$show=label-post-search-page

Camisetas de Exatas - @camisetasdeexatas

$type=slider$meta=no$readmore=no$date=no$snippet=no$title=no$label=no$height=540$show=home

Por quê não dou aulas através desse blog? Por quê não dou aulas no YouTube?

COMPARTILHE:

Como pode um blog sobre Matemática não ter aula de Matemática?

Como pode um blog sobre Matemática não ter aula de Matemática? Se você caiu aqui através de alguma pesquisa no Google, saiba que não respondo nenhuma mensagem, e-mail ou comentário sobre dúvidas matemáticas. Por favor, não me julgue ser arrogante ou algo parecido. É que a proposta do blog não é essa.

Poxa professor, não custa nada tirar uma dúvida. Custa sim! (risos) Primeiro, não tem como dar conta de tantos e-mails ou comentários, pois o blog não é a minha atividade principal. Lembre-se: tenho um emprego e família (risos). Segundo, raramente um estudante realmente quer tirar dúvida, a maioria interpreta "tirar dúvida" com "resolva pra mim aí!".

Ah, se não tem tempo, por quê criou o blog? Tenho um tempo reservado somente para o blog, isso inclui responder e-mails, comentários tanto no blog quanto em redes sociais, criar novas postagens, revisar postagens antigas, editar imagens, etc. Só não disponho de tempo para "tirar dúvidas".

E em hipótese alguma resolvo lista de exercícios para ninguém, mesmo se pagar por isso. E olhe que o mercado negro de listas de exercícios resolvidas é bem lucrativo (risos). E caso aceitasse "ajudar" estaria atrapalhando seu aprendizado.

Por quê não dou aulas através desse blog? Por quê não dou aulas no Youtube?

Por quê não dou aulas através desse blog?

Acho que já respondi essa pergunta. É óbvio que vídeo aulas são muito mais práticas do que um artigo no blog, mesmo que muito bem editado e com escrita em $\LaTeX$. Infelizmente ainda não disponho de recursos de material para montar vídeo aulas de qualidade, em termos de produção áudio visual.

Estou acumulando uma grana para comprar um novo notebook e assim poder expandir o blog de vez para o YouTube e outros canais, produzindo vídeos. Se você sentir a vontade de ajudar, considere fazer uma doação para o blog, ou comprar camisetas de exatas no site, que é também é uma grande ajuda.

O formato do conteúdo que você encontra aqui está mais para sugestões, opiniões, recomendações, ilustrações, etc., do que para aulas de acordo com a grade curricular de Matemática. Para exemplificar, no artigo Como somar e subtrair frações sem usar o M.M.C.?, seria muito mais fácil e prático tanto para o professor quanto para o aluno se tal justificativa fosse abordada com uma vídeo aula.

Por quê não dou aulas no YouTube?

Se não for pra dar aula como vejo nos vídeos do professor Ferreto, nem me atrevo (risos). O que quero dizer, sem desmerecer o trabalho de ninguém, é que gosto da estrutura, design, edição e produção dos vídeos do Ferreto. Quem sabe quando montar meu home office e comprar um notebook novo, comece a dar aulas ou simplesmente postagens para o blog em formato de vídeo.

No artigo Os melhores canais brasileiros no youtube para estudar Matemática escrevi, além das dicas de canais, as vantagens e desvantagens de estudar com vídeos aulas na internet. Aproveite e leia também É possível aprender Matemática estudando apenas pela internet? [não deixe de ler a dica 4].

De certa forma dou aulas por lá. São algumas dicas de como utilizar softwares para as aulas de Matemática, como o GeoGebra por exemplo.

Resolvi escrever sobre isso, pois as pessoas acabam não entendendo bem. Todos os dias recebo e-mails pedindo ajuda para "tirar dúvidas". Algumas pessoas são até educadas, outras não. Pedem como se eu tivesse o dever de fazer aquilo. É muito chato.

Espero que entendam.

Um abraço!

COMENTÁRIOS

Comentaristas: 2
  1. Professor, penso que a proposta do blog já é muito rica e supre muitas lacunas no que se refere à matemática. É, sem dúvida, uma imensa fonte de saber e orientação para educadores, estudantes e amadores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carlos!

      Infelizmente muitas pessoas não pensam assim. Obrigado pela compreensão e apoio.

      Um abraço!

      Excluir



$show=post

$show=post

Mesa Digitalizadora barata e ideal para professores
Nome

android,27,aplicações matemáticas,123,Aprender Matemática,39,Artigo Convidado,50,Biologia,1,blog,52,Blogger,5,Camisetas de exatas,11,Carl Sagan Day,1,chatgpt,2,chrome,9,cinema,12,Concursos,3,Curiosidades matemáticas,104,curso online,10,Desafios matemáticos,44,destaque,5,determinantes,3,Dia do Estudante,1,Dia do Professor,10,Diario Escolar Digital,5,Dica de economia,4,dica de livro,32,Dica para professor,54,divulgação,61,E-book,4,Editorial,21,educação,109,ENEM,1,ensino,144,Entrevista,8,eventos,19,excel,24,extensões,11,Facebook,8,feira do livro,4,firefox,2,frações,6,funções,14,geogebra,83,GifsMatemáticos,5,google,46,história da matemática,41,humor,58,IMO,2,InternetJusta,1,iOS,18,iPad,7,iPhone,3,jogos,31,Katex,1,Latex,22,LibreOffice,14,linux,50,Livro GeoGebra,6,Mapa Mental,1,Matemática e profissões,21,Matemático do dia,27,Materiais GeoGebra,31,Mathjax,2,Netflix,7,Noticias,132,OBMEP,1,One Strange Rock,1,Papel milimetrado,5,Papel Quadriculado,1,Pi Day,16,piadas matemáticas,13,PodCast,4,política,3,premiações,7,professor,6,promoção,13,Quiz,22,Resenhas de Livros,1,Resposta Desafios,1,Sebastião Vieira,22,software,18,Software Livre,50,Tabuada,5,TCC,18,Telegram,7,texmaths,5,TIC,35,Top artigos,4,ubuntu,15,Videos,105,wallpapers matemáticos,23,Widgets,26,windows,41,wolfram alpha,31,Youtube,21,
ltr
item
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática: Por quê não dou aulas através desse blog? Por quê não dou aulas no YouTube?
Por quê não dou aulas através desse blog? Por quê não dou aulas no YouTube?
Como pode um blog sobre Matemática não ter aula de Matemática?
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiJs_d61EHfTAuOz-6LP0v0M7P6kPMFAvGDK_z-wMM5si1GLLEmyL-lgvcg_fTUDgUCAEuAhD65nQ0kPNi23JTxXM_rWipMJIlmUMu_ZtHZK-kup5P2ZZOXGdh1P5XsNUzzAjuSDc9uN4Q/s16000/por-que-nao-dou-aulas-atraves-desse-blog-por-que-nao-dou-aulas-no-youtube.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiJs_d61EHfTAuOz-6LP0v0M7P6kPMFAvGDK_z-wMM5si1GLLEmyL-lgvcg_fTUDgUCAEuAhD65nQ0kPNi23JTxXM_rWipMJIlmUMu_ZtHZK-kup5P2ZZOXGdh1P5XsNUzzAjuSDc9uN4Q/s72-c/por-que-nao-dou-aulas-atraves-desse-blog-por-que-nao-dou-aulas-no-youtube.png
Prof. Edigley Alexandre - O blog para professores e estudantes de Matemática
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2017/12/por-que-nao-dou-aulas-atraves-desse-blog-por-que-nao-dou-aulas-no-youtube.html
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/
https://www.prof-edigleyalexandre.com/2017/12/por-que-nao-dou-aulas-atraves-desse-blog-por-que-nao-dou-aulas-no-youtube.html
true
125900602153146940
UTF-8
Carregar mais posts Não foram encontrados posts VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTS VER TODOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE TODOS OS POSTS Não foi encontrada nenhuma correspondência de postagem com sua solicitação VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecioinar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar