$show=label-post-search-page

Camisetas de Exatas - @camisetasdeexatas

$type=slider$meta=no$readmore=no$date=no$snippet=no$title=no$label=no$height=540$show=home

Fórmula de Bhaskara na linguagem de programação

COMPARTILHE:

A programação é a Matemática expressa em linhas de códigos. A Matemática é essencial na criação de códigos, validações e comandos do usuário ao software e as fórmulas matemáticas podem ser perfeitamente usadas na programação.

A programação é a matemática expressa em linhas de códigos. A Matemática é essencial na criação de códigos, validações e comandos do usuário ao software e as fórmulas matemáticas podem ser perfeitamente usadas na programação como o exemplo que é mostrado abaixo.

Fórmula de Bhaskara na linguagem de programação


package bhaskara;
import java.util.Scanner;
public class Bhaskara {
public static void main(String[] args) {
        Scanner entrada=new Scanner(System.in);
       
        System.out.println("Digite sua idade: ");
          double idade = entrada.nextInt();
        System.out.println("Digite os 2 primeiros digitos do seu rg sem o zero: ");
           double rg = entrada.nextInt();
        System.out.println("Equação de segundo grau:"
                +" x² + "+(int)idade+"x = "+(int)rg);
       
        double DeltaSoma= (-idade + (Math.sqrt((idade*idade))-4*-1*rg))/2*-1;
        double DeltaSubtracao= (-idade - (Math.sqrt((idade*idade))-4*-1*rg))/2*-1;
       
        System.out.println("Delta 1: "+ (int)DeltaSoma);
        System.out.println("Delta 2: "+(int)DeltaSubtracao);
       
        double ValorMedio = (DeltaSoma+DeltaSubtracao)/2;
        System.out.println("Valor medio do Delta: "+ (int)ValorMedio);
    }  }


Aqui foi usada a linguagem JAVA para demonstrar como é possível gerar números a partir de um padrão usando a fórmula de Bhaskara.

Leia também:

Estes números gerados podem ter a finalidade que quiser, tanto na criação, proteção de senhas ou como valores para determinada necessidade existente.

É possível repetir este código com diferentes dados do cliente, gerar uma senha segura, única e padrão, para cada usuário do sistema, facilitando a recuperação de senha, de dados ou o que mais o programador imaginar.

Digite a sua idade

A representação da equação de Bhaskara, considerando $aX^2 + bX=c$ onde $b$=idade e $c$=RG.

$x=\cfrac{-b\pm \sqrt{b^{2}-4ac}}{2a}$

double DeltaSoma= (-idade + (Math.sqrt(idade*idade))-4*-1*rg))/2*-1;
double DeltaSubtracao= (-idade - (Math.sqrt(idade*idade))-4*-1*rg))/2*-1;

Pode parecer meio complicado para quem nunca viu a linguagem mas o conceito da Matemática está ligado diretamente a programação. 

Dê prioridade ao calculo que está dentro dos parentes e siga a sequência da fórmula de Bhaskara. Poderia usar qualquer outra fórmula ou até mesmo criar uma própria desde que corresponda a sua necessidade. Uma dica fácil é descrever a fórmula no papel como se lê.

Esta é a minha visão de como a Matemática e tudo que aprendemos tem uma finalidade e um propósito, só cabe você escolher um propósito para ela.

Este é um guest post (artigo convidado), enviado por Diego B. Avila, estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas, no Rio Grande do Sul. Siga-o no Facebook e Youtube.

COMENTÁRIOS

Comentaristas: 6
  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante. Fica mais um exemplo para mostrar a garotada. É comum perguntarem: para que temos q estudar esta fórmula de baskara?
    Aqui o professor encontra mais um ótimo argumento para responder.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Existem outras postagens citando Bhaskara e algumas aplicações. Sempre é bom mostrar esse outro lado para nossos alunos.

      Um abraço!

      Excluir
    2. è verdade, muitas vezes nossos alunos não percebem que a equação horária do movimento acelerado é uma equação do segundo grau.

      Excluir
  3. Em python faço isso em poucas linhas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Oziel!

      Me envie. Estudei um pouco de Python. Já fiz uma vez.

      Abraço!

      Excluir



$show=post

$show=post

Mesa Digitalizadora barata e ideal para professores
Nome

android,27,aplicações matemáticas,123,Aprender Matemática,39,Artigo Convidado,50,Biologia,1,blog,52,Blogger,5,Camisetas de exatas,11,Carl Sagan Day,1,chatgpt,2,chrome,9,cinema,12,Concursos,3,Curiosidades matemáticas,104,curso online,10,Desafios matemáticos,44,destaque,5,determinantes,3,Dia do Estudante,1,Dia do Professor,10,Diario Escolar Digital,5,Dica de economia,4,dica de livro,32,Dica para professor,54,divulgação,61,E-book,4,Editorial,21,educação,109,ENEM,1,ensino,144,Entrevista,8,eventos,19,excel,24,extensões,11,Facebook,8,feira do livro,4,firefox,2,frações,6,funções,14,geogebra,83,GifsMatemáticos,5,google,46,história da matemática,41,humor,58,IMO,2,InternetJusta,1,iOS,18,iPad,7,iPhone,3,jogos,31,Katex,1,Latex,22,LibreOffice,14,linux,50,Livro GeoGebra,6,Mapa Mental,1,Matemática e profissões,21,Matemático do dia,27,Materiais GeoGebra,31,Mathjax,2,Netflix,7,Noticias,132,OBMEP,1,One Strange Rock,1,Papel milimetrado,5,Papel Quadriculado,1,Pi Day,16,piadas matemáticas,13,PodCast,4,política,3,premiações,7,professor,6,promoção,13,Quiz,22,Resenhas de Livros,1,Resposta Desafios,1,Sebastião Vieira,22,software,18,Software Livre,50,Tabuada,5,TCC,18,Telegram,7,texmaths,5,TIC,35,Top artigos,4,ubuntu,15,Videos,105,wallpapers matemáticos,23,Widgets,26,windows,41,wolfram alpha,31,Youtube,21,
ltr
item
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática: Fórmula de Bhaskara na linguagem de programação
Fórmula de Bhaskara na linguagem de programação
A programação é a Matemática expressa em linhas de códigos. A Matemática é essencial na criação de códigos, validações e comandos do usuário ao software e as fórmulas matemáticas podem ser perfeitamente usadas na programação.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiP_J7PM4G8FnOCbga_CLZPfy6PiYJqLzbqJJ0qbr8B_mLfRjjK3oEOM9TMOMIvAegZ_y_ocjFR8e52jN5dfL96xhvCFAwygait8Prj4NNzob0UM9pbiOXr3nLwlp0KtbINIt0kau8xHcw/s1600/formula-bhaskara-linguagem-programacao.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiP_J7PM4G8FnOCbga_CLZPfy6PiYJqLzbqJJ0qbr8B_mLfRjjK3oEOM9TMOMIvAegZ_y_ocjFR8e52jN5dfL96xhvCFAwygait8Prj4NNzob0UM9pbiOXr3nLwlp0KtbINIt0kau8xHcw/s72-c/formula-bhaskara-linguagem-programacao.png
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2015/02/formula-bhaskara-na-linguagem-programacao.html
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2015/02/formula-bhaskara-na-linguagem-programacao.html
true
125900602153146940
UTF-8
Carregar mais posts Não foram encontrados posts VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTS VER TODOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE TODOS OS POSTS Não foi encontrada nenhuma correspondência de postagem com sua solicitação VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecioinar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar