$show=label-post-search-page

Camisetas de Exatas - @camisetasdeexatas

$type=slider$meta=no$readmore=no$date=no$snippet=no$title=no$label=no$height=540$show=home

Por que criar um blog sobre Matemática?

COMPARTILHE:

Há mais ou menos 6 anos, o blog tinha uma única função que era de estreitar a minha relação com os meus alunos, através da internet, fazendo com que eles buscassem atividades no blog e que também publicassem seus resultados. Os anos foram passando e esta ideia foi tomando outros rumos.

Em 2007, quando tive a ideia de criar este blog, não sabia de 1% do que significava estruturar e manter um blog sempre atualizado e com conteúdo que chamasse a atenção dos internautas. Tanto é que cometi diversos erros, que hoje não cometo mais ou pelo menos tento não cometê-los.

Há mais ou menos 6 anos o blog tinha uma única função que era de estreitar a minha relação com os meus alunos, através da internet, fazendo com que eles buscassem atividades no blog e que também publicassem seus resultados.

Os anos foram passando e esta ideia foi tomando outros rumos. Minha paixão pela Informática, mais especificamente os softwares relacionados com a Matemática, foi aumentando na mesma proporção que pesquisava como poderia ensinar Matemática de forma diferente usando programas de computador. Esta nova abordagem do blog surgiu em meados de 2010.

Desde então venho lançando dicas de softwares (livres, gratuitos e pagos) e aplicativos para smartphones e tablets em forma de reviews; dicas para uma boa aula de Matemática, widgets matemáticos, curiosidades matemáticas, aplicações matemáticas, notícias relacionadas ao universo matemático e muito mais.

Costumo dizer que é um simples blog, pois seu conteúdo é basicamente construído em texto, porém com relevância.

Por que criar um blog sobre Matemática?

Mas por que criar um blog sobre Matemática?


Você já notou como as pessoas olham de forma estranha para um estudante de Matemática ou um professor de Matemática? Lembro de uma certa noite na faculdade quando passava pelo corredor e ouvi algumas pessoas cochichando: "Nossa! Ele cursa Matemática! É louco!"

Por que será que as pessoas pensam assim? Será que elas não aprenderam Matemática na escola? Será que tiveram um péssimo professor? Ou será que simplesmente não gostavam de Matemática? Mas e se tivessem habilidades com os números, gostariam de Matemática? Chega de perguntas!

O meu papel como professor de Matemática vai muito além de fazer um aluno entender cálculos matemáticos. Não me refiro a nenhuma teoria social. A minha preocupação estendeu-se da sala de aula para a internet, quando cansado de ver tanta gente mostrando sua ignorância intelectual menosprezando o conhecimento que nem se quer o detém.

Tentar mostrar a Matemática sob outra perspectiva passou a ser o tema deste blog. Infelizmente não consigo agradar a todos. Mas fico feliz com o que conquistei até agora.

Alguns motivos para criar um blog sobre Matemática:
  • Melhorar a interação entre professores e alunos;
  • Compartilhar experiências vividas durante a graduação na universidade e durante a licenciatura;
  • Encaminhamento de atividades extra sala de aula;
  • Acompanhamento do rendimento escolar do aluno;
  • Conhecer outros projetos por meio do blog;
  • Divulgação de resultados de trabalhos realizados por alunos.
E muitos outros motivos.

Um trabalho bem estruturado, estabilizado pode até gerar resultados inesperados como mostro logo abaixo. Este é o real motivo de escrever artigo.

Como Coordenador de Matemática tenho utilizado muitas das suas dicas para repassar aos professores, recentemente usamos o software Microsoft Mathematics que conheci pelo blog, aprendi a utilizá-lo e repassei aos professores, pela primeira vez o professor utilizou notebooks na aula de matemática e ficou surpreso como os alunos ficaram concentrados na atividade. [Comentário de Renato Ribeiro em Ganhei 2 milhões!]

Este é um dos casos que me deixa muito feliz, que me emociona e que faz valer a pena manter este blog. É uma satisfação indescritível saber que o blog tem alcançado professores, alunos e escolas em outros estados brasileiros, e com resultados tão bonitos.

Renato Ribeiro, em suas competências como Coordenador de Matemática, incentivou a criação de um projeto na escola que trabalha, do qual está surtindo efeitos positivos. O Projeto Matemática Interativa fez tanto sucesso que está no portal da Educação do Estado do Mato Grosso do Sul. Renato me enviou algumas fotos, e, com a sua autorização por escrito, compartilho com vocês.

Alunos utilizando o software Microsoft Mathematics

Alunos utilizando o software Microsoft Excel

Alunas da Escola Estadual Guaicuru, de Anaurilândia-MS

Aula de Matemática utilizando o software Microsoft Mathematics

Utilizando o Microsoft Excel

Agradeço ao Renato Ribeiro pelo feedback carinhoso do qual reportou ao blog. Sinto isso como uma injeção de ânimo não somente para o blog, mas para minha carreira como professor de Matemática.

Professor (a), se você ainda não tem um blog, tente experimentar esta ferramenta para auxiliar nas atividades desenvolvidas por você e seus alunos. Os resultados podem ser fantásticos. Só depende de você.

Quer criar um blog para sua disciplina, escola ou projeto individual?

Caso você não tenha habilidades para criar o seu primeiro blog, entre contato comigo, mas antes acesse portfolio.prof-edigleyalexandre.com. Leia todas as informações descritas, e, se for do seu interesse, preencha o formulário. Será um prazer te ajudar.

portfolio.prof-edigleyalexandre.com

O seu blog será entregue completo com direito a:
  • Domínio e e-mail próprio;
  • Layout responsive (se encaixa em várias telas);
  • Visual minimalista e de fácil navegação;
  • Logotipo;
  • Integrado as redes sociais;
  • Suporte técnico:
    • Ajuda para editar as postagens da forma correta;
    • Como criar suas próprias imagens ou pesquisar a melhor imagem para a postagem;
    • Como escrever um bom título para a postagem;
    • Como inserir vídeos;
    • Como criar categorias;
    • Editar link permanente;
    • Descrição da postagem;
    • Como divulgar nas redes sociais e RSS;
    • Como fazer networking.

E muito mais para o blog alcançar um numérico enorme de leitores e visitas.

Tem um blog sobre Matemática? Qual o seu tema principal? Compartilhe conosco deixando o link nos comentários deste artigo.

COMENTÁRIOS

Comentaristas: 6
  1. Oi...também tenho um blog de matemática http://professora-lucimeires.blogspot.com.br/,mas ainda estou aprendendo a usar essa ferramenta a favor da aprendizagem de meus alunos.Passe por lá e não se esqueça de deixar um comentário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lucimeires!

      O blog está muito pesado e cheio de gadgets, o que impossibilita uma boa navegação do blog.

      Se quiser, posso te dar um suporte com o seu blog, criando um novo visual e identidade.

      Um abraço!

      Excluir
    2. Olá, Edigley parabéns pelo seu trabalho. Tenho sido um leitor constante no seu Blog e esse seu pos parace que foi escrito para mim pois esse mês criei coragem e estou criando o meu blog também. Todas as dúvidas e incertezas que você relatou eu estou passando por todas elas.

      Certamente vou cometer muitos erros ao escrever meus post, como fazer para que fiquem interessantes como os que você escreve.

      Mas oque me motiva é a vontade de poder compartilhar assuntos e ferramentas legais que possam estimular o aprendizado da Matemática.
      Espero que daqui uns anos o meu possa ser referência a muita gente como certamente o seu é.
      Parabéns mais uma vez

      Excluir
    3. Olá, Rubão! Obrigado por enviar seu feedback positivo. Fique sempre a vontade para enviar críticas e sugestões.

      Sobre a criação do seu blog/projeto, eu já o visitei e você faz aquilo que sempre tive vontade de fazer - criar/programar jogos informatizados para o Ensino de Matemática.

      É importante também errar, assim como assumir e corrigir os erros também é importante. Eu estou na blogosfera há 7 anos com este blog e não imaginei que iria tão longe. Como já disse foram muitos erros que me fizeram aprender muito sobre a criação e manutenção de um blog.

      Espero que consiga obter sucesso com o seu.

      O que você precisa já tem - motivação e vontade de compartilhar conhecimento. Todas as demais coisas podem ser melhoradas afim de ampliar e cativar seu público alvo. Conte sempre comigo para isso.

      Um abraço!

      Excluir
  2. Como faço para poder abrir/criar um blog voltado para a Matemática?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Professor Bené!

      Posso criar um blog para você e treiná-lo para administrá-lo da forma correta e dar suporte por tempo indeterminado, assim como fiz com os blogs já criei:

      - Laboratório Sustentável de Matemática. Da professora carioca Daniela Mendes.
      - TICs na Matemática. Do professor goiano Charles Bastos
      - Matemática é Fácil. Do professor paulista Jefferson dos Santos.
      - Vivendo entre Símbolos. Do professor cearense Romirys Cavalcante.
      - Matemática Genial. De Ricardo Barth e Érica Villaça. (migrou para outro serviço)
      - Equação Fácil. Site para o E-book de Edigley Alexandre.
      - O Baricentro da Mente. Do paulista Kleber Kilhian.
      - MIPEDES. Do professor Luís Cláudio.
      - Como Escreve, de Marilúcia Santos.

      Entre em contato que explicarei em detalhes.

      Um abraço!

      Excluir



$show=post

$show=post

Mesa Digitalizadora barata e ideal para professores
Nome

android,27,aplicações matemáticas,123,Aprender Matemática,39,Artigo Convidado,50,Biologia,1,blog,52,Blogger,5,Camisetas de exatas,11,Carl Sagan Day,1,chatgpt,2,chrome,9,cinema,12,Concursos,3,Curiosidades matemáticas,104,curso online,10,Desafios matemáticos,44,destaque,5,determinantes,3,Dia do Estudante,1,Dia do Professor,10,Diario Escolar Digital,5,Dica de economia,4,dica de livro,32,Dica para professor,54,divulgação,61,E-book,4,Editorial,21,educação,109,ENEM,1,ensino,144,Entrevista,8,eventos,19,excel,24,extensões,11,Facebook,8,feira do livro,4,firefox,2,frações,6,funções,14,geogebra,83,GifsMatemáticos,5,google,46,história da matemática,41,humor,58,IMO,2,InternetJusta,1,iOS,18,iPad,7,iPhone,3,jogos,31,Katex,1,Latex,22,LibreOffice,14,linux,50,Livro GeoGebra,6,Mapa Mental,1,Matemática e profissões,21,Matemático do dia,27,Materiais GeoGebra,31,Mathjax,2,Netflix,7,Noticias,132,OBMEP,1,One Strange Rock,1,Papel milimetrado,5,Papel Quadriculado,1,Pi Day,16,piadas matemáticas,13,PodCast,4,política,3,premiações,7,professor,6,promoção,13,Quiz,22,Resenhas de Livros,1,Resposta Desafios,1,Sebastião Vieira,22,software,18,Software Livre,50,Tabuada,5,TCC,18,Telegram,7,texmaths,5,TIC,35,Top artigos,4,ubuntu,15,Videos,105,wallpapers matemáticos,23,Widgets,26,windows,41,wolfram alpha,31,Youtube,21,
ltr
item
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática: Por que criar um blog sobre Matemática?
Por que criar um blog sobre Matemática?
Há mais ou menos 6 anos, o blog tinha uma única função que era de estreitar a minha relação com os meus alunos, através da internet, fazendo com que eles buscassem atividades no blog e que também publicassem seus resultados. Os anos foram passando e esta ideia foi tomando outros rumos.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiiXk1nq_ayCftWU7xRDxjW2NMcDGu7ECO06EDo5KTQUbnHv7dNJZPyNcqAg0E0ABdR-v1QvT7L0gEa4r7V1nzznOXM0wgvjOo3lxJlyA8B4kDLqQxcs2zctpIW75ctbieFwkzEs20LK5Bi/s1600/porque-criar-um-blog-sobre-matematica.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiiXk1nq_ayCftWU7xRDxjW2NMcDGu7ECO06EDo5KTQUbnHv7dNJZPyNcqAg0E0ABdR-v1QvT7L0gEa4r7V1nzznOXM0wgvjOo3lxJlyA8B4kDLqQxcs2zctpIW75ctbieFwkzEs20LK5Bi/s72-c/porque-criar-um-blog-sobre-matematica.jpg
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2013/11/por-que-criar-um-blog-sobre-matematica.html
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2013/11/por-que-criar-um-blog-sobre-matematica.html
true
125900602153146940
UTF-8
Carregar mais posts Não foram encontrados posts VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTS VER TODOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE TODOS OS POSTS Não foi encontrada nenhuma correspondência de postagem com sua solicitação VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecioinar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar