Você sabia que é possível integrar alguns aplicativos matemáticos no ambiente do Google Drive? Neste artigo destaco 4 aplicativos que funcionam dentro do Google Drive, que são dedicados para professores de Matemática, acadêmicos de cursos nas áreas de exatas e estudantes cursando o Ensino Fundamental e Médio.
Você sabia que é possível integrar alguns aplicativos matemáticos no ambiente do Google Drive?

Desde a criação do Google Drive, algumas novas funcionalidades foram surgindo, além daquelas nativas do próprio sistema, como criar documentos em texto, planilhas, apresentações em slides, desenhos e envio de arquivos em diversos formatos.

4 dicas de aplicativos matemáticos para o Google Drive

Mas o que mais me alegra é a funcionalidade de poder utilizar estes aplicativos online sempre que quisermos. Isso é possível graças a parcerias que a Google faz com algumas empresas desenvolvedoras de aplicativos para o navegador Google Chrome.

Estes aplicativos oferecem, em sua versão online, as mesmas funções dos softwares desenvolvidos para computadores. Criar, editar e salvar aquivos online é uma comodidade a mais que podemos fazer uso.

Neste artigo destaco 4 aplicativos que funcionam dentro do Google Drive, que são dedicados para professores de Matemática, acadêmicos de cursos nas áreas de exatas e estudantes cursando o Ensino Fundamental e Médio.

Clique nas imagens de cada aplicativo para instalá-los.

GeoGebra

Já publiquei diversos artigos sobre o GeoGebra, incluindo a sua aplicação para web. O GeoGebra é um Software Livre utilizado para construir gráficos ou desenhos geométricos dos mais simples aos mais avançados. 

Você pode fazer construções com pontos, vetores, segmentos, retas, seções cônicas bem como funções e mudá-los dinamicamente depois. Estas mesmas funções podem ser realizadas no ambiente do Google Drive.

Se preferir, construa um desenho ou gráfico GeoGebra para computador e envie o arquivo (de extenção .ggb) para uma pasta específica no Google Drive. Lá, dê um clique e espere a execução do seu desenho.

Cubo Mágico

Este aplicativo é para a sua diversão (risos). Nada mais do que uma versão online e em 3D, que pode ser manipulada usando o mouse, dentro do ambiente do Google Drive. Passe o cursor do mouse sobre o cubo mágico, clique e gire em todas as direções. Clique nas linhas ou colunas do cubo para girá-las.




Plotador de gráficos

Depois do GeoGebra, este é o aplicativo mais fantástico, simples e fácil de usar, que encontrei na Chrome Web Store.

Trata-se do aplicativo Desmos Graphing Calculator. Com ele é possível desenhar gráficos cartesianos de todos os tipos. Na medida que informamos uma equação, o gráfico é gerado automaticamente.

Pode-se inserir diversas equações ao mesmo tempo. Cada equação terá um cor diferente. Veja a tela do aplicativo com algumas funções que inseri.


Plotador de gráficos


Diagramas

Com o aplicativo Draw.io é ideal para construir qualquer tipo de figura geométrica plana euclidiana, apenas arrastando e colando. Com apenas alguns cliques é possível desenhar um Diagrama de Venn perfeito, para as aulas de Conjunto Numéricos, no Ensino Médio.

Dependendo da sua criatividade e das funcionalidades que pretende utilizar, existem uma gama de aplicações para este aplicativo. Por exemplo, se você é um professor de Física ou Eletrônica, poderá criar um circuito elétrico completinho, com apenas alguns objetos presentes neste aplicativo.

Diagramas

Como instalar e utilizar os aplicativos online no Google Drive

Para usar o GeoGebra no Google Drive é simples. Siga os passos citados a seguir.
  1. Tenha uma conta no Google e faça login nela;
  2. Acesse a Chrome Web Store (clique nas imagens ao lado de cada app) e instale os aplicativos no navegador Google Chrome;
  3. Dê permissão da sua conta do Google a cada aplicativo que irá instalar.
O vídeo abaixo mostra como o processo é rápido e fácil.



Os diagramas podem ser salvos no Google Drive, OneDrive, Dropbox ou em um dispositivo externo.

Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

2 comentários:

  1. Baixei um plugin para o Chrome de um hipertexto muito bom de matetemática, o Mathigon. Bom também. Mas realmente, o Geogebra supera todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Vou testar. Obrigado pela dica.

      Abraço!

      Excluir