Baseado em seu gosto por Matemática, além do trabalho com cartum, ele faz uma investigação misturando design gráfico, conteúdos matemáticos e linguagem minimalista.
Marlon Tenório é um designer gráfico formado pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), mas que atua como ilustrador, cartunista e quadrinista. O conheci em 2012 através do cartum Ele fala por parábolas que publiquei no blog, cedido gentilmente por ele.

Em algumas de suas artes ele utiliza elementos da Matemática e de outras áreas que deixam o seu trabalho muito mais divertido e passa uma mensagem intuitiva sobre ele.

Já trabalhei também com animação e hoje me dedico também a estudar um pouco de linguagem para internet. Tudo isso com basicamente um único objetivo: dar vida a uma ideia. Cada meio expressivo possui características próprias e conhecê-los me ajuda a escolher aquele que melhor se adequa a um propósito. Também acontece de eu misturar as coisas ou pegar uma ideia que nasceu para um formato e experimentá-la em um outro. [+Marlon Tenório]

Alguns dos seus trabalhos nasceram de uma forma e ganharam uma "reinterpretação" para a web como Meu livro de parábolas e Figurinhas de linguagem, por exemplo. Outros já nasceram para a internet, como Pi-xel, desafio em que ele tomou um "pedaço" do número Pi ($\pi$) e escreveu um código em javascript capaz de agrupar o número em grupos de 6 algarismos em notação hexadecimal e converter esses grupos em cores, gerando uma "colcha pi-xelada".

O "precursor" dessa ideia foi A cor da palavra, em que ele investiga a relação entre cores e a notação hexadecimal. Entenda sobre a notação hexadecimal lendo o artigo A Matemática e o sistema de cores RGB.

A arte matemática do designer gráfico Marlon Tenório

Baseado em seu gosto por Matemática, além do trabalho com cartum, ele faz uma investigação misturando design gráfico, conteúdos matemáticos e linguagem minimalista. Chama-se MMC (em "homenagem" ao mínimo múltiplo comum, mas acabou virando a sigla para o nome em inglês - Minimal Math Concepts). O MMC já foi citado aqui no blog no artigo 13 blogs matemáticos no Tumblr que recomendo seguir.

Ele reuniu um acervo de cartuns com temática baseada em conteúdos das disciplinas escolares em um só espaço, o Disciplinas Divertidas. Clique em cada botão abaixo para conhecer o seu trabalho.


Siga as suas coleções no Google Plus

Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

0 comentários: