$show=label-post-search-page

Camisetas de Exatas - @camisetasdeexatas

$type=slider$meta=no$readmore=no$date=no$snippet=no$title=no$label=no$height=540$show=home

Como instalar a versão mais recente do GeoGebra Desktop no Linux Ubuntu e seus derivados

COMPARTILHE:

Aprenda a instalar a versão mais recente do GeoGebra Deskop no Linux Ubuntu e seus derivados.

Por padrão o GeoGebra vem nos repositórios de todas as distros Linux baseadas no Ubuntu. Mas o que é uma Distro Linux? É apenas um nome abreviado para Distribuição Linux.

E o que é uma Distribuição Linux? A grosso modo são as diversas versões de um sistema operacional cujo seu núcleo é o Linux, como por exemplo: Ubuntu, Xubuntu, Kubuntu, Lubuntu, Edubuntu, Fedora, Debian, Mint, openSUSE, entre outras. Cada uma delas tem as suas particularidades. Ver lista de distribuições Linux.

GeoGebra Desktop está na versão 5.0.380.0-3D (04/08/17) e muitas dessas distros trazem a versão 4 quando algum sistema Linux é instalado recentemente. Lembrando: o GeoGebra não vem instalado por padrão, ele vem nos repositórios, ou seja, basta pesquisar por ele e instalar, seja pelo terminal ou pela Central de Programas com alguns cliques. O problema é que às vezes ocorre alguns erros de dependência ou a Central de Programas simplesmente trava.

Como instalar a versão mais recente do GeoGebra Desktop no Linux Ubuntu e seus derivados

Antes de instalar a versão mais recente do GeoGebra Desktop (para computadores de mesa ou notebooks), primeiro verifique se a versão 4 está instalada em sua máquina. Se estiver instalada remova por completo, pois poderá ocorrer algum conflito com a atualização.

Como remover a versão 4 do GeoGebra Desktop?

Basta digitar os comandos abaixo no Terminal e teclar ENTER. Digite sua senha de usuário e espere finalizar. Em seguida pode fechar o terminal.

[sudo apt autoremove geogebra
sudo apt update]

O segundo comando irá atualizar a lista de pacotes.
O terceiro comando atualiza o sistema através de instalação e atualização de pacotes.

Como instalar a versão mais recente do GeoGebra Desktop?

Para evitar de usar a Central de Programas que é um pouco "pesada" e também evitar alguns erros de dependência durante a instalação, recomendo um modo mais rápido e prático.

Instale o software Gdebi. É uma interface gráfica mais simples, leve e intuitiva. Instale apenas digitando o comando abaixo no Terminal.

[sudo apt install gdebi
sudo apt update]

Em seguia baixe o pacote .deb do GeoGebra Desktop para 32 bit ou 64 bit.

Esses links são sempre atualizados pelo GeoGebra.org.
[Linux (deb): 32 bit] [Linux (deb): 64 bit]

Se você não sabe se é 32 bit ou 64 bit, basta digitar no Terminal.

[uname -i]

Se aparecer i386 é 32 bit, caso contrário é 64 bit.

Depois de baixar o arquivo geogebra5_5.0.380.0-555750_i386.deb (versão mais recente 32 bit até a data de hoje), basta clicar com o botão direito sobre o arquivo e depois em Abrir com "Instalador de pacotes GDebi".

Abrir com "Instalador de pacotes GDebi"
Se aparecer a janela como mostrado abaixo, desconsidere-a.

Repositório

Feche a janela. Será mostrada a janela abaixo.

GDebi GeoGebra 5 Descrição


Você pode navegar entre os outros menus. Para instalar o GeoGebra Desktop clique em Instalar Pacote. Será pedido a sua senha de usuário. Agora aguarde a instalação terminar.

Instalando o GeoGebra5

Marque a opção Fechar automaticamente após as alterações terem sido aplicadas.

GeoGebra 5 instalado


Atenção! só feche a janela depois de aparecer o botão Remover ou Remover Pacote. Durante a finalização da instalação pode parecer que a instalação acabou.

Pronto! GeoGebra 5 instalado com sucesso.

GeoGebra 5 instalado com sucesso

Para finalizar

Adicione o GeoGebra 5 à lista de programas para que o GeoGebra atualize automaticamente sempre que houver uma nova versão. Abra Configurações e em seguida Programas e Atualizações. Depois clique em Outros Programas.

Outros programas

Agora clique no botão Adicionar.... Na janela que abrir cole o endereço abaixo.

[deb http://www.geogebra.net/linux/ xenial main]

E depois clique em Adicionar Fonte. Insira a sua senha de usuário. E clique em Autenticar.

Linha do APT


Agora para finalizar mesmo, adicione a chave pública do GeoGebra. Ela é a garantia que o GeoGebra será baixado de locais confiáveis. Clique no botão abaixo para fazer download da chave pública do GeoGebra.


Salve o arquivo em alguma pasta no seu computador. Ainda na janela Programas e Atualizações acesse a guia Autenticação. Clique no botão Importar Arquivo de Chave.... Procure o arquivo que baixou em seu computador e importe-o. Digite a sua senha de usuário e clique em Autenticar.

Chave pública do GeoGebra

Clique em Fechar. Será mostrada a janela abaixo. Clique em Recarregar.

Recarregar

Se aparecer alguma mensagem de erro desconsidere-a. Feche a janela Programas e Atualizações.

Abra o terminal e digite:
[sudo apt update && sudo apt dist-upgrade]

Sempre que for lançada uma nova atualização do GeoGebra será mostrado na lista de programas para atualização.

Procure o menu Configurações e em seguida Atualizador de programas.

Atualizador de programas

Uma pequena janela abrirá e atualizar a lista de pacotes e exibirá os programas que deseja atualizar.

Verificando por atualizações...


Últimas dicas: Linux Ubuntu e GeoGebra


Quero aprender mais sobre o Linux Ubuntu


Quero aprender mais sobre o GeoGebra


COMENTÁRIOS

Comentaristas: 8
  1. Respostas
    1. Olá, Miguel!

      Fico feliz em ter ajudado. Se você ler esse comentário, por favor, reenvie o seu comentário. Houve um erro aqui e acidentalmente deletei os comentários.

      Abraço!

      Excluir
  2. Olá Edigley! Parabéns pelo excelente trabalho. Aparentemente, há algum problema para alcançar o repositório. Vc tá sabendo de alguma mudança?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Leno!

      Por aqui consigo atualizar automaticamente sem problemas. Estou nesse momento (25/06/2018) com Xubuntu 16.04.3 LTS. Com o repositório adicionado via "Programas e Atualizações".

      Abraço!

      Excluir
  3. Bom dia

    Estou usando o Fedora 30 beta, mas em "programas" não tem a opção "autenticação". Já baixei a chave disponibilizada logo acima, mas não encontro comando para instalar ela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rosa!

      Infelizmente ficaria devendo essa ajuda, pois nunca usei o Fedora e não sei como resolver isso para você. Vou pedir para um amigo passar aqui e vê se pode te ajudar.

      Me perdoe por isso.

      Um abraço!

      Excluir
  4. Olá Prof. Edigley, gosto bastante das suas postagens e tenho uma dúvida. Fiz todo o processo acima para instalação do Geogebra 5.0, porém também consegui instalar a versão 6.0 e agora não consigo remover a versão anterior, você poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Diego!

      O post o passo a passo a ser seguido, porém é necessário baixar a versão mais recente de acordo com o seu sistema operacional. Na época desse post, o GeoGebra Desktop estava na versão 5.0.380.0-3D (04/08/17).

      Remova o programa que você instalou.

      Tente o comando: sudo apt --purge remove geogebra
      Ou: sudo apt --purge remove geogebra5

      É mais fácil remover pela central de aplicativos do seu SO.

      Me chame no Telegram quando puder.

      Abraço!

      Excluir



$show=post

$show=post

Mesa Digitalizadora barata e ideal para professores
Nome

android,27,aplicações matemáticas,123,Aprender Matemática,39,Artigo Convidado,50,Biologia,1,blog,52,Blogger,5,Camisetas de exatas,11,Carl Sagan Day,1,chatgpt,2,chrome,9,cinema,12,Concursos,3,Curiosidades matemáticas,104,curso online,10,Desafios matemáticos,44,destaque,5,determinantes,3,Dia do Estudante,1,Dia do Professor,10,Diario Escolar Digital,5,Dica de economia,4,dica de livro,32,Dica para professor,54,divulgação,61,E-book,4,Editorial,21,educação,109,ENEM,1,ensino,144,Entrevista,8,eventos,19,excel,24,extensões,11,Facebook,8,feira do livro,4,firefox,2,frações,6,funções,14,geogebra,83,GifsMatemáticos,5,google,46,história da matemática,41,humor,58,IMO,2,InternetJusta,1,iOS,18,iPad,7,iPhone,3,jogos,31,Katex,1,Latex,22,LibreOffice,14,linux,50,Livro GeoGebra,6,Mapa Mental,1,Matemática e profissões,21,Matemático do dia,27,Materiais GeoGebra,31,Mathjax,2,Netflix,7,Noticias,132,OBMEP,1,One Strange Rock,1,Papel milimetrado,5,Papel Quadriculado,1,Pi Day,16,piadas matemáticas,13,PodCast,4,política,3,premiações,7,professor,6,promoção,13,Quiz,22,Resenhas de Livros,1,Resposta Desafios,1,Sebastião Vieira,22,software,18,Software Livre,50,Tabuada,5,TCC,18,Telegram,7,texmaths,5,TIC,35,Top artigos,4,ubuntu,15,Videos,105,wallpapers matemáticos,23,Widgets,26,windows,41,wolfram alpha,31,Youtube,21,
ltr
item
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática: Como instalar a versão mais recente do GeoGebra Desktop no Linux Ubuntu e seus derivados
Como instalar a versão mais recente do GeoGebra Desktop no Linux Ubuntu e seus derivados
Aprenda a instalar a versão mais recente do GeoGebra Deskop no Linux Ubuntu e seus derivados.
https://4.bp.blogspot.com/-WbdK2cxJLIU/WYT4cmrnC-I/AAAAAAAA13s/5oIZcOlDkUkh5_lhuAEi5x6NoJ0skKdcgCLcBGAs/s1600/como-instalar-versao-mais-recente-GeoGebra-Desktop-Ubuntu-Linux-seus-derivados.png
https://4.bp.blogspot.com/-WbdK2cxJLIU/WYT4cmrnC-I/AAAAAAAA13s/5oIZcOlDkUkh5_lhuAEi5x6NoJ0skKdcgCLcBGAs/s72-c/como-instalar-versao-mais-recente-GeoGebra-Desktop-Ubuntu-Linux-seus-derivados.png
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2017/08/como-instalar-versao-mais-recente-GeoGebra-Desktop-Ubuntu-Linux-e-seus-derivados.html
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2017/08/como-instalar-versao-mais-recente-GeoGebra-Desktop-Ubuntu-Linux-e-seus-derivados.html
true
125900602153146940
UTF-8
Carregar mais posts Não foram encontrados posts VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTS VER TODOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE TODOS OS POSTS Não foi encontrada nenhuma correspondência de postagem com sua solicitação VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecioinar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar