$show=label-post-search-page

Camisetas de Exatas - @camisetasdeexatas

$type=slider$meta=no$readmore=no$date=no$snippet=no$title=no$label=no$height=540$show=home

A arte matemática do designer gráfico Marlon Tenório

COMPARTILHE:

Baseado em seu gosto por Matemática, além do trabalho com cartum, ele faz uma investigação misturando design gráfico, conteúdos matemáticos e linguagem minimalista.

Marlon Tenório é um designer gráfico formado pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), mas que atua como ilustrador, cartunista e quadrinista. O conheci em 2012 através do cartum Ele fala por parábolas que publiquei no blog, cedido gentilmente por ele.

Em algumas de suas artes ele utiliza elementos da Matemática e de outras áreas que deixam o seu trabalho muito mais divertido e passa uma mensagem intuitiva sobre ele.

Já trabalhei também com animação e hoje me dedico também a estudar um pouco de linguagem para internet. Tudo isso com basicamente um único objetivo: dar vida a uma ideia. Cada meio expressivo possui características próprias e conhecê-los me ajuda a escolher aquele que melhor se adequa a um propósito. Também acontece de eu misturar as coisas ou pegar uma ideia que nasceu para um formato e experimentá-la em um outro. [+Marlon Tenório]

Alguns dos seus trabalhos nasceram de uma forma e ganharam uma "reinterpretação" para a web como Meu livro de parábolas e Figurinhas de linguagem, por exemplo. Outros já nasceram para a internet, como Pi-xel, desafio em que ele tomou um "pedaço" do número Pi ($\pi$) e escreveu um código em javascript capaz de agrupar o número em grupos de 6 algarismos em notação hexadecimal e converter esses grupos em cores, gerando uma "colcha pi-xelada".

O "precursor" dessa ideia foi A cor da palavra, em que ele investiga a relação entre cores e a notação hexadecimal. Entenda sobre a notação hexadecimal lendo o artigo A Matemática e o sistema de cores RGB.

A arte matemática do designer gráfico Marlon Tenório

Baseado em seu gosto por Matemática, além do trabalho com cartum, ele faz uma investigação misturando design gráfico, conteúdos matemáticos e linguagem minimalista. Chama-se MMC (em "homenagem" ao mínimo múltiplo comum, mas acabou virando a sigla para o nome em inglês - Minimal Math Concepts). O MMC já foi citado aqui no blog no artigo 13 blogs matemáticos no Tumblr que recomendo seguir.

Ele reuniu um acervo de cartuns com temática baseada em conteúdos das disciplinas escolares em um só espaço, o Disciplinas Divertidas. Clique em cada botão abaixo para conhecer o seu trabalho.



Visite o seu site:

Siga no Instagram:

COMENTÁRIOS

Comentaristas: 2
  1. Boa noite, que conteúdo impecável e de grande ensinamento. Sou aluno de Matemática de uma universidade federal e faço algumas atividades de Designer gráfico, e ultimamente tenho pensando em realizar algumas atividades digitais onde eu pudesse demonstrar a matemática de forma mais clara, instrutiva e divertida para diversas pessoas através de redes sociais. E esse conteúdo e as artes do Marlon, me deu uma inspiração muito grande. Obrigado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Ele ficará muito feliz ao ler seu comentário. Muito obrigado por estar aqui. E sucesso em seu curso e trabalhos. Abraço!

      Excluir



$show=post

$show=post

Mesa Digitalizadora barata e ideal para professores
Nome

android,27,aplicações matemáticas,123,Aprender Matemática,39,Artigo Convidado,50,Biologia,1,blog,52,Blogger,5,Camisetas de exatas,11,Carl Sagan Day,1,chatgpt,2,chrome,9,cinema,12,Concursos,3,Curiosidades matemáticas,104,curso online,10,Desafios matemáticos,44,destaque,5,determinantes,3,Dia do Estudante,1,Dia do Professor,10,Diario Escolar Digital,5,Dica de economia,4,dica de livro,32,Dica para professor,54,divulgação,61,E-book,4,Editorial,21,educação,109,ENEM,1,ensino,144,Entrevista,8,eventos,19,excel,24,extensões,11,Facebook,8,feira do livro,4,firefox,2,frações,6,funções,14,geogebra,83,GifsMatemáticos,5,google,46,história da matemática,41,humor,58,IMO,2,InternetJusta,1,iOS,18,iPad,7,iPhone,3,jogos,31,Katex,1,Latex,22,LibreOffice,14,linux,50,Livro GeoGebra,6,Mapa Mental,1,Matemática e profissões,21,Matemático do dia,27,Materiais GeoGebra,31,Mathjax,2,Netflix,7,Noticias,132,OBMEP,1,One Strange Rock,1,Papel milimetrado,5,Papel Quadriculado,1,Pi Day,16,piadas matemáticas,13,PodCast,4,política,3,premiações,7,professor,6,promoção,13,Quiz,22,Resenhas de Livros,1,Resposta Desafios,1,Sebastião Vieira,22,software,18,Software Livre,50,Tabuada,5,TCC,18,Telegram,7,texmaths,5,TIC,35,Top artigos,4,ubuntu,15,Videos,105,wallpapers matemáticos,23,Widgets,26,windows,41,wolfram alpha,31,Youtube,21,
ltr
item
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática: A arte matemática do designer gráfico Marlon Tenório
A arte matemática do designer gráfico Marlon Tenório
Baseado em seu gosto por Matemática, além do trabalho com cartum, ele faz uma investigação misturando design gráfico, conteúdos matemáticos e linguagem minimalista.
https://1.bp.blogspot.com/-ofKeqg0iRmU/WhNLteOFGII/AAAAAAAA34k/G6rSIGJRrVEPtXbHSQRHzlK0ekvZ4JUQgCLcBGAs/s1600/arte-matematica-do-designer-grafico-Marlon-Tenorio.png
https://1.bp.blogspot.com/-ofKeqg0iRmU/WhNLteOFGII/AAAAAAAA34k/G6rSIGJRrVEPtXbHSQRHzlK0ekvZ4JUQgCLcBGAs/s72-c/arte-matematica-do-designer-grafico-Marlon-Tenorio.png
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2017/11/arte-matematica-designer-grafico-Marlon-Tenorio.html
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2017/11/arte-matematica-designer-grafico-Marlon-Tenorio.html
true
125900602153146940
UTF-8
Carregar mais posts Não foram encontrados posts VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTS VER TODOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE TODOS OS POSTS Não foi encontrada nenhuma correspondência de postagem com sua solicitação VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecioinar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar