$show=label-post-search-page

Camisetas de Exatas - @camisetasdeexatas

$type=slider$meta=no$readmore=no$date=no$snippet=no$title=no$label=no$height=540$show=home

Como receber os trabalhos dos seus alunos através do Google Drive?

COMPARTILHE:

Independentemente do tipo de trabalho que propôs aos alunos, ele pode ser recebido e avaliado utilizando recursos tecnológicos disponíveis na internet. Um deles é o Google Drive.

Quer se livrar de uma pilha de trabalhos e tarefas dos seus alunos? Jogar no lixo? Não! Não! Que isso?! Que maldade! (risos). A ideia aqui é de organizar suas tarefas docentes de uma forma mais dinâmica e estruturada.

Independentemente do tipo de trabalho que propôs aos alunos, ele pode ser recebido e avaliado utilizando recursos tecnológicos disponíveis na internet. Um deles é o Google Drive.

Se o objetivo é apenas receber uma grande quantidade de tarefas dos seus alunos, por que não deixar o papel de lado e utilizar os seus 17GB de espaço de armazenamento gratuito que o Google Drive lhe oferece? Se quiser uma ferramenta mais completa e utilizá-la para diversos tipos de tarefas, recomendo que leia o artigo Como criar turmas e tarefas com o 'Google Sala de aula' em alguns minutos. Como essa ferramenta você pode criar turmas, adicionar seus alunos, criar tarefas, pontuá-las, ver quem cumpriu a tarefa, etc., tudo em um só lugar.

No artigo Deixe o seu aluno dar aulas por você descrevi, além de outros fatores, algumas vantagens de usar o Google Drive em atividades docentes. São elas:
  • Evita o desperdício de papel e de tempo (aquela pilha de atividade pra corrigir no final de semana);
  • Pode ser usado em sala de aula, via computador, notebook, tablets ou smartphones;
  • Não precisa de uma banda larga de internet ultra veloz;
  • Toda as suas tarefas docentes podem ser realizadas, inclusive o diário escolar;
  • Enviar e receber trabalhos de alunos;
  • Fazer pesquisas através de formulários;
  • Apresentar trabalhos em slides;
  • Criar desenhos geométricos e salvar em diversos formatos de imagens;
  • Conectar outros aplicativos, como por exemplo o GeoGebra.
Nesse artigo você verá como é fácil criar uma pasta para receber tarefas dos seus alunos, utilizando o Formulários Google.

Como receber os trabalhos dos seus alunos através do Google Drive? #DicaRápida

O processo para recebimento das tarefas dos alunos será feito apenas pelo Formulários Google. O arquivo enviado será armazenado em uma pasta no Google Drive (com mesmo nome do formulário) automaticamente após criar e salvar o formulário com o campo de upload (envio) do arquivo.

1º) Criando o formulário

Acesse o seu Google Drive e crie uma pasta específica para criar/salvar o seu formulário. No meu caso, crio/salvo o formulário na pasta de cada bimestre.

Organização de pastas

Tendo criado essas pastas. Crie o formulário dentro da pasta Ensino Fundamental e Médio. Para isso, primeiro selecione a pasta Ensino Fundamental e Médio com um clique. Depois clique no botão de cor azul NOVO e em seguida passe o mouse em MAIS e por fim clique em Formulários Google.

2º) Editando formulário

Dê um Título e descrição para o formulário.

Campo 1: NOME DO ALUNO

Nome do aluno

Campo 2: TURMA DO ALUNO (use a opção de lista suspensa pois usa menos espaço)

Turma do aluno

Campo 3: ENVIAR ARQUIVO (Upload de arquivo)

Arquivo com o trabalho do aluno

Selecione o formato do arquivo, como mostra a imagem acima, é claro, dependendo do tipo de trabalho que elaborou.

O número máximo de arquivos que pode enviar é 1, 5 ou 10.
O tamanho máximo do arquivo é de 1MB, 10MB, 100MB, 1GB ou 10GB.

Com essa opção de enviar arquivos, o aluno terá que fazer login em sua conta Google. Ele poderá enviar arquivos do seu computador ou do seu Google Drive.

3º) Configurações finais

Acesse a guia RESPOSTAS e faça os seguintes ajustes:
  1. Marque a opção Aceitando respostas.
  2. Clique no ícone de três pontinhos que está na vertical e marque a opção Receber notificações por e-mail para novas respostas.
  3. Clique no ícone de três pontinhos novamente e em seguida clique em Selecionar destino da resposta. Automaticamente um nome já é inserido na opção Criar uma nova planilha. Note que terá o mesmo nome do seu formulário com o nome "respostas" entre parênteses no final. Clique em CRIAR.
  4. Clique no ícone de engrenagem no topo. Passe o mouse e verá o nome Configurações.
    1. Na guia GERAL desmarque todos os itens.
    2. Na guia APRESENTAÇÃO desmarque todos os itens. Se preferir edite a mensagem de obrigado.
    3. Na guia TESTE desmarque tudo.
    4. Clique em SALVAR.

Guia respostas

4º) Enviar para os alunos

Clique no botão ENVIAR que aparece no topo. Você pode enviar por e-mail, link encurtado ou redes sociais caso tenha um grupo para os alunos.

Envie para os seus alunos


Esse é um print do meu formulário publicado.

Meu formulário publicado

Dica: encurte o link do formulário com o bit.ly (exemplo: bit.ly/TarefasMatematica) e escreva esse link no quadro para os alunos anotarem. Todas as modificações feitas no formulário não geram outros links, sempre será o mesmo.

Já utiliza esse recurso em suas atividades docentes? Conte sua experiência nos comentários desse artigo. 

Ah, sabia que você pode criar quizzes para as suas aulas, utilizando também o Formulários Google? Acesse o artigo Como criar um Quiz para as suas aulas usando o Formulários Google para aprender agora.

COMENTÁRIOS

Comentaristas: 4
  1. Tem como o aluno me enviar uma arquivo, uma foto ou um pdf por exemplo, diretamente para o meu Google Drive?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marcelo!

      Sim. Veja a terceira imagem do tópico 2.

      Abraço!

      Excluir
  2. valeu pela dica, estava precisando disso!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rosana! Fiquei feliz em ter ajudado! Abraço!

      Excluir



$show=post

$show=post

Mesa Digitalizadora barata e ideal para professores
Nome

android,27,aplicações matemáticas,123,Aprender Matemática,39,Artigo Convidado,50,Biologia,1,blog,52,Blogger,5,Camisetas de exatas,11,Carl Sagan Day,1,chatgpt,2,chrome,9,cinema,12,Concursos,3,Curiosidades matemáticas,104,curso online,10,Desafios matemáticos,44,destaque,5,determinantes,3,Dia do Estudante,1,Dia do Professor,10,Diario Escolar Digital,5,Dica de economia,4,dica de livro,32,Dica para professor,54,divulgação,61,E-book,4,Editorial,21,educação,109,ENEM,1,ensino,144,Entrevista,8,eventos,19,excel,24,extensões,11,Facebook,8,feira do livro,4,firefox,2,frações,6,funções,14,geogebra,83,GifsMatemáticos,5,google,46,história da matemática,41,humor,58,IMO,2,InternetJusta,1,iOS,18,iPad,7,iPhone,3,jogos,31,Katex,1,Latex,22,LibreOffice,14,linux,50,Livro GeoGebra,6,Mapa Mental,1,Matemática e profissões,21,Matemático do dia,27,Materiais GeoGebra,31,Mathjax,2,Netflix,7,Noticias,132,OBMEP,1,One Strange Rock,1,Papel milimetrado,5,Papel Quadriculado,1,Pi Day,16,piadas matemáticas,13,PodCast,4,política,3,premiações,7,professor,6,promoção,13,Quiz,22,Resenhas de Livros,1,Resposta Desafios,1,Sebastião Vieira,22,software,18,Software Livre,50,Tabuada,5,TCC,18,Telegram,7,texmaths,5,TIC,35,Top artigos,4,ubuntu,15,Videos,105,wallpapers matemáticos,23,Widgets,26,windows,41,wolfram alpha,31,Youtube,21,
ltr
item
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática: Como receber os trabalhos dos seus alunos através do Google Drive?
Como receber os trabalhos dos seus alunos através do Google Drive?
Independentemente do tipo de trabalho que propôs aos alunos, ele pode ser recebido e avaliado utilizando recursos tecnológicos disponíveis na internet. Um deles é o Google Drive.
https://1.bp.blogspot.com/-EmpDpYcEhec/Wn9dCO4Rm7I/AAAAAAAA5YE/d08mXgC0OtQf4csjvwazdY1CYjT05soxQCLcBGAs/s1600/como-receber-os-trabalhos-dos-seus-atraves-do-Google-Drive.png
https://1.bp.blogspot.com/-EmpDpYcEhec/Wn9dCO4Rm7I/AAAAAAAA5YE/d08mXgC0OtQf4csjvwazdY1CYjT05soxQCLcBGAs/s72-c/como-receber-os-trabalhos-dos-seus-atraves-do-Google-Drive.png
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2018/02/como-receber-os-trabalhos-dos-seus-atraves-do-Google-Drive.html
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2018/02/como-receber-os-trabalhos-dos-seus-atraves-do-Google-Drive.html
true
125900602153146940
UTF-8
Carregar mais posts Não foram encontrados posts VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTS VER TODOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE TODOS OS POSTS Não foi encontrada nenhuma correspondência de postagem com sua solicitação VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecioinar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar