Esse e-mail me fez refletir sobre a quantidade de tarefas que realizo por dia e que raramente usei uma caneta ou caderno, mesmo adorando fazer cálculos em uma folha de ofício A4 branquinha.
Recebi esse e-mail:

Professor, ao longo desses anos sempre tenho acompanhado o seu blog. Ele tem me ajudado a crescer como professora. Gosto de ler seus textos pois são muito informais e alguns cálculos matemáticos escritos tão bem organizados. Tenho dois pedidos, se for possível é claro. Me ensine a escrever essas equações no computador. Segundo pedido é: poderia me enviar algum cálculo matemático com a sua escrita manualmente? Depois de tanto ler em computador, gostaria de ler algo escrito com a sua caligrafia. Obrigado pelo blog! Feliz 2018 para você e sua família. [Leitora do blog por e-mail]

Está virando quase rotina no blog. Recebo e-mail e a resposta é pelo blog. Faço isso porque é a melhor forma de alcançar mais pessoas, pois além das redes sociais, são milhares de pessoas que recebem o conteúdo pelo feed do blog.

Esse e-mail me fez refletir sobre a quantidade de tarefas que realizo por dia e que raramente usei uma caneta ou caderno, mesmo adorando fazer cálculos em uma folha de ofício A4 branquinha. Como tenho o hábito compulsivo de organização das minhas tarefas docentes, sempre utilizo o notebook e todas as ferramentas instaladas ou serviços online. Não lembro a última vez que organizei algum material em caderno ou agenda. Tudo que faço é através do notebook e gerencio pela internet.

Basta acessar esses artigos para me entender melhor:

Nesse ano letivo de 2018, voltarei a utilizar um caderno e agenda, pelo menos no ambiente escolar (risos).

Com o meu lindo lápis Graphgear 500 0.9 Pentel (foto), que ganhei dos meus alunos no final de 2017, escrevi uma saudação e minha escrita matemática em uma folha A4. Salvei em um arquivo PDF. Confira depois da imagem abaixo.

A minha "linda" caligrafia matemática!
Clique no botão abaixo para abrir um arquivo no Google Drive mostrando a minha "linda" caligrafia matemática!

Abrir arquivo
Posso conhecer sua caligrafia?
Enviar imagem

Sobre escrever simbologias matemáticas esteticamente perfeitas no blog ou em editores de texto, trata-se de um script instalado no código fonte do blog (Blogger) ou no editor de texto (LibreOffice Writer), que interpreta (renderiza) comandos digitados em Latex para simbologia usual matemática. Preferencialmente o script é executado somente em artigos que tenham simbologia matemática.

Veja esse exemplo:
  • Comando em Latex: \cfrac{x+5}{2}=\cfrac{x}{3}+7
  • Comando renderizado: $\cfrac{x+5}{2}=\cfrac{x}{3}+7$
Qualquer simbologia matemática é possível ser inserida, das mais simples às mais complexas.

Veja mais um exemplo:
  • Comando em Latex: \displaystyle \lim _{x\rightarrow a}\left[ \cfrac {f\left( x\right) }{g\left( x\right) }\right] =\cfrac {\displaystyle \lim _{x\rightarrow a}f\left( x\right) }{\displaystyle \lim _{x\rightarrow a}g\left( x\right) }
  • Comando renderizado: $\displaystyle \lim _{x\rightarrow a}\left[ \cfrac {f\left( x\right) }{g\left( x\right) }\right] =\cfrac {\displaystyle \lim _{x\rightarrow a}f\left( x\right) }{\displaystyle \lim _{x\rightarrow a}g\left( x\right) }$

Você não precisa digitar comandos enormes para renderizar simbologias matemáticas, para isso existem os editores em Latex que facilitam esse processo usando apenas alguns cliques em botões pré-definidos sobre cada tipo de simbologia.

Na categoria Latex do blog você tem acesso aos artigos:
  1. Vídeo aulas de Latex para iniciantes.
  2. Agora o Facebook Messenger permite que você escreva fórmulas matemáticas básicas em Latex.
  3. Como instalar o interpretador Latex MathJax no Blogger?
  4. Como inserir equações em Latex nos documentos do LibreOffice Writer.
  5. Escreva equações usando apenas o mouse.
  6. Editor de equações matemáticas para o Chrome.
  7. Alternativa para editor de equações Latex online.
Com o LibreOffice os comandos são inseridos manualmente. O resultado é excelente.

LibreOffice 6 com o TexMaths 0.44 no Linux Ubuntu 16.04.3 LTS
Se precisar de mais uma ajuda, basta entrar em contato.

Conteúdos:


Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

0 comentários: