$show=label-post-search-page

Camisetas de Exatas - @camisetasdeexatas

$type=slider$meta=no$readmore=no$date=no$snippet=no$title=no$label=no$height=540$show=home

Dicas para não depender de um pendrive/HD externo (fique esperto professor!)

COMPARTILHE:

Evite de perder seus arquivos importantes devido a erros inesperados de seu computador.

Digitando algumas avaliações, surgiu a ideia de escrever esse artigo, baseada numa experiência própria nada agradável que passei em 2009. O artigo não tem teor matemático, mas são ótimas dicas para professores e interessados.

Você ainda usa pendrive ou hd externo para guardar suas atividades docentes? Planejamento, provas, projetos, etc., tudo guardado apenas nesses dispositivos offline? Se você usa Windows e a escola também, as chances de você perder tudo aumentam muito. O motivo é claro, vírus!

Nunca se sabe o que tem em uma máquina onde várias pessoas compartilham arquivos a todo instante ou baixam arquivos suspeitos da internet. Hoje em dia existem vírus para tudo. Existe aquele que irá danificar seus arquivos e adeus sossego.

Dicas para não depender de um pendrive/HD externo (fique esperto professor! )

Quem nunca passou a semana de avaliações editando provas intermináveis, revisando-as, montando gabaritos, os cronogramas, etc.? É um trabalho árduo e cansativo que todo professor passa rotineiramente.

Aproveite e leia o artigo Como elaborar e digitar 7 provas (70 questões) em apenas 10 minutos?

O problema

Imagine que ao terminar de digitar em seu notebook ou PC, todas as suas atividades urgentes, você salva em um pendrive. É uma sensação de alívio não é mesmo? Arquivos guardados no hd do notebook e também no pendrive, que maravilha! 

Mas nem tudo são flores! Em uma bela manhã de sol...

Quando você mais precisa de seus arquivos, uma pane acontece na sua máquina e não há nada que você possa fazer para recuperar seus arquivos a tempo de imprimir e aplicar as avaliações. E agora? O que fazer?

Ah, salvei no pendrive!

Você chega na escola, entrega o pendrive para o responsável pela impressão. Ele espeta o dispositivo no PC, depois de alguns segundos, olha pra você e diz: seu pendrive "pegou" um vírus e seus arquivos foram todos corrompidos. Você terá que digitar tudo de novo.

Sua reação

Depois que conheci o Linux, essas pragas não me afligem mais. Recomendo que leia o artigo 7 razões para professores usarem o Linux.

A solução

Uma solução definitiva e eficaz é de salvar todos os arquivos na nuvem. O termo nuvem é uma "abreviação" mais comum para a computação em nuvem, que é a utilização da memória e das capacidades de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet. [Wikipédia]

Em outras palavras, são HDs virtuais disponíveis na internet gratuitamente com capacidades que variam entre 2GB e 50GB, dependendo do serviço.

Detalhes

Veja as características básicas que destaco e julgo interessantes sobre cada um dos servidores e como obtê-los para seu notebook, PC, Tablet ou Smartphone.

Recomendo que faça uso dessas ferramentas. Elas te auxiliarão na produtividade de suas tarefas escolares e não dependerá apenas de um pendrive para carregar/salvar seus arquivos mais importantes. Salve qualquer tipo de arquivo e tenha acesso direto aonde estiver.

Para criar uma conta em cada um destes servidores procure o link Sign up ou Create account (criar conta). Se tiver dificuldade de criar uma conta ou em enviar arquivos, deixe um comentário, te ajudarei com prazer.

O meu servidor preferido é o Google Drive. O secundário é o MEGA, onde ele sincroniza todos os meus arquivos em tempo real durante a edição das minhas atividades. Dessa forma nunca terei problemas com arquivos danificados.

Veja as dicas.

MEGA - mega.co.nz

Capacidade gratuita: 50 GB
Compartilhamento de arquivos: público e privado
Disponibilidade de aplicativos:
  • Desktop: Windows, Linux e iOS
  • Dispositivos móveis: Google Play, App Store, Windows Phone Store e Black Berry World.
  • Navegadores: Chrome e Firefox

Pcloud - my.pcloud.com

Capacidade gratuita: 10 GB
Compartilhamento de arquivos: público e privado
Disponibilidade de aplicativos:
  • Desktop: Windows, Linux e iOS
  • Dispositivos móveis: Google Play, App Store.

Ubuntu One - www.one.ubuntu.com (DESATIVADO)

Capacidade gratuita: 5GB
Compartilhamento de arquivos: público e privado
Disponibilidade de aplicativos:
  • Desktop: Windows e Ubuntu
  • Dispositivos móveis: Android e iPhone.

4shared - www.4shared.com

Capacidade gratuita: 15GB
Compartilhamento de arquivos: público e privado
Disponibilidade de aplicativos:
  • Desktop: Windows, Mac e Linux. 
  • Dispositivos móveis: Blackberry, iPhone, iPad, Symbian e Android.

Dropbox - www.dropbox.com

Capacidade gratuita: 2GB
Compartilhamento de arquivos: privado e gratuito
Disponibilidade de aplicativos:
  • Desktop: Windows, Mac e Linux.
  • Dispositivo móveis: Android, iPhone, iPad, BlackBerry e Kindle Fire.


Google Drive - www.drive.google.com

Capacidade gratuita: 5GB
Compartilhamento de arquivos: público e privado
Disponibilidade de aplicativos:
  • Desktop: PC e Mac.
  • Dispositivos móveis: Android, iPhone, iPad, Chrome OS

Box - www.box.com

Ótimos gadgets para compartilhamentos de arquivos e possui contador de downloads.
Capacidade gratuita: 5GB
Compartilhamento de arquivos: privado e público
Disponibilidade de aplicativos:
  • Dispositivos móveis: Android, iPhone, iPad e Windows Phone.

Esses servidores salvam minha vida profissional. Tenho um pendrive de 8GB, um HD externo de 1TB GB, mas nunca utilizo eles para minhas tarefas escolares. É muito mais prático, "levar" tudo na nuvem usando aplicativos móveis ou acessando cada conta online, onde quer eu esteja.

Acessando a página de cada site, consulte o limite do tamanho de arquivo que pode ser enviado.

Recomendo que leia 19 serviços gratuitos de armazenagem em nuvem para mais detalhes e sugestões de outros serviços na nuvem.

COMENTÁRIOS

Comentaristas: 4
  1. Ótimas dicas, realmente a nuvem facilita muito nossa vida. Uso, dos citados acima, o Google Drive, o 4Shared e o Dropbox. Outras opções muito boas são o Mega (que conta com uma técnica bastante interessante de download de arquivos), o OneDrive (que, por ser da MicroSoft, possui integrado o Word, PowerPoint, Excel e OneTone na nuvem, grátis) e o MEOCloud (que tem bastante gigabytes iniciais na conta gratuita).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marcel!

      Ainda não usei o Mega e o MEOClod. Criarei uma conta e passarei a testá-los também. Obrigado por vir aqui e comentar com essas dicas.

      Um abraço!

      Excluir
  2. Realmente, a tecnologia de armazenamento na nuvem salvou minha vida.

    Cansei de realizar formatação em pc e perder arquivos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Só uso pendrive para ouvir música no carro ou no som de casa. Todas as minhas tarefas pessoais e profissionais são sincronizadas na nuvem.

      Também já perdi muitas arquivos, agora não mais.

      Abraço!

      Excluir



$show=post

$show=post

Mesa Digitalizadora barata e ideal para professores
Nome

android,27,aplicações matemáticas,123,Aprender Matemática,39,Artigo Convidado,50,Biologia,1,blog,52,Blogger,5,Camisetas de exatas,11,Carl Sagan Day,1,chatgpt,2,chrome,9,cinema,12,Concursos,3,Curiosidades matemáticas,104,curso online,10,Desafios matemáticos,44,destaque,5,determinantes,3,Dia do Estudante,1,Dia do Professor,10,Diario Escolar Digital,5,Dica de economia,4,dica de livro,32,Dica para professor,54,divulgação,61,E-book,4,Editorial,21,educação,109,ENEM,1,ensino,144,Entrevista,8,eventos,19,excel,24,extensões,11,Facebook,8,feira do livro,4,firefox,2,frações,6,funções,14,geogebra,83,GifsMatemáticos,5,google,46,história da matemática,41,humor,58,IMO,2,InternetJusta,1,iOS,18,iPad,7,iPhone,3,jogos,31,Katex,1,Latex,22,LibreOffice,14,linux,50,Livro GeoGebra,6,Mapa Mental,1,Matemática e profissões,21,Matemático do dia,27,Materiais GeoGebra,31,Mathjax,2,Netflix,7,Noticias,132,OBMEP,1,One Strange Rock,1,Papel milimetrado,5,Papel Quadriculado,1,Pi Day,16,piadas matemáticas,13,PodCast,4,política,3,premiações,7,professor,6,promoção,13,Quiz,22,Resenhas de Livros,1,Resposta Desafios,1,Sebastião Vieira,22,software,18,Software Livre,50,Tabuada,5,TCC,18,Telegram,7,texmaths,5,TIC,35,Top artigos,4,ubuntu,15,Videos,105,wallpapers matemáticos,23,Widgets,26,windows,41,wolfram alpha,31,Youtube,21,
ltr
item
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática: Dicas para não depender de um pendrive/HD externo (fique esperto professor!)
Dicas para não depender de um pendrive/HD externo (fique esperto professor!)
Evite de perder seus arquivos importantes devido a erros inesperados de seu computador.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjoBi-dOZOJPtyGJxSx4TLVQao4xxqX96bicyBqzwk5wO6KXtYBdafulno23U3xkGvMA9gK9_IURpzcyGYHeWHQISfrVxepOVDaqZNu00kj6mDiwKle1D7bwTJSkv1GvxCPIW2PIBrfLjI/s1600/dicas-nao-depender-pendrive.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjoBi-dOZOJPtyGJxSx4TLVQao4xxqX96bicyBqzwk5wO6KXtYBdafulno23U3xkGvMA9gK9_IURpzcyGYHeWHQISfrVxepOVDaqZNu00kj6mDiwKle1D7bwTJSkv1GvxCPIW2PIBrfLjI/s72-c/dicas-nao-depender-pendrive.png
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2012/09/dicas-para-nao-depender-de-um-pendrive.html
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2012/09/dicas-para-nao-depender-de-um-pendrive.html
true
125900602153146940
UTF-8
Carregar mais posts Não foram encontrados posts VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTS VER TODOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE TODOS OS POSTS Não foi encontrada nenhuma correspondência de postagem com sua solicitação VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecioinar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar