que 1 bota é outra variável ($W$) e que $X$ continua sendo o cavalo, pois são figuras singulares. E por fim, $K$, que representa 1 ferradura.

Atente para o singular e o plural. Figura dupla idênticas representa uma variável e figura única, outra variável.

Cavalo, bota e ferradura. Sistema correto.

Concluindo

Relacionar o problema do cavalo, ferradura e bota, e tantos outros com ludicidade relacionada ao sistema de equações não é sadio do ponto de vista matemático.

O que o problema apresenta são três tipos de variáveis: cavalo, botas e ferraduras. Cada uma dessas figuras devem ter sempre o mesmo valor. Imagine desenhar outro desafio em que as variáveis "cavalo" e "botas" sofram alterações. Teríamos que aceitar que o rabo do cavalo está pra cima e de outro "cavalo" está para baixo. De que uma "bota" tem cadarço e outra não tem.

E isso abre espaço para várias interpretações e várias respostas.

Um exemplo é o problema das rosas. Praticamente é idêntico a esse do cavalo, bota e ferradura, onde há uma rosa com 5 pétalas e outra com 4 pétalas.

Organizando o sistema da forma correta poderemos ter mais incógnitas do que equações, de modo que o sistema pode não ter soluções ou infinitas soluções.

A pesquisa para o termo desafios lúdicos no Google Imagens não retorna nenhum desses "desafios" do cavalo, bota e ferradura.

Esse post foi inspirado lendo Uma moda nas redes sociais, desafios com raciocínio, representações e álgebra! no blog TIC na Matemática.

COMENTÁRIOS

Comentaristas: 6
  1. Eu particularmente acho esses "desafios" uma total perda de tempo. As pessoas acham que estão resolvendo problemas de matemática, mas nem percebem que falta critério e definições para no mínimo, poderem começar a resolver. E quando você fala: uma ferradura vale x, mas duas ferraduras sobrepostas vale y, e não 2x, elas não entendem. E se analisar, estaria mais para $x^2$ do que 2x. Complicado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Kleber!

      E tem isso mais ainda, poderia ser $x^{2}$ rsrs.

      Abraço!

      Excluir
    2. Olá, tudo bem? O que faz de uma brincadeira ou material lúdico um instrumento de aprendizado? É a intencionalidade! Ação sem análise pode ser insignificante em si. A educação deve ser abrangente, questionadora e o levantamento de hipóteses é fundamental. Andar por andar tem valor? Passa ter validade ao ter significado: para levar de lá para cá, para atingir um alvo...

      Excluir
  2. Realmente isso não tem nada a ver com sistemas de equações lineares, porém é divertido e pode ser encarado com jogo então é lúdico sim

    ResponderExcluir
  3. Acredito que é divertido pra quem é da área, quem gosta de matemática irá se interessar, porém acho que não irá atrair o público alvo que são adolescentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dandára!

      Também acho! Depende do perfil de cada aluno.

      Abraço!

      Excluir



$show=post

$show=post

Mesa Digitalizadora barata e ideal para professores
Nome

android,27,aplicações matemáticas,123,Aprender Matemática,39,Artigo Convidado,50,Biologia,1,blog,52,Blogger,5,Camisetas de exatas,11,Carl Sagan Day,1,chatgpt,2,chrome,9,cinema,12,Concursos,3,Curiosidades matemáticas,104,curso online,10,Desafios matemáticos,44,destaque,5,determinantes,3,Dia do Estudante,1,Dia do Professor,10,Diario Escolar Digital,5,Dica de economia,4,dica de livro,32,Dica para professor,54,divulgação,61,E-book,4,Editorial,21,educação,109,ENEM,1,ensino,144,Entrevista,8,eventos,19,excel,24,extensões,11,Facebook,8,feira do livro,4,firefox,2,frações,6,funções,14,geogebra,83,GifsMatemáticos,5,google,46,história da matemática,41,humor,58,IMO,2,InternetJusta,1,iOS,18,iPad,7,iPhone,3,jogos,31,Katex,1,Latex,22,LibreOffice,14,linux,50,Livro GeoGebra,6,Mapa Mental,1,Matemática e profissões,21,Matemático do dia,27,Materiais GeoGebra,31,Mathjax,2,Netflix,7,Noticias,132,OBMEP,1,One Strange Rock,1,Papel milimetrado,5,Papel Quadriculado,1,Pi Day,16,piadas matemáticas,13,PodCast,4,política,3,premiações,7,professor,6,promoção,13,Quiz,22,Resenhas de Livros,1,Resposta Desafios,1,Sebastião Vieira,22,software,18,Software Livre,50,Tabuada,5,TCC,18,Telegram,7,texmaths,5,TIC,35,Top artigos,4,ubuntu,15,Videos,105,wallpapers matemáticos,23,Widgets,26,windows,41,wolfram alpha,31,Youtube,21,
ltr
item
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática: Cavalo, bota e ferradura. O que tem de lúdico em "desafios matemáticos" nas redes sociais?
Cavalo, bota e ferradura. O que tem de lúdico em "desafios matemáticos" nas redes sociais?
Essa brincadeira de criar "desafios" matemáticos usando botas, cavalos, ferraduras, rosas, chocolate e tudo mais que quiser desenhar, surgiu mais ou menos em 2016. Até citei no artigo Álgebra: uma das ideias mais buscadas no Google em 2016. No artigo tem 4 citações em inglês que abordam sobre o problema do cavalo, bota e ferradura.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiouuiMBbnDAN0KX7Dv8-9p3wacFHKXhf43wgGaiWatb-W-C0csxkBRVV3H_Js-YAI_rzQJywfPGpYV1yA0sXneT_YyODtt7nPn5gAE_ZI5NmdFM_JlMclmgWd6wcQRlKUDcfF5oDMr_cc/s1600/cavalo-bota-ferradura-o-que-tem-de-ludico-em-desafios-matematicos-redes-sociais.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiouuiMBbnDAN0KX7Dv8-9p3wacFHKXhf43wgGaiWatb-W-C0csxkBRVV3H_Js-YAI_rzQJywfPGpYV1yA0sXneT_YyODtt7nPn5gAE_ZI5NmdFM_JlMclmgWd6wcQRlKUDcfF5oDMr_cc/s72-c/cavalo-bota-ferradura-o-que-tem-de-ludico-em-desafios-matematicos-redes-sociais.png
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2019/01/cavalo-bota-ferradura-o-que-tem-de-ludico-em-desafios-matematicos-redes-sociais.html
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2019/01/cavalo-bota-ferradura-o-que-tem-de-ludico-em-desafios-matematicos-redes-sociais.html
true
125900602153146940
UTF-8
Carregar mais posts Não foram encontrados posts VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTS VER TODOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE TODOS OS POSTS Não foi encontrada nenhuma correspondência de postagem com sua solicitação VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecioinar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar