$show=label-post-search-page

Camisetas de Exatas - @camisetasdeexatas

$type=slider$meta=no$readmore=no$date=no$snippet=no$title=no$label=no$height=540$show=home

Por que menos por menos é igual a mais?

COMPARTILHE:

Demonstração simples do porquê o produto de dois números negativos é igual a um número positivo.

Continuando com as demonstrações sobre os porquês desses "jogos de sinais", que são vistos inicialmente no 7º ano do Ensino Fundamental, com a introdução do conjunto dos números inteiros; desta vez mostrarei como é simples perceber o porquê de $-$ por $- = +$ (menos por menos é igual a mais).

Imagine a seguinte situação de um professor dando aula de Matemática.

— Então sempre que multiplicamos qualquer número negativo por outro número negativo o resultado será sempre positivo. Ok turma? Vamos continuar...
— Espera professor! Por que isso acontece? Pergunta um aluno questionando o professor.
— Porque é assim, são regras matemáticas. Responde o professor temendo a pergunta.
— Mas por quê, professor? Não entendi porque simplesmente mudou o sinal.
— Vamos continuar a aula...

Creio que é comum diálogos como este nas aulas de Matemática (inclusive nas minhas aulas). Como sobressair diante desta situação?

Por que menos por menos é igual a mais?

Simples, seja sempre sincero e nunca tente enganar seus alunos, pois o efeito pode ser reverso. No entanto, é necessário estar preparado e pronto para responder quaisquer dúvidas, mesmo que essas dúvidas não sejam possíveis de serem sanadas naquele momento. Pois isso vai depender exclusivamente do amadurecimento de cada turma.

A demonstração abaixo não faz parte do currículo de conteúdos para o Ensino Fundamental e Médio, mas não é impossível dar uma certa noção dessas demonstrações para os alunos. Mostrando assim, que suas dúvidas mais comuns sobre as operações com números inteiros, tem uma justificativa matemática, baseada numa prova e que deve ser aceita como verdadeira.

Leia também:

Demonstração

Por que menos por menos é igual a mais? 

O objetivo será partir do primeiro membro (hipótese) e mostrar que o segundo membro (tese) da expressão logo abaixo existe. Para isso, basta usar algumas propriedades matemáticas elementares. Essas propriedades foram destacadas nos artigos linkados acima.

Em símbolos:

$-(-x)=x$; $\forall x\in \mathbb{R}$

Aplicando o elemento simétrico de $-(-x)$ no primeiro membro temos a seguinte igualdade verdadeira:

$-(-x)+(-x)=0$

Note que a propriedade não fez uso do segundo membro.

Agora na expressão acima, somamos o $x$ (princípio aditivo¹ permite essa operação) em ambos os membros e obtemos:

$-(-x)+(-x)+x=0+x$

No primeiro membro da expressão acima, $x$ é o elemento simétrico de $-x$ e no segundo membro, $0$ é o elemento neutro na adição ($0+x=x$), então temos que:

$-(-x)+0=x$

Aplicando novamente a propriedade de elemento neutro da adição no primeiro membro, temos que:

$-(-x)=x$
c.q.d.


A expressão acima prova a expressão inicial. Portanto, qualquer número negativo multiplicado por outro número negativo, resultará sempre em um número positivo. 

Note que estamos operando apenas com dois fatores. Acima de dois fatores faz-se um agrupamento para aplicar essa propriedade.

Exemplos particulares:

$-(-4)=4$
$(-3).(-4)=12$
$(-1).(-19)=19$


¹ O princípio aditivo permite adicionar qualquer número em ambos os membros sem que a igualdade seja alterada.

COMENTÁRIOS

Comentaristas: 16
  1. Respostas
    1. Olá, Mayra!

      Talvez aqui no modo texto não te ajude tanto. Pesquise por vídeos no Youtube que trazem essa mesma ideia.

      Um abraço!

      Excluir
    2. Boa tarde, eu fiz essa pergunta a 10 anos atrás e 3 professores de matemática da UEFS. Nao conseguiram me responder. No livro a HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, tem uma sessão que se chama HERMENÊUTICA onde lá existem regras criadas para dar sentido e que por acaso ainda não têm comprovação matemática o menos vezes menos se incluem nisso.

      Excluir
    3. Qual o(a(s)) autor(a(s)) desse livro, por favor?

      Excluir
    4. A hermenêutica é uma palavra muito associada a Teologia Bíblica, mas é um campo de estudo que se dedica a analisar a interpretação de textos e suas conexões com o contexto histórico e cultural em que foram criados. No contexto da história da matemática, a hermenêutica é utilizada para examinar e compreender o progresso da matemática ao longo dos anos, bem como como as ideias e teorias matemáticas foram moldadas pelas circunstâncias históricas e culturais em que surgiram.

      Não sei qual livro se refere, mas neste contexto matemático, suportamente eu imagino que se refira aos axiomas matemáticos, como alguns que citei nest post, onde eles não precisam de demonstração matemática, para ser aceitos.

      Excluir
  2. Estou tentando ajudar meu filho e continua também não entendendo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah!

      Este tipo de abordagem não é adequado para estudantes do 7º ano, quando os mesmo começam a estudar números inteiros. Verifique o livro didático do seu filho, tenho a certeza que lá tem um método didático mais próximo da maturidade matemática do seu filho.

      Um abraço!

      Excluir
  3. cara valeu isso ajudou muito no meu trabalho escolar

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Vitor!

    Quem seria o autor do livro??

    ResponderExcluir
  5. Tenho uma dúvida, sim, - multiplicado por - é positivo, e isso foi demonstrado, mas como isso seria aplicado a um problema real? Como multiplicar dois termos negativos daria positivo na realidade? Eu gostaria de saber porque para mim as vezes a matemática parece desconexa da realidade...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Multiplicação é soma de parcelas iguais. $(-1)+(-1)+(-1)=3 \cdot (-1)$. Mercado financeiro se aplicada diariamente ao fazer somas de saldos negativos.

      A Matemática não se torna uma realidade apenas se tiver aplicação. O que sempre pode ser feito é uma cotidianização de conteúdos matemáticos com fatos palpáveis em nossa volta.

      O problema é quando o palpável não é possível por diversos fatores.

      Excluir
  6. Os professores têm dificuldades de demonstrar para os alunos do ensino básico pq é muito complexo e os alunos não tem condições de compreender, só no ensino superior. Não é pq os professores não sabem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo você. Os alunos do médio não tem condições por diversos motivos, um deles é a sobrecarga de conteúdos. Obrigado por estar aqui.

      Excluir
  7. Sensacional, obrigada!! Consegui achar outras explicações, mas não usaram linguagem formal da matemática, com sua explicação, tudo ficou claro.
    Só tenho uma pequena observação: no 7º paragrafo da parte Demonstração. o elemento neutro está 0 + x = 0, mas, na verdade, era para ser 0 + x = x, certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marina! Caramba! Este post é de 2012 e neste tempo todo somente você viu esse erro.

      Obrigado por avisar.

      Abração!

      Excluir



$show=post

$show=post

Mesa Digitalizadora barata e ideal para professores
Nome

android,27,aplicações matemáticas,123,Aprender Matemática,39,Artigo Convidado,50,Biologia,1,blog,52,Blogger,5,Camisetas de exatas,11,Carl Sagan Day,1,chatgpt,2,chrome,9,cinema,12,Concursos,3,Curiosidades matemáticas,104,curso online,10,Desafios matemáticos,44,destaque,5,determinantes,3,Dia do Estudante,1,Dia do Professor,10,Diario Escolar Digital,5,Dica de economia,4,dica de livro,32,Dica para professor,54,divulgação,61,E-book,4,Editorial,21,educação,109,ENEM,1,ensino,144,Entrevista,8,eventos,19,excel,24,extensões,11,Facebook,8,feira do livro,4,firefox,2,frações,6,funções,14,geogebra,83,GifsMatemáticos,5,google,46,história da matemática,41,humor,58,IMO,2,InternetJusta,1,iOS,18,iPad,7,iPhone,3,jogos,31,Katex,1,Latex,22,LibreOffice,14,linux,50,Livro GeoGebra,6,Mapa Mental,1,Matemática e profissões,21,Matemático do dia,27,Materiais GeoGebra,31,Mathjax,2,Netflix,7,Noticias,132,OBMEP,1,One Strange Rock,1,Papel milimetrado,5,Papel Quadriculado,1,Pi Day,16,piadas matemáticas,13,PodCast,4,política,3,premiações,7,professor,6,promoção,13,Quiz,22,Resenhas de Livros,1,Resposta Desafios,1,Sebastião Vieira,22,software,18,Software Livre,50,Tabuada,5,TCC,18,Telegram,7,texmaths,5,TIC,35,Top artigos,4,ubuntu,15,Videos,105,wallpapers matemáticos,23,Widgets,26,windows,41,wolfram alpha,31,Youtube,21,
ltr
item
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática: Por que menos por menos é igual a mais?
Por que menos por menos é igual a mais?
Demonstração simples do porquê o produto de dois números negativos é igual a um número positivo.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhk8c-5ntPs0yTipw8JBL3V6Agryqsh-SRKOnn_wFteIpkMHkvTravTYsE8I_RJEgHEbFQl55nhuLaQOylbvpwDlhPG16QXx28F7KmKqDnB8Znqu5wrepUUrYEXSE8D_FsqAEDs2H5yzww/s1600/menos_por_menos_e_igual_a_mais.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhk8c-5ntPs0yTipw8JBL3V6Agryqsh-SRKOnn_wFteIpkMHkvTravTYsE8I_RJEgHEbFQl55nhuLaQOylbvpwDlhPG16QXx28F7KmKqDnB8Znqu5wrepUUrYEXSE8D_FsqAEDs2H5yzww/s72-c/menos_por_menos_e_igual_a_mais.png
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2012/05/por-que-menos-por-menos-e-igual-mais.html
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2012/05/por-que-menos-por-menos-e-igual-mais.html
true
125900602153146940
UTF-8
Carregar mais posts Não foram encontrados posts VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTS VER TODOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE TODOS OS POSTS Não foi encontrada nenhuma correspondência de postagem com sua solicitação VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecioinar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar