$show=label-post-search-page

Camisetas de Exatas - @camisetasdeexatas

$type=slider$meta=no$readmore=no$date=no$snippet=no$title=no$label=no$height=540$show=home

Como exibir apenas as assíntotas de uma função utilizando o GeoGebra?

COMPARTILHE:

Nessa postagem trago uma dica bem simples de como exibir apenas as assíntotas horizontais, verticais e oblíquas de uma função utilizando o GeoGebra. Nesse sentido o GeoGebra oferece a interatividade e o dinamismo em estudar a existência das assíntotas e assim esboçar o gráfico com perfeição, não deixando espaço para más interpretações causadas por desenhos feitos em papel.

Comecei a estudar Cálculo em 2004 e após encerrar a faculdade, não tive mais contato com Limite, Derivada e Integral. Dedico meus esforços aos pequeninos do Fundamental 2 e Ensino Médio, dando-lhe base matemática suficiente para seguir tranquilo em um curso de Cálculo caso precisem um dia.

Recentemente voltei a estudar (revisar) Cálculo, desta vez dando um reforço extra para o meu irmão que cursa Economia. Estudar Cálculo Diferencial e Integral é um desafio para ele e principalmente para mim, pois nunca ensinei Cálculo. Entender Cálculo é uma coisa, ensinar é totalmente diferente.

Para auxiliar em seus estudos sempre faço questão de utilizar o GeoGebra para mostrar o comportamento de funções de 1º e 2º grau, por exemplo, como mostrei nos artigos Applet para o estudo da função polinomial de primeiro grau com o GeoGebraEstudo do sinal da função polinomial do 2º grau com o GeoGebra.

Nessa postagem trago uma dica bem simples de como exibir apenas as assíntotas horizontais, verticais e oblíquas de uma função utilizando o GeoGebra. Nesse sentido o GeoGebra oferece a interatividade e o dinamismo em estudar a existência das assíntotas e assim esboçar o gráfico, não deixando espaço para más interpretações causadas por desenhos feitos em papel.

Como exibir apenas as assíntotas de uma função utilizando o GeoGebra?

Se não conhece o GeoGebra recomendo que leia o artigo Entenda sobre as diferentes versões do software GeoGebra para desktop e dispositivos móveis.

Tome como exemplo o seguinte exercício para encontrar as assíntotas horizontais e verticais da função racional $y=\cfrac{x-9}{\sqrt{x^{2}+3x+2}}$. Para encontrarmos as assíntotas horizontais devemos calcular o limite da função quando ela tende a $+\infty$ e quando tende a $-\infty$.

Assíntotas horizontais

O objetivo da postagem não é mostrar o cálculo do passo a passo desses limites, portanto temos:

$\displaystyle \lim_{x\rightarrow +\infty } \cfrac{x-9}{\sqrt{x^{2}+3x+2}}=1$ (A. H.) - Reta paralela ao eixo X que passa por $y=1$.
$\displaystyle \lim_{x\rightarrow -\infty } \cfrac{x-9}{\sqrt{x^{2}+3x+2}}=-1$ (A. H.) - Reta paralela ao eixo X que passa por $y=-1$.

Caso se interesse em resolvê-lo, a dica é: divida o numerador e denominador da função por $x$. Cuidado quando fazer isso quando $x\rightarrow -\infty$.

Assíntotas verticais

Para encontrarmos as assíntotas verticais devemos analisar quando o denominador da função é igual a zero, pois de trata de uma função racional, e, portanto, o seu denominador não pode ser zero.

Em vez de usar Bhaskara, fatore a equação $x^{2}+3x+2=0$. Assim temos:

$x_{1}=-1$ (A. V.)    ou   $x_{2}=-2$ (A. V.)

Esses são os valores que zeram o denominador da função. São as retas paralelas ao eixo Y que passam por $x_{1}=-1$ e $x_{2}=-2$. Para um gráfico manual, não esqueça de verificar quando o limite da função tende a $-1$ e $-2$ pela esquerda e pela direita.


Utilizando o GeoGebra para verificar as assíntotas

Supondo que você fez todo o passo a passo nos cálculos dos limites, fica a dúvida: será que errei?

Com a ajuda do GeoGebra você pode verificar se seus cálculos estão corretos ou errados e de quebra analisar melhor como se comporta a função em relação as suas assíntotas.

1º) Execute o GeoGebra.

2º) No Campo de Entrada localizado na parte inferior da janela, digite o comando Assíntota[<função>]. Quando digitar as primeiras letras aparecerão algumas opções logo acima e então escolha Assíntota [<função>]. Apague <função> e digite a função desejada. Se não estiver aparecendo o Campo de Entrada vá até ao menu Exibir o ative.

3º) Digite o comando para a função $y=\cfrac{x-9}{\sqrt{x^{2}+3x+2}}$, dessa forma: Assíntota[(x-9)/( sqrt(x^2+3x+2))] (sqrt é o comando para raiz quadrada) e tecle ENTER.

4º) Será exibido as assíntotas horizontais e verticais da função.

Assíntotas com o GeoGebra

5º) Se quiser exibir o gráfico da função, basta digitar o comando no Campo de Entrada: y=(x-9)/( sqrt(x^2+3x+2))

Como verificado, realmente temos:

$\displaystyle \lim_{x\rightarrow +\infty } \cfrac{x-9}{\sqrt{x^{2}+3x+2}}=1$ (A. H.)

$\displaystyle \lim_{x\rightarrow -\infty } \cfrac{x-9}{\sqrt{x^{2}+3x+2}}=-1$ (A. H.)

$x_{1}=-1$ (A. V.)

$x_{2}=-2$ (A. V.)

Se preferir você também pode testar com o Wolfram Alpha que calcula os limites laterais de funções.

Exercício: verifique com o GeoGebra se a função $y= \cfrac{x^{3}}{x^{2}+3x-10}$ tem assíntotas horizontais, verticais e oblíquas.

COMENTÁRIOS

Comentaristas: 2
  1. O exercício proposto, verificado no Geogebra, nos dá duas assíntotas verticais e uma oblíqua. x¹ = 2 (A.V.), x² = -5 (A.V.) e A.O.= (3,-3)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luiz!

      Obrigado pelo comentário. O GeoGebra nesse sentido é uma grande ajuda. Podemos ganhar tempo e evitar desperdício de papel desenhando gráficos.

      Um abraço!

      Excluir



$show=post

$show=post

Mesa Digitalizadora barata e ideal para professores
Nome

android,27,aplicações matemáticas,123,Aprender Matemática,39,Artigo Convidado,50,Biologia,1,blog,52,Blogger,5,Camisetas de exatas,11,Carl Sagan Day,1,chatgpt,2,chrome,9,cinema,12,Concursos,3,Curiosidades matemáticas,104,curso online,10,Desafios matemáticos,44,destaque,5,determinantes,3,Dia do Estudante,1,Dia do Professor,10,Diario Escolar Digital,5,Dica de economia,4,dica de livro,32,Dica para professor,54,divulgação,61,E-book,4,Editorial,21,educação,109,ENEM,1,ensino,144,Entrevista,8,eventos,19,excel,24,extensões,11,Facebook,8,feira do livro,4,firefox,2,frações,6,funções,14,geogebra,83,GifsMatemáticos,5,google,46,história da matemática,41,humor,58,IMO,2,InternetJusta,1,iOS,18,iPad,7,iPhone,3,jogos,31,Katex,1,Latex,22,LibreOffice,14,linux,50,Livro GeoGebra,6,Mapa Mental,1,Matemática e profissões,21,Matemático do dia,27,Materiais GeoGebra,31,Mathjax,2,Netflix,7,Noticias,132,OBMEP,1,One Strange Rock,1,Papel milimetrado,5,Papel Quadriculado,1,Pi Day,16,piadas matemáticas,13,PodCast,4,política,3,premiações,7,professor,6,promoção,13,Quiz,22,Resenhas de Livros,1,Resposta Desafios,1,Sebastião Vieira,22,software,18,Software Livre,50,Tabuada,5,TCC,18,Telegram,7,texmaths,5,TIC,35,Top artigos,4,ubuntu,15,Videos,105,wallpapers matemáticos,23,Widgets,26,windows,41,wolfram alpha,31,Youtube,21,
ltr
item
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática: Como exibir apenas as assíntotas de uma função utilizando o GeoGebra?
Como exibir apenas as assíntotas de uma função utilizando o GeoGebra?
Nessa postagem trago uma dica bem simples de como exibir apenas as assíntotas horizontais, verticais e oblíquas de uma função utilizando o GeoGebra. Nesse sentido o GeoGebra oferece a interatividade e o dinamismo em estudar a existência das assíntotas e assim esboçar o gráfico com perfeição, não deixando espaço para más interpretações causadas por desenhos feitos em papel.
https://2.bp.blogspot.com/-2DlbWN1Vf_M/WjVdsESC7cI/AAAAAAAA4Ww/1MtWYY66b2QdOhLsBaqSk3Ts6U8H-tLtwCLcBGAs/s1600/como-exibir-apenas-assintotas-de-uma-funcao-utilizando-geogebra.png
https://2.bp.blogspot.com/-2DlbWN1Vf_M/WjVdsESC7cI/AAAAAAAA4Ww/1MtWYY66b2QdOhLsBaqSk3Ts6U8H-tLtwCLcBGAs/s72-c/como-exibir-apenas-assintotas-de-uma-funcao-utilizando-geogebra.png
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2017/12/como-exibir-apenas-assintotas-de-uma-funcao-utilizando-geogebra.html
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2017/12/como-exibir-apenas-assintotas-de-uma-funcao-utilizando-geogebra.html
true
125900602153146940
UTF-8
Carregar mais posts Não foram encontrados posts VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTS VER TODOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE TODOS OS POSTS Não foi encontrada nenhuma correspondência de postagem com sua solicitação VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecioinar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar