$show=label-post-search-page

Camisetas de Exatas - @camisetasdeexatas

$type=slider$meta=no$readmore=no$date=no$snippet=no$title=no$label=no$height=540$show=home

Como utilizar qualquer material do GeoGebra sem internet em sala de aula?

COMPARTILHE:

Se devido a algum problema técnico você não pode utilizar nenhum dos apps do GeoGebra e quer apenas explorar construções criadas com o GeoGebra para dinamizar as aulas de Matemática, saiba que você pode utilizar qualquer material do GeoGebra sem internet em sala de aula.

O GeoGebra com um todo, evoluiu muito nesses últimos anos. Tanto em seus aplicativos para dispositivos móveis quanto para o desktop, e também a plataforma do site, que aliás exige um pouco de uma boa conexão de internet, visto que é possível carregar páginas mais pesadas com elementos em 3D. Infelizmente nossas escolas não. Banda larga de internet com qualidade, são raras em escolas públicas e privadas.

  • [message]
    • ##exclamation-triangle## Este post foi atualizado em 18 de julho de 2021.
Se devido a algum problema técnico você não pode utilizar nenhum dos apps do GeoGebra e quer apenas explorar construções criadas com o GeoGebra para dinamizar as aulas de Matemática, saiba que você pode utilizar qualquer material do GeoGebra sem internet em sala de aula.

Como esses materiais serão montados em casa, obviamente você precisará de conexão com a internet e o seu editor de apresentações preferido (PowerPoint ou Impress). Depois que montar suas apresentações leve-as para escola em seu pendrive, hd externo ou smartphone.

Para esse exemplo, utilizarei o LibreOffice Impress para montar uma apresentação de slides e inserir hiperlinks de páginas off-line de materiais criados com o GeoGebra.

Confira depois da imagem.

Como utilizar qualquer material do GeoGebra sem internet em sala de aula?

1º) Baixar o material que deseja usar em sala de aula

Se quiser usar um material criado por você, basta abrir o seu applet (material do GeoGebra) com o software GeoGebra, clicar no menu Arquivo e em seguida em Compartilhar. Abrirá a página do site de materiais do GeoGebra para você editar algumas configurações finais e gravar em seu perfil no site. 

Se não estiver logado no site aparecerá a página de login.

Página de login do GeoGebra

A função exportar para página WEB faz o mesmo procedimento citado acima. Antes de fazer, certifique-se que já esteja logado em seu perfil no GeoGebra. Há alguns anos quando o Java era essencial para rodar os applets, essa função estava ativa, mas agora seus apps rodam em HTML5.

Para esse exemplo sugiro que baixe esse material. Basta clicar em Baixar, em seguida marcar a opção Eu concordo com os termos de licença não-comercial do GeoGebra e depois clicar em Arquivo para uso Off-Line (.zip).

Clique em: Arquivo para uso Off-Line (.zip)

2º) Descompactar esse material

Depois de baixar esse arquivo, descompacte (use o Winzip, WinRAR, qualquer um) ele para a pasta de sua preferência. Agora abra a pasta descompactada e verá um arquivo com extensão .html.

Pasta descompactada com os arquivos do GeoGebra

Esse arquivo só deve ser aberto em navegadores como Google Chrome, Firefox, Opera, etc., e não precisará de internet para ver os recursos do material do GeoGebra que foi baixado.

Para abri-lo, clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo mUP8rT76j-Quadrado-da-Soma.html e escolha algum navegador de internet que aparecer nas opções.

Abrir arquivo HTML

O navegador abrirá e carregará em um instante o material do GeoGebra. Se quiser testar, faça isso sem estar conectado à internet.

3º) Abrir o editor de apresentações

Dentro de suas apresentações use o recurso de inserir hiperlink em trechos específicos em que executará o material do GeoGebra. Como esse exemplo abaixo.

Libreoffice impress com hiperlink para material do GeoGebra

Mas, executar materiais do GeoGebra chamando a partir do PowerPoint ou LibreOffice Impress não é uma tarefa desnecessária, visto que podemos fazer isso no programa do GeoGebra?

A ideia aqui é não depender do software GeoGebra, que citei no começo do artigo. Até porque, abrir o programa várias vezes para mostrar materiais pode ser demorado em uma aula. Trata-se de aula demonstrativa onde o professor exibirá tais recursos afim de facilitar a compreensão de algum conteúdo. Para aulas onde o aluno é ativo nesse processo, ela deve ser realizada de outra forma, onde eles possam também construir materiais.

Uma apresentação de aula sobre produtos notáveis terá dezenas de slides e cada um deles pode ter vários hiperlinks que abre um material específico do GeoGebra, tudo em um só lugar.

4º) Inserir hiperlink da página off-line do GeoGebra

Inserir hiperlink é muito fácil e rápido. O hiperlink é o caminho onde está o arquivo .html do GeoGebra que você baixou. No meu caso está como mostrado nas próximas imagens.

Inserir hiperlink (LibreOffice Impress)

Inserir hiperlink no LibreOffice Impress

Editar hiperlink no LibreOffice Impress


Inserir hiperlink (Microsoft PowerPoint)

Botão inserir hiperlink no Microsoft PowerPoint
Botão inserir hiperlink no Microsoft PowerPoint

Editar hiperlink

Concluindo

Crie suas apresentações com a sua aula detalhada em slides e quando precisar explicar um conteúdo de forma mais interativa para auxiliar na compreensão por partes dos alunos, insira hiperlinks para páginas off-line de materiais criados com o GeoGebra.

Acesse também:

COMENTÁRIOS



$show=post

$show=post

Mesa Digitalizadora barata e ideal para professores
Nome

android,27,aplicações matemáticas,123,Aprender Matemática,39,Artigo Convidado,50,Biologia,1,blog,52,Blogger,5,Camisetas de exatas,11,Carl Sagan Day,1,chatgpt,2,chrome,9,cinema,12,Concursos,3,Curiosidades matemáticas,104,curso online,10,Desafios matemáticos,44,destaque,5,determinantes,3,Dia do Estudante,1,Dia do Professor,10,Diario Escolar Digital,5,Dica de economia,4,dica de livro,32,Dica para professor,54,divulgação,61,E-book,4,Editorial,21,educação,109,ENEM,1,ensino,144,Entrevista,8,eventos,19,excel,24,extensões,11,Facebook,8,feira do livro,4,firefox,2,frações,6,funções,14,geogebra,83,GifsMatemáticos,5,google,46,história da matemática,41,humor,58,IMO,2,InternetJusta,1,iOS,18,iPad,7,iPhone,3,jogos,31,Katex,1,Latex,22,LibreOffice,14,linux,50,Livro GeoGebra,6,Mapa Mental,1,Matemática e profissões,21,Matemático do dia,27,Materiais GeoGebra,31,Mathjax,2,Netflix,7,Noticias,132,OBMEP,1,One Strange Rock,1,Papel milimetrado,5,Papel Quadriculado,1,Pi Day,16,piadas matemáticas,13,PodCast,4,política,3,premiações,7,professor,6,promoção,13,Quiz,22,Resenhas de Livros,1,Resposta Desafios,1,Sebastião Vieira,22,software,18,Software Livre,50,Tabuada,5,TCC,18,Telegram,7,texmaths,5,TIC,35,Top artigos,4,ubuntu,15,Videos,105,wallpapers matemáticos,23,Widgets,26,windows,41,wolfram alpha,31,Youtube,21,
ltr
item
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática: Como utilizar qualquer material do GeoGebra sem internet em sala de aula?
Como utilizar qualquer material do GeoGebra sem internet em sala de aula?
Se devido a algum problema técnico você não pode utilizar nenhum dos apps do GeoGebra e quer apenas explorar construções criadas com o GeoGebra para dinamizar as aulas de Matemática, saiba que você pode utilizar qualquer material do GeoGebra sem internet em sala de aula.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEikNtsC4DKLF8xLDHWscqPfcYJTaEVfwBFyPry_zWnT0o3gIguY1zbZyh75Lflbc5u2DZfMomysQnxNUVxJTvIlfpj4tW3XCEphe4QN2e7ykr-xX8t-MhZyYXo1WLJdiUJokqbgMV3or-0/s1600/como-utilizar-qualquer-material-do-geogebra-sem-internet-em-sala-de-aula.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEikNtsC4DKLF8xLDHWscqPfcYJTaEVfwBFyPry_zWnT0o3gIguY1zbZyh75Lflbc5u2DZfMomysQnxNUVxJTvIlfpj4tW3XCEphe4QN2e7ykr-xX8t-MhZyYXo1WLJdiUJokqbgMV3or-0/s72-c/como-utilizar-qualquer-material-do-geogebra-sem-internet-em-sala-de-aula.png
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2019/01/como-utilizar-qualquer-material-do-geogebra-sem-internet-em-sala-de-aula.html
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2019/01/como-utilizar-qualquer-material-do-geogebra-sem-internet-em-sala-de-aula.html
true
125900602153146940
UTF-8
Carregar mais posts Não foram encontrados posts VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTS VER TODOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE TODOS OS POSTS Não foi encontrada nenhuma correspondência de postagem com sua solicitação VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecioinar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar