Já segue o canal do blog no Telegram? Conheça o Telegram nesse artigo. É melhor do que o Whatsapp!😍
Camisetas Exatas

Nesse artigo quero apenas simplesmente convidar você a experimentar um recurso diferente do normal. Não é algo inovador, fantástico, surpreendente, etc e tal. Apenas planeje suas aulas para mostrar a utilidade da Função Polinomial do 1º grau de forma aplicada, interativa e animada.
A aplicação da Função Polinomial do 1º grau ou simplesmente Função Afim em situações cotidianas é mais comum do que as pessoas possam pensar. A todo instante não percebemos a sua utilização em tarefas realmente úteis em nossas vidas, como por exemplo, na conta de telefone fixo ou móvel, para escolher um plano de saúde ou numa simples corrida de táxi (e é esse exemplo que destaco nesse post).

E por que não percebemos? Simplesmente porque as pessoas (incluindo estudantes) não suportam que a Matemática faça parte das suas vidas. A maioria das pessoas não estão interessadas em saber que uma função $f(x)=1,5 \cdot x+7,5$ (apenas exemplo) está presente em sua conta de telefone, através de um software, que a empresa de telefonia gera todos os meses de acordo com o seu próprio consumo.

E por que há falta de interesse dos nossos alunos? Claro, a Matemática dos livros didáticos (não saímos da sala de aula) não mostra ou mostra muitíssimo pouco, como a Matemática é útil e frequente em nossas vidas. Por que?
  1. Porque para algumas escolas, completar conteúdos é mais importante.
  2. Porque nota é mais importante.
  3. Porque  estudar as origens e desenvolvimento da Matemática não é importante.
  4. Porque nosso sistema de ensino atual só prepara para fazer provas desde o 1º ano até o Ensino Médio e segue da mesma forma para a vida toda.
E a lista é longa, mas não é objetivo desse post.

Para que serve Função do 1º grau (ou afim) + Recurso com o GeoGebra
Material criado por Azuaite Schneider, professor do IFPR.

O problema do táxi

Nesse artigo quero apenas simplesmente convidar você a experimentar um recurso diferente do normal. Não é algo inovador, fantástico, surpreendente, etc e tal. Apenas planeje suas aulas para mostrar a utilidade da Função Polinomial do 1º grau de forma aplicada, interativa e animada.

A ideia é que você compare qual didática de ensino surtirá mais efeitos positivos em seus alunos depois dessa aula. Usando apenas livros didáticos ou usando o recurso do GeoGebra sobre uma corrida de táxi, que conta com a descrição do problema e um pequeno quiz sobre o tema.

Acessar material Baixar material

Tome inspiração com esse material e pesquise por mais recursos ou crie os seus. 
Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do extinto Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

0 comentários: