$show=label-post-search-page

Camisetas de Exatas - @camisetasdeexatas

$type=slider$meta=no$readmore=no$date=no$snippet=no$title=no$label=no$height=540$show=home

Professor, você realmente precisa do Microsoft Office?

COMPARTILHE:

O Microsoft Office é uma ótima suíte de aplicativos, mas será que você utiliza todos os seus recursos? Professor, você realmente precisa do Office?

Que pergunta besta é essa Edigley? (risos). Talvez seja, leia o texto por completo para me entender melhor. Vamos pensar um pouco? Quais tarefas docentes você desempenha utilizando toda a suíte (ou recursos) de aplicativos do Microsoft Office? Dá para contar nos dedos de uma mão? Esse artigo não tem a mínima pretensão de fazer com que você deixe de utilizar o Microsoft Office.

Quando utilizava o Windows (2008) sempre prestava suporte a amigos referentes aos assuntos: formatação ou atualização de sistemas operacionais, instalação de drivers, instalações de softwares de impressoras e o mais pedido era a instalação do Microsoft Office (pirata mesmo), pois na época nem sonhava o que era Software Livre e Open Source (são coisas diferentes).

Certa vez peguei um notebook doado para professores do estado, que vinha com o Linux instalado e um conjunto de ótimas ferramentas didáticas para todos os professores. E o que pediram? Formata ai, Edigley! Perdi um amigo, mas não fiz isso. Nesse época estava começando a entender sobre o mundo Linux. Por outro lado, também não os culpo, pois receber ferramentas tecnológicas sem receber treinamento não faz muito sentido.

Professor, você realmente precisa do Microsoft Office?

Voltando para Microsoft Office. Você pagou pela licença da instalação da versão em seu computador? Ah, já veio no Windows? Ok! E quando você formata-o, compra um pacote licenciado ou baixa uma versão pirata na internet?

No meu caso, não quis mais permanecer no mesmo erro. Cabe a você decidir isso.

comprar office 2018

Esse foi um dos sofrimentos que não aguentava mais e que ajudou a tomar a decisão de abandonar o Windows e me desligar de todo comodismo e partir para o mundo Linux. Na ápoca (2009) não foi fácil, mas venci. Hoje, usar Linux para trabalhar, estudar ou diversão é uma realidade fácil.

Se você é um usuário comum que usa o notebook ou pc de mesa para apenas navegar na internet e editar suas atividades docentes, não faz sentido ficar dependendo de serial disso e daquilo, antivírus que não servem pra nada e editores de textos piratas cheio de mensagens de erros.

Contei mais no artigo 9 anos que uso o Linux na minha vida profissional e um motivo para você não usá-lo.

Viu meu grifo em negrito acima? Pois bem, a acomodação é talvez o maior empecilho que as pessoas tem em adotar o Linux para a sua vida pessoal e profissional. Talvez por ser curioso, não me importo de quebrar a cara e correr atrás de soluções para eventuais erros por mim causados.

Se quiser entender mais sobre o universo Linux, recomendo que leia o artigo 7 razões para professores usarem o Linux que escrevi em 2012 e que ainda continua atual.

Professor, você realmente precisa do Microsoft Office?

O Microsoft Office é uma ótima suíte de aplicativos, e não é a toa que é a mais utilizada no mundo todo, mas será que você como professor, utiliza todos os seus recursos? Me atrevo em responder que 99% dos professores não usam.

E se não usam toda essa capacidade, por que ficar preso em uma suíte sem licença, cheia de mensagens de erro informando ao usuário que o seu MS Office é pirata? Ou ainda, se paga uma licença que mal usa seus recursos, por que não economizar uma grana?

Talvez para você uma licença pelo preço da imagem que 'pintei' lá em cima, possa não fazer cócegas em seu orçamento, mas em uma escola, empresa ou universidade, seria uma baita economia.

Professor, você realmente precisa do LibreOffice?

Se você chegou agora na Terra e não sabe o que é o LibreOffice, saiba que é uma suíte de aplicativos gratuita, livre e de código aberto (Open Source). É um conjunto de aplicações de produtividade de código livre, moderno e fácil de utilizar. Pode ser utilizado para criação de documentos de texto, planilhas, apresentações e muito mais.

Gratuito, open source, software livre? 😞 Não explicarei, pois para o usuário comum, a princípio, não é importante para ele saber o que é software livre, open source e gratuito. Se estiver curioso, pesquise e encontrará bastante fonte de estudo.

Ao longo dos anos o LibreOffice vem se tornando a melhor alternativa para suíte de aplicativos da Microsoft. Por que? Segue a lista:

1. Gratuita e multiplataforma

A maioria das pessoas usam versões piratas do microsoft office. O LibreOffice é totalmente gratuito, você pode baixar e instalar para Linux, Mac e Windows.

2. Perfeito para escolas, empresas e universidades

Obviamente por ser gratuito e que supre as necessidades, o LibreOffice traz custo zero, ou seja, gera economia quando as instituições deixam de comprar licenças do Microsoft Office.

3. É completo

O LibreOffice Writer (texto), LibreOffice Impress (slides), LibreOffice Calc (planilhas), LibreOffice Base (banco de dados), LibreOffice Math (editor de texto matemático) e LibreOffice Draw (desenhos vetoriais) e modelos e extensões.

4. Compatível

O LibreOffice é compatível com o Windows e com todos os sistemas baseados em Linux (que são muitos). É compatível com as extensões do word (.doc), Excel (.xls), PowerPoint (.ppt). Não é de admirar que algumas configurações de documentos do Microsoft Office não sejam executadas da forma correta no LibreOffice, pois a compatibilidade não vem de ambos os lados. O Microsoft Office funciona com formatos de arquivo proprietários, portanto, a compatibilidade total desses arquivos só pode ser garantida se você tiver a versão correta do software Microsoft.

5. Portável

Se você precisa levar as suas tarefas para um local sem o LibreOffice instalado em um computador, não tem problema. O LibreOffice oferece versões portáteis, em que você não precisa instalá-lo no computador, você executará pelo seu pendrive ou hd externo.

6. Personalizável

Você pode alterar o tema de ícones, botões, janelas, tudo para deixá-lo do que jeito que você quiser.

7. Ciclo de atualizações

Diante do ciclo de uma atualização a cada três anos, com o qual a Microsoft Office nos habituou, ela libera uma atualização a cada 6 meses, o que implica numa maior capacidade de responder às necessidades em constante mudança de seus usuários. No caso de LibreOffice, a compatibilidade com versões anteriores é total, enquanto no Microsoft Office, os formatos de arquivo são alterados com freqüência.

8. Armazenamento e interface

Ao contrário do Microsoft Office, o LibreOffice não é um conjunto de programas independentes agrupados sob uma marca comercial. Aplicativos LibreOffice foram projetados para compartilhar o máximo de código possível. Quais são as vantagens deste recurso? Primeiro, uma instalação do LibreOffice ocupa menos espaço em disco do que uma instalação do Microsoft Office. Em segundo lugar, maior velocidade na mesma máquina. Em terceiro e último lugar, maiores semelhanças entre aplicações, em termos de janelas, diálogos, menus, etc.

Com algumas informações de www.cobdc.net.

E quando o Microsoft Office precisa do LibreOffice 😊

Leia esse relato abaixo:

Pra quem pensa que o Microsoft Word é uma maravilha que não dá pau. Taí um documento com extensão docx, originário do próprio, que por razão que desconheço se tornou ilegível. Tentaram mexer de tudo quanto é jeito e nada. Até em outro computador tentaram abrir e nada. Mudaram fonte, tamanho, ajustaram parágrafo, copiaram e colaram sem formatação... e nada. Finalmente alguém com QI um pouco mais elevado resolveu tentar abrir no Writer e... documento 100% recuperado. [Luiz Rezende para o grupo LibreOffice no Telegram]

Print do erro.

Erro no Word
Erro no Word

9. Telas do LibreOffice Calc, Writer,  Impress, Math e Draw

Olha que maravilha!

LibreOffice Calc 6.1
LibreOffice Calc 6.1

LibreOffice Writer 6.1
LibreOffice Writer 6.1

LibreOffice Impress 6.1
LibreOffice Impress 6.1

LibreOffice Math 6.1
LibreOffice Math 6.1

LibreOffice Draw 6.1
LibreOffice Draw 6.1

Não uso mais o Base. Usava quando tinha uma coleção de DVDs. Criei um banco de dados para registrá-los, mas depois acabei doando tudo.

Site do LibreOffice em português do Brasil

Saiba mais sobre o LibreOffice acessando seu site e conhecendo seus recursos.

pt-br.libreoffice.org

Writer calc impress draw base math

A sugestão para esse artigo surgiu no grupo LibreOfficeBR no Telegram.

COMENTÁRIOS

Comentaristas: 7
  1. Belo texto! além do libreoffice outra opção é o google docs que é gratuito e funciona em qualquer sistema operativo e assim, mais uma vez, voltamos ao título do seu artigo: "Professor, você realmente precisa do Microsoft Office?"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, meu amigo!

      Quando se trata de trabalhos colaborativos pessoais ou profissionais, coloco o Google Drive em primeiro lugar.

      Abraço!

      Excluir
  2. Pelo menos no Estado de São Paulo, todos os professores e alunos possuem direito a uma licença do Office 365 mais 1 TB de armazenamento em nuvem no OneDrive. Bastando apenas criar o e-mail institucional, no caso da conta usando os produtos do Google, o armazenamento em nuvem é ilimitado.
    Pessoalmente acho que o Libre Office precisa melhorar muito para valer a pena tê-lo como suíte de escritório principal, embora eu tenha instalado na minha máquina, o pacote MS Office é o principal.
    Além da interface não ser agradável, recursos para digitação de equações no Office é infinitamente superior ao do Libre, principalmente no quesito facilidade no acesso a ferramenta e na qualidade tipográfica, sem considerar que para edição das partes matemática, serem bem mais simples e intuitiva.
    Uma coisa que me irrita muito no Libre Office é o pacote de apresentações, que está muito além do mínimo para ser utilizado para apresentação de uma aula para Matemática e Física, se o ambiente matemático no Writer é ruim, multiplique isso por 1.000 no Impress.
    Embora haja outros motivos do porque ainda assim, vale mais apenas um Office pirata, mesmo que não seja o caso aqui, ou pagar por uma licença do Office, deixo meu parecer aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Se o Estado de São Paulo paga as licenças, poderia economizar.

      O LibreOffice melhora a cada atualização.

      A interface do LO é muito agradável para mim e para muitas pessoas, é uma questão de gosto. Mesmo, assim sua interface se assemelha cada vez mais ao do MS Office.

      Editar equações com o LO Math não é agradável. Não o uso. Prefiro usar uma extensão e editar minhas tarefas em Latex.

      No caso do Impress, o mínimo para uma apresentação, de acordo com as regras estabelecidas na ABNT, ele tem. O resto pra mim é frescura.

      O ambiente do Writer é perfeito para as minhas tarefas como professor de Matemática. Talvez você não tenha se adaptado com ele.

      Usar o MS Office pirada é crime.

      Se quer pagar por uma licença, não tem problema.

      Utilizo o LibreOffice 6 no Xubuntu 18.04 LTS, atendendo todas as minhas necessidades como professor de Matemática.

      Abraço!

      Excluir
  3. Não há melhor editor para fórmulas matemáticas que o látex. Uso tranquilo o libreoffice para textos e planilhas, mas para apresentações, uso látex com classe beamer. Pra mim, não existe apresentações com layout tão profissional quanto ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Nilton!

      Concordo! E olha que nem uso um editor profissional como o TexStudio, por exemplo. Realmente o $\LaTeX$ trás mais elegância e facilidade para os profissionais de exatas que precisam de muita simbologia matemática e desenhos precisos.

      Obrigado por estar aqui e um abraço!

      Excluir



$show=post

$show=post

Mesa Digitalizadora barata e ideal para professores
Nome

android,27,aplicações matemáticas,123,Aprender Matemática,39,Artigo Convidado,50,Biologia,1,blog,52,Blogger,5,Camisetas de exatas,11,Carl Sagan Day,1,chatgpt,2,chrome,9,cinema,12,Concursos,3,Curiosidades matemáticas,104,curso online,10,Desafios matemáticos,44,destaque,5,determinantes,3,Dia do Estudante,1,Dia do Professor,10,Diario Escolar Digital,5,Dica de economia,4,dica de livro,32,Dica para professor,54,divulgação,61,E-book,4,Editorial,21,educação,109,ENEM,1,ensino,144,Entrevista,8,eventos,19,excel,24,extensões,11,Facebook,8,feira do livro,4,firefox,2,frações,6,funções,14,geogebra,83,GifsMatemáticos,5,google,46,história da matemática,41,humor,58,IMO,2,InternetJusta,1,iOS,18,iPad,7,iPhone,3,jogos,31,Katex,1,Latex,22,LibreOffice,14,linux,50,Livro GeoGebra,6,Mapa Mental,1,Matemática e profissões,21,Matemático do dia,27,Materiais GeoGebra,31,Mathjax,2,Netflix,7,Noticias,132,OBMEP,1,One Strange Rock,1,Papel milimetrado,5,Papel Quadriculado,1,Pi Day,16,piadas matemáticas,13,PodCast,4,política,3,premiações,7,professor,6,promoção,13,Quiz,22,Resenhas de Livros,1,Resposta Desafios,1,Sebastião Vieira,22,software,18,Software Livre,50,Tabuada,5,TCC,18,Telegram,7,texmaths,5,TIC,35,Top artigos,4,ubuntu,15,Videos,105,wallpapers matemáticos,23,Widgets,26,windows,41,wolfram alpha,31,Youtube,21,
ltr
item
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática: Professor, você realmente precisa do Microsoft Office?
Professor, você realmente precisa do Microsoft Office?
O Microsoft Office é uma ótima suíte de aplicativos, mas será que você utiliza todos os seus recursos? Professor, você realmente precisa do Office?
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEimu5ELXdzOPRp7nOAxnQ7sPFufuoCp1QMtvnHyNQsflnb_6-o82pqU_g-TUpk1GvRwemzleIeKTrWdZTouzxb-bmtTVh4_GZrsGkgfpzitSpU9Ir6bxS1UQXLU6F8S4PEsb9FZp3pU3HQ/s1600/professor-voce-realmente-precisa-do-microsoft-office.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEimu5ELXdzOPRp7nOAxnQ7sPFufuoCp1QMtvnHyNQsflnb_6-o82pqU_g-TUpk1GvRwemzleIeKTrWdZTouzxb-bmtTVh4_GZrsGkgfpzitSpU9Ir6bxS1UQXLU6F8S4PEsb9FZp3pU3HQ/s72-c/professor-voce-realmente-precisa-do-microsoft-office.png
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2019/01/professor-voce-realmente-precisa-do-microsoft-office.html
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2019/01/professor-voce-realmente-precisa-do-microsoft-office.html
true
125900602153146940
UTF-8
Carregar mais posts Não foram encontrados posts VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTS VER TODOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE TODOS OS POSTS Não foi encontrada nenhuma correspondência de postagem com sua solicitação VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecioinar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar