$show=label-post-search-page

Camisetas de Exatas - @camisetasdeexatas

$type=slider$meta=no$readmore=no$date=no$snippet=no$title=no$label=no$height=540$show=home

O que há de tão atraente na Matemática? [TED com Cédric Villani]

COMPARTILHE:

Verdades escondidas permeiam nosso mundo; são inacessíveis aos nossos sentidos; mas a matemática nos permite ir além de nossa intuição para desvendar seus mistérios. Neste levantamento de descobertas matemáticas, o ganhador da Medalha Fields, Cedric Villani, fala sobre a emoção da descoberta e detalha a vida por vezes desconcertante de um matemático.

A Matemática está presente em nosso dia a dia, disso já sabemos. Mas, você consegue enxergar o quanto ela é atraente? Está aqui um verbo muito lindo que muitos provavelmente nunca conjugaram durante uma aula ou em exercícios de raciocínio lógico dedutivo (me incluo).

Assim como a beleza de um pôr do sol, de um ipê na primavera, um código fonte bem endentado (risos), etc., a Matemática tem, em suas características, belezas tão atraentes quanto os objetos que nos cercam. Abrir os olhos para a Matemática não significa entender de cálculos e mais cálculos, o prazer de enxergá-la pode começar com um simples exercício de imaginação.

Deve ser incrível assistir essas palestras TED ao vivo com matemáticos. Essa é a terceira que compartilho por aqui. A primeira foi A Matemática é eterna com o matemático Eduardo Sáenz de Cabezón. A segunda foi Por que a letra "x" foi a escolhida para representar o desconhecido na Matemática?

E agora compartilho mais um ótimo vídeo: O que há de tão atraente na Matemática? com o matemático francês, ganhador da Medalha Fields em 2010, Cédric Villani. O vídeo tem mais de 1 657 555 visualizações.

O que há de tão atraente na Matemática? [TED com Cédric Villani]

Descrição do vídeo

Verdades escondidas permeiam nosso mundo; são inacessíveis aos nossos sentidos; mas a matemática nos permite ir além de nossa intuição para desvendar seus mistérios. Neste levantamento de descobertas matemáticas, o ganhador da Medalha Fields, Cedric Villani, fala sobre a emoção da descoberta e detalha a vida por vezes desconcertante de um matemático. "Belas explicações matemáticas não são somente para nosso prazer", diz ele. "Elas mudam nossa visão do mundo."

Baixar esse vídeo Outros idiomas

COMENTÁRIOS

Comentaristas: 2
  1. Que massa! Algo que chamou minha atenção foi quando ele comentou que, mesmo após ter ido dormir, o cérebro dele ficou trabalhando e acabou chegando assim à solução do problema. Isso é exatamente o que as pesquisas sobre aprendizado indicam e, por isso, o sono é um pilar importantíssimo do processo do aprendizado. Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carlos!

      Na época da faculdade muitas vezes tentava resolver um exercícios que já durava dias sem solução. Então dava um tempo e ia fazer outra coisa. Curiosamente, as vezes que tive uma "luz" para o problema foi depois de um cochilo ou noite bem tranquila. Sempre quando ia dormir deixava um bloco de papel e caneta ao lado da cama. Quando acordava tinha alguma ideia repentina e anotava tudo.

      O descanso mental é importante.

      Abraço!

      Excluir



$show=post

$show=post

Mesa Digitalizadora barata e ideal para professores
Nome

android,27,aplicações matemáticas,123,Aprender Matemática,39,Artigo Convidado,50,Biologia,1,blog,52,Blogger,5,Camisetas de exatas,11,Carl Sagan Day,1,chatgpt,2,chrome,9,cinema,12,Concursos,3,Curiosidades matemáticas,104,curso online,10,Desafios matemáticos,44,destaque,5,determinantes,3,Dia do Estudante,1,Dia do Professor,10,Diario Escolar Digital,5,Dica de economia,4,dica de livro,32,Dica para professor,54,divulgação,61,E-book,4,Editorial,21,educação,109,ENEM,1,ensino,144,Entrevista,8,eventos,19,excel,24,extensões,11,Facebook,8,feira do livro,4,firefox,2,frações,6,funções,14,geogebra,83,GifsMatemáticos,5,google,46,história da matemática,41,humor,58,IMO,2,InternetJusta,1,iOS,18,iPad,7,iPhone,3,jogos,31,Katex,1,Latex,22,LibreOffice,14,linux,50,Livro GeoGebra,6,Mapa Mental,1,Matemática e profissões,21,Matemático do dia,27,Materiais GeoGebra,31,Mathjax,2,Netflix,7,Noticias,132,OBMEP,1,One Strange Rock,1,Papel milimetrado,5,Papel Quadriculado,1,Pi Day,16,piadas matemáticas,13,PodCast,4,política,3,premiações,7,professor,6,promoção,13,Quiz,22,Resenhas de Livros,1,Resposta Desafios,1,Sebastião Vieira,22,software,18,Software Livre,50,Tabuada,5,TCC,18,Telegram,7,texmaths,5,TIC,35,Top artigos,4,ubuntu,15,Videos,105,wallpapers matemáticos,23,Widgets,26,windows,41,wolfram alpha,31,Youtube,21,
ltr
item
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática: O que há de tão atraente na Matemática? [TED com Cédric Villani]
O que há de tão atraente na Matemática? [TED com Cédric Villani]
Verdades escondidas permeiam nosso mundo; são inacessíveis aos nossos sentidos; mas a matemática nos permite ir além de nossa intuição para desvendar seus mistérios. Neste levantamento de descobertas matemáticas, o ganhador da Medalha Fields, Cedric Villani, fala sobre a emoção da descoberta e detalha a vida por vezes desconcertante de um matemático.
https://3.bp.blogspot.com/-5BX6HnhmDIM/WhmoQMR9C6I/AAAAAAAA3_A/AVqElsjwGkg97M1C_sQJOKyJMWdonkLiACLcBGAs/s1600/o-que-ha-de-tao-atraente-na-Matematica-TED-Cedric-Villani.png
https://3.bp.blogspot.com/-5BX6HnhmDIM/WhmoQMR9C6I/AAAAAAAA3_A/AVqElsjwGkg97M1C_sQJOKyJMWdonkLiACLcBGAs/s72-c/o-que-ha-de-tao-atraente-na-Matematica-TED-Cedric-Villani.png
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2017/11/o-que-ha-tao-atraente-Matematica-TED-Cedric-Villani.html
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2017/11/o-que-ha-tao-atraente-Matematica-TED-Cedric-Villani.html
true
125900602153146940
UTF-8
Carregar mais posts Não foram encontrados posts VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTS VER TODOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE TODOS OS POSTS Não foi encontrada nenhuma correspondência de postagem com sua solicitação VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecioinar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar