Ofertas em Destaque na Semana Black Friday
Validade: até 25/Novembro às 23h59

Evite de perder seus arquivos importantes devido a erros inesperados de seu computador.
Digitando algumas avaliações, surgiu a ideia de escrever esse artigo, baseada numa experiência própria nada agradável que passei em 2009. O artigo não tem teor matemático, mas são ótimas dicas para professores e interessados.

Você ainda usa pendrive ou hd externo para guardar suas atividades docentes? Planejamento, provas, projetos, etc., tudo guardado apenas nesses dispositivos offline? Se você usa Windows e a escola também, as chances de você perder tudo aumentam muito. O motivo é claro, vírus!

Nunca se sabe o que tem em uma máquina onde várias pessoas compartilham arquivos a todo instante ou baixam arquivos suspeitos da internet. Hoje em dia existem vírus para tudo. Existe aquele que irá danificar seus arquivos e adeus sossego.

Dicas para não depender de um pendrive/HD externo (fique esperto professor! )

Quem nunca passou a semana de avaliações editando provas intermináveis, revisando-as, montando gabaritos, os cronogramas, etc.? É um trabalho árduo e cansativo que todo professor passa rotineiramente.

Aproveite e leia o artigo Como elaborar e digitar 7 provas (70 questões) em apenas 10 minutos?

O problema

Imagine que ao terminar de digitar em seu notebook ou PC, todas as suas atividades urgentes, você salva em um pendrive. É uma sensação de alívio não é mesmo? Arquivos guardados no hd do notebook e também no pendrive, que maravilha! 

Mas nem tudo são flores! Em uma bela manhã de sol...

Quando você mais precisa de seus arquivos, uma pane acontece na sua máquina e não há nada que você possa fazer para recuperar seus arquivos a tempo de imprimir e aplicar as avaliações. E agora? O que fazer?

Ah, salvei no pendrive!

Você chega na escola, entrega o pendrive para o responsável pela impressão. Ele espeta o dispositivo no PC, depois de alguns segundos, olha pra você e diz: seu pendrive "pegou" um vírus e seus arquivos foram todos corrompidos. Você terá que digitar tudo de novo.

Sua reação

Depois que conheci o Linux, essas pragas não me afligem mais. Recomendo que leia o artigo 7 razões para professores usarem o Linux.

A solução

Uma solução definitiva e eficaz é de salvar todos os arquivos na nuvem. O termo nuvem é uma "abreviação" mais comum para a computação em nuvem, que é a utilização da memória e das capacidades de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet. [Wikipédia]

Em outras palavras, são HDs virtuais disponíveis na internet gratuitamente com capacidades que variam entre 2GB e 50GB, dependendo do serviço.


Detalhes

Veja as características básicas que destaco e julgo interessantes sobre cada um dos servidores e como obtê-los para seu notebook, PC, Tablet ou Smartphone.

Recomendo que faça uso dessas ferramentas. Elas te auxiliarão na produtividade de suas tarefas escolares e não dependerá apenas de um pendrive para carregar/salvar seus arquivos mais importantes. Salve qualquer tipo de arquivo e tenha acesso direto aonde estiver.

Para criar uma conta em cada um destes servidores procure o link Sign up ou Create account (criar conta). Se tiver dificuldade de criar uma conta ou em enviar arquivos, deixe um comentário, te ajudarei com prazer.

O meu servidor preferido é o Google Drive. O secundário é o MEGA, onde ele sincroniza todos os meus arquivos em tempo real durante a edição das minhas atividades. Dessa forma nunca terei problemas com arquivos danificados.

Veja as dicas.

MEGA - mega.co.nz

Capacidade gratuita: 50 GB
Compartilhamento de arquivos: público e privado
Disponibilidade de aplicativos:
  • Desktop: Windows, Linux e iOS
  • Dispositivos móveis: Google Play, App Store, Windows Phone Store e Black Berry World.
  • Navegadores: Chrome e Firefox


Ubuntu One - www.one.ubuntu.com (DESATIVADO)

Capacidade gratuita: 5GB
Compartilhamento de arquivos: público e privado
Disponibilidade de aplicativos:
  • Desktop: Windows e Ubuntu
  • Dispositivos móveis: Android e iPhone.

4shared - www.4shared.com

Capacidade gratuita: 15GB
Compartilhamento de arquivos: público e privado
Disponibilidade de aplicativos:
  • Desktop: Windows, Mac e Linux. 
  • Dispositivos móveis: Blackberry, iPhone, iPad, Symbian e Android.

Dropbox - www.dropbox.com

Capacidade gratuita: 2GB
Compartilhamento de arquivos: privado e gratuito
Disponibilidade de aplicativos:
  • Desktop: Windows, Mac e Linux.
  • Dispositivo móveis: Android, iPhone, iPad, BlackBerry e Kindle Fire.


Google Drive - www.drive.google.com

Capacidade gratuita: 5GB
Compartilhamento de arquivos: público e privado
Disponibilidade de aplicativos:
  • Desktop: PC e Mac.
  • Dispositivos móveis: Android, iPhone, iPad, Chrome OS

Box - www.box.com

Ótimos gadgets para compartilhamentos de arquivos e possui contador de downloads.
Capacidade gratuita: 5GB
Compartilhamento de arquivos: privado e público
Disponibilidade de aplicativos:
  • Dispositivos móveis: Android, iPhone, iPad e Windows Phone.

Esses servidores salvam minha vida profissional. Tenho um pendrive de 8GB, um HD externo de 1TB GB, mas nunca utilizo eles para minhas tarefas escolares. É muito mais prático, "levar" tudo na nuvem usando aplicativos móveis ou acessando cada conta online, onde quer eu esteja.

Acessando a página de cada site, consulte o limite do tamanho de arquivo que pode ser enviado.

Recomendo que leia 19 serviços gratuitos de armazenagem em nuvem para mais detalhes e sugestões de outros serviços na nuvem.

Conteúdos:


Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

4 comentários:

  1. Ótimas dicas, realmente a nuvem facilita muito nossa vida. Uso, dos citados acima, o Google Drive, o 4Shared e o Dropbox. Outras opções muito boas são o Mega (que conta com uma técnica bastante interessante de download de arquivos), o OneDrive (que, por ser da MicroSoft, possui integrado o Word, PowerPoint, Excel e OneTone na nuvem, grátis) e o MEOCloud (que tem bastante gigabytes iniciais na conta gratuita).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marcel!

      Ainda não usei o Mega e o MEOClod. Criarei uma conta e passarei a testá-los também. Obrigado por vir aqui e comentar com essas dicas.

      Um abraço!

      Excluir
  2. Realmente, a tecnologia de armazenamento na nuvem salvou minha vida.

    Cansei de realizar formatação em pc e perder arquivos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Só uso pendrive para ouvir música no carro ou no som de casa. Todas as minhas tarefas pessoais e profissionais são sincronizadas na nuvem.

      Também já perdi muitas arquivos, agora não mais.

      Abraço!

      Excluir