Esse e-mail me fez refletir sobre a quantidade de tarefas que realizo por dia e que raramente usei uma caneta ou caderno, mesmo adorando fazer cálculos em uma folha de ofício A4 branquinha.
Recebi esse e-mail:

Professor, ao longo desses anos sempre tenho acompanhado o seu blog. Ele tem me ajudado a crescer como professora. Gosto de ler seus textos pois são muito informais e alguns cálculos matemáticos escritos tão bem organizados. Tenho dois pedidos, se for possível é claro. Me ensine a escrever essas equações no computador. Segundo pedido é: poderia me enviar algum cálculo matemático com a sua escrita manualmente? Depois de tanto ler em computador, gostaria de ler algo escrito com a sua caligrafia. Obrigado pelo blog! Feliz 2018 para você e sua família. [Leitora do blog por e-mail]

Está virando quase rotina no blog. Recebo e-mail e a resposta é pelo blog. Faço isso porque é a melhor forma de alcançar mais pessoas, pois além das redes sociais, são milhares de pessoas que recebem o conteúdo pelo feed do blog.

Esse e-mail me fez refletir sobre a quantidade de tarefas que realizo por dia e que raramente usei uma caneta ou caderno, mesmo adorando fazer cálculos em uma folha de ofício A4 branquinha. Como tenho o hábito compulsivo de organização das minhas tarefas docentes, sempre utilizo o notebook e todas as ferramentas instaladas ou serviços online. Não lembro a última vez que organizei algum material em caderno ou agenda. Tudo que faço é através do notebook e gerencio pela internet.

Basta acessar esses artigos para me entender melhor:

Nesse ano letivo de 2018, voltarei a utilizar um caderno e agenda, pelo menos no ambiente escolar (risos).

Com o meu lindo lápis Graphgear 500 0.9 Pentel (foto), que ganhei dos meus alunos no final de 2017, escrevi uma saudação e minha escrita matemática em uma folha A4. Salvei em um arquivo PDF. Confira depois da imagem abaixo.

A minha "linda" caligrafia matemática!
Clique no botão abaixo para abrir um arquivo no Google Drive mostrando a minha "linda" caligrafia matemática!

Abrir arquivo
Posso conhecer sua caligrafia?
Enviar imagem

Sobre escrever simbologias matemáticas esteticamente perfeitas no blog ou em editores de texto, trata-se de um script instalado no código fonte do blog (Blogger) ou no editor de texto (LibreOffice Writer), que interpreta (renderiza) comandos digitados em Latex para simbologia usual matemática. Preferencialmente o script é executado somente em artigos que tenham simbologia matemática.

Veja esse exemplo:
  • Comando em Latex: \cfrac{x+5}{2}=\cfrac{x}{3}+7
  • Comando renderizado: $\cfrac{x+5}{2}=\cfrac{x}{3}+7$
Qualquer simbologia matemática é possível ser inserida, das mais simples às mais complexas.

Veja mais um exemplo:
  • Comando em Latex: \displaystyle \lim _{x\rightarrow a}\left[ \cfrac {f\left( x\right) }{g\left( x\right) }\right] =\cfrac {\displaystyle \lim _{x\rightarrow a}f\left( x\right) }{\displaystyle \lim _{x\rightarrow a}g\left( x\right) }
  • Comando renderizado: $\displaystyle \lim _{x\rightarrow a}\left[ \cfrac {f\left( x\right) }{g\left( x\right) }\right] =\cfrac {\displaystyle \lim _{x\rightarrow a}f\left( x\right) }{\displaystyle \lim _{x\rightarrow a}g\left( x\right) }$

Você não precisa digitar comandos enormes para renderizar simbologias matemáticas, para isso existem os editores em Latex que facilitam esse processo usando apenas alguns cliques em botões pré-definidos sobre cada tipo de simbologia.

Na categoria Latex do blog você tem acesso aos artigos:
  1. Vídeo aulas de Latex para iniciantes.
  2. Agora o Facebook Messenger permite que você escreva fórmulas matemáticas básicas em Latex.
  3. Como instalar o interpretador Latex MathJax no Blogger?
  4. Como inserir equações em Latex nos documentos do LibreOffice Writer.
  5. Escreva equações usando apenas o mouse.
  6. Editor de equações matemáticas para o Chrome.
  7. Alternativa para editor de equações Latex online.
Com o LibreOffice os comandos são inseridos manualmente. O resultado é excelente.

LibreOffice 6 com o TexMaths 0.44 no Linux Ubuntu 16.04.3 LTS
Se precisar de mais uma ajuda, basta entrar em contato.

Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

0 comentários: