Que tal deixar de usar aquelas tabelas enfadonhas para ensinar funções trigonométricas? Essa a proposta apresentada no vídeo Funções no GeoGebra do Smartphone. Explorar os elementos da trigonometria em objetos interativos é um fator indispensável.
Você lembra daquela regrinha para completar o seno, cosseno e tangente de 30º, 45º e 60º em uma tabela 4x4 sobre razões trigonométricas? Você ainda usa essas tabelas? Siiiim?! Relaxa, não estou aqui para julgar suas aulas e sim apresentar alternativas para que elas sejam mais dinâmicas.

Esse é apenas um dos diversos subtemas nas aulas de Trigonometria. Sobre aulas no ciclo trigonométrico e gráficos das funções seno, cosseno, tangente, secante, cossecante, cotangente, nem se fala.

Que tal deixar de usar aquelas tabelas enfadonhas para ensinar funções trigonométricas? Essa a proposta apresentada no vídeo Funções no GeoGebra do Smartphone. Explorar os elementos da trigonometria em objetos interativos é um fator indispensável.

Assistir vídeo

Imagine trabalhar com o comportamento de uma função do tipo $f(x) = c  \cdot sen(ax + b) + d$ (usada no vídeo) desenhando-a no quadro e mostrando durante a explicação as variações de cada um dos coeficientes $a$, $b$, $c$, e $d$. É quase que impossível comentar algo sobre o gráfico.

Como usar o seu smartphone para ensinar funções trigonométricas

Já li críticas duras sobre a utilização do GeoGebra, dizendo que ele deixa os alunos em uma posição passiva, com foco apenas no professor. Bom, isso depende da utilização que o professor faz do GeoGebra e do ambiente escolar que possibilita ou impossibilita a implementação do software nas aulas.

Só sei que ignorá-lo é um erro.

A vídeo aula indicada nessa postagem foi produzida pelo professor Sérgio Dantas, em seu canal e site no Youtube - O GeoGebra - que periodicamente lança um curso de GeoGebra.

Artigos que citei sobre o autor


Baixar applet visto no vídeo

Construí a versão para computador desse applet exibido no vídeo. Clique no botão abaixo para fazer download do material. Para mais informações sobre o GeoGebra recomendo que leia o artigo Entenda sobre as diferentes versões do software GeoGebra para desktop e dispositivos móveis.

Ver applet do vídeo Outros applets

Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

0 comentários: