$show=label-post-search-page

Camisetas de Exatas - @camisetasdeexatas

$type=slider$meta=no$readmore=no$date=no$snippet=no$title=no$label=no$height=540$show=home

4 dicas de aplicativos matemáticos para o Google Drive

COMPARTILHE:

Você sabia que é possível integrar alguns aplicativos matemáticos no ambiente do Google Drive? Neste artigo destaco 4 aplicativos que funcionam dentro do Google Drive, que são dedicados para professores de Matemática, acadêmicos de cursos nas áreas de exatas e estudantes cursando o Ensino Fundamental e Médio.

Você sabia que é possível integrar alguns aplicativos matemáticos no ambiente do Google Drive?

Desde a criação do Google Drive, algumas novas funcionalidades foram surgindo, além daquelas nativas do próprio sistema, como criar documentos em texto, planilhas, apresentações em slides, desenhos e envio de arquivos em diversos formatos.

4 dicas de aplicativos matemáticos para o Google Drive

Mas o que mais me alegra é a funcionalidade de poder utilizar estes aplicativos online sempre que quisermos. Isso é possível graças a parcerias que a Google faz com algumas empresas desenvolvedoras de aplicativos para o navegador Google Chrome.

Estes aplicativos oferecem, em sua versão online, as mesmas funções dos softwares desenvolvidos para computadores. Criar, editar e salvar aquivos online é uma comodidade a mais que podemos fazer uso.

Neste artigo destaco 4 aplicativos que funcionam dentro do Google Drive, que são dedicados para professores de Matemática, acadêmicos de cursos nas áreas de exatas e estudantes cursando o Ensino Fundamental e Médio.

Clique nas imagens de cada aplicativo para instalá-los.

GeoGebra

Já publiquei diversos artigos sobre o GeoGebra, incluindo a sua aplicação para web. O GeoGebra é um Software Livre utilizado para construir gráficos ou desenhos geométricos dos mais simples aos mais avançados. 

Você pode fazer construções com pontos, vetores, segmentos, retas, seções cônicas bem como funções e mudá-los dinamicamente depois. Estas mesmas funções podem ser realizadas no ambiente do Google Drive.

Se preferir, construa um desenho ou gráfico GeoGebra para computador e envie o arquivo (de extenção .ggb) para uma pasta específica no Google Drive. Lá, dê um clique e espere a execução do seu desenho.

Cubo Mágico

Este aplicativo é para a sua diversão (risos). Nada mais do que uma versão online e em 3D, que pode ser manipulada usando o mouse, dentro do ambiente do Google Drive. Passe o cursor do mouse sobre o cubo mágico, clique e gire em todas as direções. Clique nas linhas ou colunas do cubo para girá-las.




Plotador de gráficos

Depois do GeoGebra, este é o aplicativo mais fantástico, simples e fácil de usar, que encontrei na Chrome Web Store.

Trata-se do aplicativo Desmos Graphing Calculator. Com ele é possível desenhar gráficos cartesianos de todos os tipos. Na medida que informamos uma equação, o gráfico é gerado automaticamente.

Pode-se inserir diversas equações ao mesmo tempo. Cada equação terá um cor diferente. Veja a tela do aplicativo com algumas funções que inseri.


Plotador de gráficos


Diagramas

Com o aplicativo Draw.io é ideal para construir qualquer tipo de figura geométrica plana euclidiana, apenas arrastando e colando. Com apenas alguns cliques é possível desenhar um Diagrama de Venn perfeito, para as aulas de Conjunto Numéricos, no Ensino Médio.

Dependendo da sua criatividade e das funcionalidades que pretende utilizar, existem uma gama de aplicações para este aplicativo. Por exemplo, se você é um professor de Física ou Eletrônica, poderá criar um circuito elétrico completinho, com apenas alguns objetos presentes neste aplicativo.

Diagramas

Como instalar e utilizar os aplicativos online no Google Drive

Para usar o GeoGebra no Google Drive é simples. Siga os passos citados a seguir.
  1. Tenha uma conta no Google e faça login nela;
  2. Acesse a Chrome Web Store (clique nas imagens ao lado de cada app) e instale os aplicativos no navegador Google Chrome;
  3. Dê permissão da sua conta do Google a cada aplicativo que irá instalar.
O vídeo abaixo mostra como o processo é rápido e fácil.



Os diagramas podem ser salvos no Google Drive, OneDrive, Dropbox ou em um dispositivo externo.

COMENTÁRIOS

Comentaristas: 2
  1. Baixei um plugin para o Chrome de um hipertexto muito bom de matetemática, o Mathigon. Bom também. Mas realmente, o Geogebra supera todos

    ResponderExcluir



$show=post

$show=post

Mesa Digitalizadora barata e ideal para professores
Nome

android,27,aplicações matemáticas,123,Aprender Matemática,39,Artigo Convidado,50,Biologia,1,blog,52,Blogger,5,Camisetas de exatas,11,Carl Sagan Day,1,chatgpt,2,chrome,9,cinema,12,Concursos,3,Curiosidades matemáticas,104,curso online,10,Desafios matemáticos,44,destaque,5,determinantes,3,Dia do Estudante,1,Dia do Professor,10,Diario Escolar Digital,5,Dica de economia,4,dica de livro,32,Dica para professor,54,divulgação,61,E-book,4,Editorial,21,educação,109,ENEM,1,ensino,144,Entrevista,8,eventos,19,excel,24,extensões,11,Facebook,8,feira do livro,4,firefox,2,frações,6,funções,14,geogebra,83,GifsMatemáticos,5,google,46,história da matemática,41,humor,58,IMO,2,InternetJusta,1,iOS,18,iPad,7,iPhone,3,jogos,31,Katex,1,Latex,22,LibreOffice,14,linux,50,Livro GeoGebra,6,Mapa Mental,1,Matemática e profissões,21,Matemático do dia,27,Materiais GeoGebra,31,Mathjax,2,Netflix,7,Noticias,132,OBMEP,1,One Strange Rock,1,Papel milimetrado,5,Papel Quadriculado,1,Pi Day,16,piadas matemáticas,13,PodCast,4,política,3,premiações,7,professor,6,promoção,13,Quiz,22,Resenhas de Livros,1,Resposta Desafios,1,Sebastião Vieira,22,software,18,Software Livre,50,Tabuada,5,TCC,18,Telegram,7,texmaths,5,TIC,35,Top artigos,4,ubuntu,15,Videos,105,wallpapers matemáticos,23,Widgets,26,windows,41,wolfram alpha,31,Youtube,21,
ltr
item
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática: 4 dicas de aplicativos matemáticos para o Google Drive
4 dicas de aplicativos matemáticos para o Google Drive
Você sabia que é possível integrar alguns aplicativos matemáticos no ambiente do Google Drive? Neste artigo destaco 4 aplicativos que funcionam dentro do Google Drive, que são dedicados para professores de Matemática, acadêmicos de cursos nas áreas de exatas e estudantes cursando o Ensino Fundamental e Médio.
http://4.bp.blogspot.com/-Wb6QEmcEyfA/VqQF3-37LCI/AAAAAAAAfvs/MpOCMMqXpUA/s1600/4-dicas-aplicativos-matematicos-google-drive.png
http://4.bp.blogspot.com/-Wb6QEmcEyfA/VqQF3-37LCI/AAAAAAAAfvs/MpOCMMqXpUA/s72-c/4-dicas-aplicativos-matematicos-google-drive.png
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2013/08/4-dicas-de-aplicativos-matematicos-para-o-google-drive.html
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2013/08/4-dicas-de-aplicativos-matematicos-para-o-google-drive.html
true
125900602153146940
UTF-8
Carregar mais posts Não foram encontrados posts VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTS VER TODOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE TODOS OS POSTS Não foi encontrada nenhuma correspondência de postagem com sua solicitação VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecioinar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar