$show=label-post-search-page

Camisetas de Exatas - @camisetasdeexatas

$type=slider$meta=no$readmore=no$date=no$snippet=no$title=no$label=no$height=540$show=home

Como minhas provas de Matemática são editadas com o LibreOffice Writer 6

COMPARTILHE:

Modelo estético das minhas provas de Matemática editadas com o LibreOffice Writer 6.

Já mencionei em outros artigos aqui no blog que não sou a favor de provas (avaliações formais). No entanto, é assim o que o nosso sistema de ensino brasileiro "prepara" e força nossos estudantes. Se fosse depender apenas de provas para avaliar aluno, já teria desistido há muito tempo.

O modelo atual só prepara para processos "seletivos" como ENEM, por exemplo.

Ou seja, desde sempre preparamos nossos alunos para fazer provas. No artigo Como deve ser uma avaliação de Matemática, escrevi mais sobre esse tema. E o artigo Como elaborar e digitar 7 provas (70 questões) em apenas 10 minutos? ajuda você a organizar suas provas em tempo record. Duvida?

Costumo sempre dizer: se é pra fazer provas, façamos então da forma mais organizada possível. O professor ganha e os alunos também, pois uma prova bem organizada evita muitas consequências, como por exemplo, interpretações equivocadas por má grafia matemática.

A dica que apresento nessa postagem é um modelo estético do qual as minhas avaliações são montadas. Para isso utilizo o LibreOffice Writer 6 e a extensão TexMaths no Linux Xubuntu. Mas, você pode fazer isso também no Windows.

Ah, mas e o editor matemático do Word? Sei lá! Não uso ele nem o Windows.

Como minhas provas de Matemática são editadas com o LibreOffice Writer 6

Instalações necessárias

1º) Precisará obviamente da suíte de aplicativos LibreOffice 6. Baixe para Linux, Windows ou Mac. O processo realizado aqui será com a versão 6 do LibreOffice para Linux Xubuntu 16.04.3 LTS.

Baixe o LibreOffice

2º) Instale o TexMaths através desse passo a passo que deixei no artigo Como inserir equações em Latex nos documentos do LibreOffice Writer. No artigo também tem um vídeo mostrando como renderizar as simbologias matemática inseridas em Latex.

Se você usa o Windows, deve instalar o programa MikTex para que as simbologias sejam renderizadas no LibreOffice 6 com o TexMaths. Acesse o artigo Dica rápida de como executar a extensão TexMaths com o LibreOffice Writer 6 para Windows para baixá-lo.

Baixe/Instale o TexMaths

3º) Instale o conjunto de fonts Latim Modern Roman. São 34 fonts com negrito, itáligo, Regular e tamanhos diferentes.

Baixar fonts

Edite suas avaliações de Matemática utilizando o LibreOffice Writer 6 + TexMaths

Se você instalou tudo direitinho, agora baixe o meu modelo estético para as provas de Matemática.

Se você tem autonomia para escolher como as suas provas são editadas, clique nos botões abaixo para baixar o modelo estético de prova, que utilizo atualmente, em minhas avaliações de Matemática e Física.

No documento .ODT tem um link para um vídeo onde mostro como inserir uma imagem, editar, cortar, redimensionar e substituir por outra imagem no LibreOffice Writer 6. Dê sempre preferência para imagens SVG ou EPS, dessa forma as figuras terão alta qualidade quando a prova for exportada para PDF e também para a impressão.

Modelo Prova ODT Modelo Prova PDF
Quer aprender a exportar imagens SVG ou EPS como o GeoGebra? Então acesso o artigo Como exportar equações em alta resolução no GeoGebra?


Orientações finais

Não envie as provas para xerox da escola em formato de edição (.ODT). Em vez disso, envie em formato PDF, para que todas as simbologias matemáticas permaneçam como no documento original e evite erros. A não ser que a escola utilize o LibreOffice 6 + TexMaths e as Fonts indicadas aqui. Aí você está no paraíso.

Você já usa o LibreOffice 6 para as suas atividades docentes? Deixe-me saber nos comentários desse artigo.

COMENTÁRIOS

Comentaristas: 8
  1. Olá! Ótimo artigo! Também sou professor, de química, e utilizo o libreoffice no meu dia a dia! Seu trabalho veio somar com o que eu já sabia! Parabéns pelo artigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Francisco!

      Fico feliz que tenha gostado. Quando puder compartilhe suas experiências docentes com o LibreOffice aqui no blog.

      Um abraço!

      Excluir
  2. Muito bom Edigley. Sua página no Google+ tem conteúdo de excelente qualidade, parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gleydson! Tudo na paz?

      Obrigado! Fico feliz em saber que gostou. O Google+ é o meu refúgio preferido para compartilhar o conteúdo do blog. Gosto do engajamento de lá.

      Um abraço!

      Excluir
  3. Este TexMaths roda no Word também? Seria muito interessante, se funcionasse.

    Ótimo conteúdo, como sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Essa extensão foi desenvolvida apenas para o LibreOffice.

      Abraço!

      Excluir
  4. Respostas
    1. Olá, Daniel!

      É verdade. Podemos melhorar sempre. Esse modelo é de 2018, mas ainda é uma estrutura que me agrada.

      Um abraço e obrigado por estar aqui.

      Excluir



$show=post

$show=post

Mesa Digitalizadora barata e ideal para professores
Nome

android,27,aplicações matemáticas,123,Aprender Matemática,39,Artigo Convidado,50,Biologia,1,blog,52,Blogger,5,Camisetas de exatas,11,Carl Sagan Day,1,chatgpt,2,chrome,9,cinema,12,Concursos,3,Curiosidades matemáticas,104,curso online,10,Desafios matemáticos,44,destaque,5,determinantes,3,Dia do Estudante,1,Dia do Professor,10,Diario Escolar Digital,5,Dica de economia,4,dica de livro,32,Dica para professor,54,divulgação,61,E-book,4,Editorial,21,educação,109,ENEM,1,ensino,144,Entrevista,8,eventos,19,excel,24,extensões,11,Facebook,8,feira do livro,4,firefox,2,frações,6,funções,14,geogebra,83,GifsMatemáticos,5,google,46,história da matemática,41,humor,58,IMO,2,InternetJusta,1,iOS,18,iPad,7,iPhone,3,jogos,31,Katex,1,Latex,22,LibreOffice,14,linux,50,Livro GeoGebra,6,Mapa Mental,1,Matemática e profissões,21,Matemático do dia,27,Materiais GeoGebra,31,Mathjax,2,Netflix,7,Noticias,132,OBMEP,1,One Strange Rock,1,Papel milimetrado,5,Papel Quadriculado,1,Pi Day,16,piadas matemáticas,13,PodCast,4,política,3,premiações,7,professor,6,promoção,13,Quiz,22,Resenhas de Livros,1,Resposta Desafios,1,Sebastião Vieira,22,software,18,Software Livre,50,Tabuada,5,TCC,18,Telegram,7,texmaths,5,TIC,35,Top artigos,4,ubuntu,15,Videos,105,wallpapers matemáticos,23,Widgets,26,windows,41,wolfram alpha,31,Youtube,21,
ltr
item
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática: Como minhas provas de Matemática são editadas com o LibreOffice Writer 6
Como minhas provas de Matemática são editadas com o LibreOffice Writer 6
Modelo estético das minhas provas de Matemática editadas com o LibreOffice Writer 6.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhiy5LnBJbPD8YcKCecYWV1cw2BFurnz0RfopYLF6AmY5UCwL0c_-HJKmUMMD7sxkWHQxPud0NAsG5k_1NPy_px9CEa_zX0D6MlKAWkKtbcLSh65k_AdF_Rv-Nqq_cvIFi6rMttV30IkVg/s1600/como-minhas-provas-matematica-sao-editadas-com-LibreOffice-Writer-6.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhiy5LnBJbPD8YcKCecYWV1cw2BFurnz0RfopYLF6AmY5UCwL0c_-HJKmUMMD7sxkWHQxPud0NAsG5k_1NPy_px9CEa_zX0D6MlKAWkKtbcLSh65k_AdF_Rv-Nqq_cvIFi6rMttV30IkVg/s72-c/como-minhas-provas-matematica-sao-editadas-com-LibreOffice-Writer-6.png
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2018/07/como-minhas-provas-matematica-sao-editadas-com-LibreOffice-Writer-6.html
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2018/07/como-minhas-provas-matematica-sao-editadas-com-LibreOffice-Writer-6.html
true
125900602153146940
UTF-8
Carregar mais posts Não foram encontrados posts VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTS VER TODOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE TODOS OS POSTS Não foi encontrada nenhuma correspondência de postagem com sua solicitação VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecioinar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar