$show=label-post-search-page

Camisetas de Exatas - @camisetasdeexatas

$type=slider$meta=no$readmore=no$date=no$snippet=no$title=no$label=no$height=540$show=home

5 dicas de aplicativos da Google para Android que todo professor tem que usar

COMPARTILHE:

É recomendável que os aplicativos da Google para Android sejam executados em tablets, pois os tamanhos das telas são maiores.

A intenção não é impor a utilização estes aplicativos. Estes aplicativos não farão parte de suas aulas, propondo uma alternativa de aprendizagem entre seus alunos. O propósito destes aplicativos para Android é agilizar e melhorar a administração de suas atividades docentes.

Como o decorrer do ano letivo, um professor organizado consegue desenvolver mais habilidades que fazem toda diferença em seu dia a dia.

Características dos aplicativos

A seleção dos aplicativos levam em conta a sua classificação na Google Play.
  • Precisa de internet;
  • São gratuitos;
  • Requer versão 2.2 ou superior do Android;
  • Melhor desempenho em Tablets (telas maiores);
  • Idioma em Português do Brasil;
  • Atualizados entre 2015 e 2016.

5 dicas de aplicativos da Goolge para Android que todo professor tem que usar

5 dicas de aplicativos para Tablets com Android que todo professor tem que usar

Por que somente tablets? Simplesmente pelo tamanho da tela. Com um tela maior, é mais confortável navegar e fazer possíveis edições.

Se não conhece nenhum destes aplicativos, recomendo que não instale todos agora. Instale um de cada vez, na medida que for aprendendo a utilizá-los. Desta forma não corre o risco de esquecê-los por não ter tempo de abri-los.

Se possível recomendo também que crie uma pasta de atalhos (assim como faz a Google) e nele coloque todos os atalhos destes aplicativos. Facilita a organização.

Segue a lista.

1 - Google Keep



Registre o seu pensamento. Não deixe uma ideia escapar facilmente. Adicione notas, listas e fotos ao Google Keep. Grave uma mensagem de voz, e o Google Keep a transcreverá para que você a encontre mais tarde.

Como o professor pode utilizá-lo?
  • Planejar e compartilhar tarefas interdisciplinares em tempo real com outros professores;
  • Criar listas com datas comemorativas e eventos culturais na escola;
  • Criar listas para tarefas realizadas durante a semana. Cada lista pode ser um lembrete;
  • Planejamento de atividades diárias;
  • Lembretes para as avaliações bimestrais;
  • Gerenciar seus horários de aulas em cada turma;
Use a sua criatividade para criar funcionalidades que se adequam a você.

Dica: Adicione cores e marcadores às notas para organizá-las rapidamente. Desta forma você poderá pesquisar e encontrar o que salvou facilmente.

O Google Keep funciona no seu smartphone, tablet, computador e wearables Android. Tudo o que você adiciona é sincronizado em todos os seus dispositivos, para que seus pensamentos estejam sempre com você.

Download

Clique na imagem abaixo ou escaneie o QR Code com o seu leitor de QR Code preferido (recomendo o QR Droid). Ambas são fáceis e rápidas de baixar e instalar.

Google Keep para Android
Google Keep na Google Play

2 - Google Drive



Na minha vida profissional e pessoal, este aplicativo é indispensável por diversos motivos:
  • 17 GB de espaço em um servidor confiável, e, que até agora, nunca vi ficar indisponível;
  • Criação, edição e compartilhamento (público ou privado) de textos, planilhas, apresentações, desenhos, etc., em tempo real;
  • Arquivamento que preserva o arquivo original enviado ou converte para um formato do Google Drive (.doc, .pdf, etc.);
  • Integração com outros aplicativos.
E muito mais.

Como o professor pode utilizá-lo?
A função mais indispensável para professores, é a de poder criar, editar e compartilhar documentos em tempo real. É em tempo real mesmo? É sim! (risos) A aplicação deste ótimo recurso pode abranger desde a gestão escolar a trabalhos interdisciplinares entre professores e alunos.

Como? Acesse o tópico Colaboração em tempo real no artigo Como o Google Drive pode ajudar nas minhas tarefas docentes? e aprenda a usar este recurso assistindo ótimas vídeo aulas.

Download

Clique na imagem abaixo ou escaneie o QR Code com o seu leitor de QR Code preferido (recomendo o QR Droid). Ambas são fáceis e rápidas de baixar e instalar.

Google Drive na Google Play
Google Drive na Google Play


3 - Google Agenda



Todo professor não pode deixar de utilizá-la. O que difere o Google Agenda (Google Calendar) do Google Keep, são as seguintes funções:
  • Data do evento e horário específico;
  • Localização do evento com o Google Maps;
  • Criar uma videochamada para o evento usando o Hangout.

Como o professor pode utilizá-lo?
Organizar um cronograma de estudos específico para uma disciplina, uma agenda de eventos da escola, reuniões pedagógicas, agenda de avaliações por turma em cada bimestre, são apenas algumas situações onde uma boa organização faz toda a diferença.

Leia o artigo Como usar o Google Agenda para organizar suas tarefas escolares e aprenda a configurar a sua agenda.

Download

Clique na imagem abaixo ou escaneie o QR Code com o seu leitor de QR Code preferido (recomendo o QR Droid). Ambas são fáceis e rápidas de baixar e instalar.

Google Agenda na Google Play
Google Agenda na Google Play

4 - Google Classroom (sala de aula)



Vale lembrar que o Google Classroom (Google Sala de Aula) está disponível apenas para alunos e professores com uma conta do Google Apps for Education fornecida por uma instituição de ensino.

Leia o artigo Como criar turmas e tarefas com o 'Google Sala de aula' em alguns minutos e aprenda a criar suas primeiras turmas.

Como o professor pode utilizá-lo?
O Google Sala de aula, desenvolvido para ajudar os professores a criar e receber tarefas sem usar papel, inclui recursos que poupam tempo, como a possibilidade de fazer uma cópia de um Documento Google automaticamente para cada aluno. Ele também cria pastas do Google Drive automaticamente para cada tarefa e cada aluno, ajudando na organização.

Os alunos podem ver as tarefas que precisam ser feitas na página "Tarefas" e começar a trabalhar com apenas um clique. Os professores veem rapidamente quem concluiu a tarefa e dão feedback direto e em tempo real a partir do Google Sala de aula.

Com o aplicativo para Android, alunos e professores veem as turmas e se comunicam com colegas em tempo real. Os alunos podem abrir e fazer tarefas em um smartphone ou tablet. Os professores podem controlar quem entregou as tarefas e corrigi-las na escola ou indo de um lugar para outro.

O Google Sala de aula oferece muitos benefícios:
  • Os professores podem adicionar alunos diretamente ou compartilhar um código para os alunos participarem da turma. A configuração leva apenas alguns minutos.
  • Um fluxo de tarefas simples e digital permite que os professores criem, corrijam e pontuem tarefas rapidamente em um só lugar.
  • Os alunos podem ver todas as tarefas em uma página de tarefas, e todos os materiais didáticos são arquivados automaticamente em pastas no Google Drive.
  • O Google Sala de aula permite que os professores enviem comunicados e questões instantaneamente. Os alunos podem compartilhar recursos com colegas e responder a perguntas no fluxo.
  • Como os demais serviços do Google Apps for Education, o Google Sala de aula não contém anúncios, nunca usa seu conteúdo ou os dados de alunos para fins publicitários e é gratuito para escolas.

Download

Clique na imagem abaixo ou escaneie o QR Code com o seu leitor de QR Code preferido (recomendo o QR Droid). Ambas são fáceis e rápidas de baixar e instalar.

Google Classroom na Google Play
Google Classroom na Google Play

5 - Diário Escolar online



Usando uma planilha no Google Drive, é possível criar um diário personalizado de acompanhamento de rendimento dos alunos.

Como o professor pode utilizá-lo?
Faça download deste diário escolar e envie para a sua conta no Google Drive. Desta forma terá um diário online e editável. Todas as informações inseridas são salvas automaticamente.

Se você ainda usa diário impresso em papel, poderá fazer a mesma coisa com um diário totalmente automatizado. Com ele você poderá:
  • Gerar um diário para cada turma separadamente;
  • Cada diário tem informações sobre o nome do aluno, número de matrícula, frequência, notas bimestrais, semestrais e anuais;
  • Anotar conteúdos ministrados.
E mais.

Download

Clique na imagem abaixo ou escaneie o QR Code com o seu leitor de QR Code preferido (recomendo o QR Droid). Ambas são fáceis e rápidas de baixar e instalar.
Diário Escolar para Google Drive
Diário Escolar Online para Google Drive

Outras versões: diario.prof-edigleyalexandre.com.

Conte na sessão de comentários deste artigo quais aplicativos usa para organizar suas tarefas docentes.

COMENTÁRIOS

Comentaristas: 3
  1. Tentei usar o Google Classroom depois de ter feito meu cadastro no Google Apps for Education, mas não consegui acesso para conhecer a ferramenta... achei complexo demais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Agora é uma ferramentas paga. É gratuita para escolas mediante a cadastro com todos os dados da escola.

      Abraço!

      Excluir
    2. Atualização: Ler artigo "Como criar turmas e tarefas com o 'Google Sala de aula' em alguns minutos". É gratuito.

      Excluir



$show=post

$show=post

Mesa Digitalizadora barata e ideal para professores
Nome

android,27,aplicações matemáticas,123,Aprender Matemática,39,Artigo Convidado,50,Biologia,1,blog,52,Blogger,5,Camisetas de exatas,11,Carl Sagan Day,1,chatgpt,2,chrome,9,cinema,12,Concursos,3,Curiosidades matemáticas,104,curso online,10,Desafios matemáticos,44,destaque,5,determinantes,3,Dia do Estudante,1,Dia do Professor,10,Diario Escolar Digital,5,Dica de economia,4,dica de livro,32,Dica para professor,54,divulgação,61,E-book,4,Editorial,21,educação,109,ENEM,1,ensino,144,Entrevista,8,eventos,19,excel,24,extensões,11,Facebook,8,feira do livro,4,firefox,2,frações,6,funções,14,geogebra,83,GifsMatemáticos,5,google,46,história da matemática,41,humor,58,IMO,2,InternetJusta,1,iOS,18,iPad,7,iPhone,3,jogos,31,Katex,1,Latex,22,LibreOffice,14,linux,50,Livro GeoGebra,6,Mapa Mental,1,Matemática e profissões,21,Matemático do dia,27,Materiais GeoGebra,31,Mathjax,2,Netflix,7,Noticias,132,OBMEP,1,One Strange Rock,1,Papel milimetrado,5,Papel Quadriculado,1,Pi Day,16,piadas matemáticas,13,PodCast,4,política,3,premiações,7,professor,6,promoção,13,Quiz,22,Resenhas de Livros,1,Resposta Desafios,1,Sebastião Vieira,22,software,18,Software Livre,50,Tabuada,5,TCC,18,Telegram,7,texmaths,5,TIC,35,Top artigos,4,ubuntu,15,Videos,105,wallpapers matemáticos,23,Widgets,26,windows,41,wolfram alpha,31,Youtube,21,
ltr
item
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática: 5 dicas de aplicativos da Google para Android que todo professor tem que usar
5 dicas de aplicativos da Google para Android que todo professor tem que usar
É recomendável que os aplicativos da Google para Android sejam executados em tablets, pois os tamanhos das telas são maiores.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh_hSG2VE66AZhnePdwuduhDtEiaHYZflt6h1jZ3dE4S0Yan7td_qMyy3r31AXQxyVHOyZqgLxK0GZxH0NH7CKoKHlyl6M0STFXwfc8XLSk1fqNRmIO5_czB8QiOEOvP6GpHt-1TpM9FK0k/s1600/5-dicas-aplicativos-Goolge-Android-professor-usar.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh_hSG2VE66AZhnePdwuduhDtEiaHYZflt6h1jZ3dE4S0Yan7td_qMyy3r31AXQxyVHOyZqgLxK0GZxH0NH7CKoKHlyl6M0STFXwfc8XLSk1fqNRmIO5_czB8QiOEOvP6GpHt-1TpM9FK0k/s72-c/5-dicas-aplicativos-Goolge-Android-professor-usar.png
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2016/01/5-dicas-aplicativos-goolge-para-android-todo-professor-usar.html
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2016/01/5-dicas-aplicativos-goolge-para-android-todo-professor-usar.html
true
125900602153146940
UTF-8
Carregar mais posts Não foram encontrados posts VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTS VER TODOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE TODOS OS POSTS Não foi encontrada nenhuma correspondência de postagem com sua solicitação VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecioinar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar