Pretende ganhar dinheiro com o seu blog educacional? Esse artigo não ensina sobre isso.
Não. Parece que algumas pessoas levaram o "professor trabalha por amor" para a internet também. Não é bem assim.

Qual a diferença entre ganhar dinheiro com vídeos no Youtube e ganhar dinheiro com um blog? Com certeza é a quantidade de grana que cai na conta bancária, pois sabemos que conteúdo em vídeo é muito mais viral do que em texto. E olhe que o Youtube vem mudando suas regras quanto a isso. Enquanto apenas um único vídeo pode ter 10 milhões de visualizações em alguns dias, esse blog tem quase 10 milhões de visualizações em 11 anos.

Esse blog foi criado em 2007. Suas pretensões eram bem pequenas em relação a muitos fatores, como: será que vou receber comentários? Será que alguém vai assinar o feed do blog? Ele será realmente útil para professores e estudantes de Matemática? Essas sempre foram e ainda são as minhas preocupações. Qualidade é bem melhor do quantidade (os dois juntos são melhores ainda).

O primeiro fator de sucesso (você define o seu sucesso) para que esse blog tivesse o mínimo de reconhecimento era receber comentários de pessoas que gostaram do que leram, baixaram ou assistiram por aqui. Até hoje é assim. Escrevo para pessoas e não para robôs.

É errado ganhar dinheiro (renda extra) com um blog educacional?

Mas o que me deixou chateado foi um comentário em uma rede social.

Você está comercializando o conhecimento!

O comentário se refere ao e-book que escrevi e publiquei em julho do ano passado, onde ensino a resolver equações polinomiais de primeiro grau da forma correta. Ele não é gratuito, e por isso recebi o comentário acima.

Conheça o e-book

Não costumo responder qualquer comentário que esteja fora do contexto da postagem publicada em questão, pois quanto mais respondemos mais a pessoa não entende e começa a te julgar mesmo sem conhecer o seu trabalho. Geralmente, nesse caso, respondo com perguntas:
  • Quem dá aulas no Youtube e não quer ganhar dinheiro com milhões de visualizações?
  • Qual escritor publica livros e não pensa em ganhar dinheiro?
  • Qual a editora publica livros de forma gratuita com ISBN registrado e tudo mais? 
  • No formato presencial, você dá aulas de graça numa escola?
  • Em casa, você dá aulas de reforço gratuitas? Se sim, parabéns!
  • Como a escola privada ganha dinheiro?
  • Você substituiria um colega professor durante 6 meses ganhando 50% do seu salário?

Houve um tempo nesse blog em que divulgava livros de diversos autores. A maioria nunca me pediu, alguns sim. Mas os que pediam eram sempre constantes em seus pedidos de divulgação. Não fazia questão de divulgar. Nunca cobrei por isso. Até que em um certo dia, lá vai esse humilde professor pedir um simples favor para alguns desses escritores: você poderia doar um exemplar para sortear entre os leitores do blog? Em troca, e ao mesmo tempo, é uma divulgação do seu trabalho.

A resposta? É claro, foi um não bem educado.

Gentileza gera gentileza. Certa vez divulguei 4 livros, de autores portugueses, que achei os títulos muito interessantes. Não pedi nada em troca. Na outra semana os autores me enviaram um exemplar de O Professor faz a Diferença. O livro é ótimo!

Quero ressaltar que as editoras que tive e tenho contato nunca me disseram um não. Sempre foram atenciosas com esse blog. São elas: Zahar, Ciência Moderna e Novatec. E por falar em editora, daqui a pouco deve sair o primeiro sorteio de 2018. Um livro para ser sorteado entre os leitores do blog. Fique atento!

É errado ganhar dinheiro (renda extra) com um blog educacional?

Ganhar dinheiro é consequência
Sim, desde que você haja de má fé e infrinja as regras de cada programa de afiliado. Tudo depende se você está fazendo a coisa certa. Não gosto muito de escrever sobre assunto, mas tenho que ser transparente sobre esse tema. Nunca fiz nada aqui apenas por dinheiro, faço por que gosto. E se hoje é possível ter uma renda através do blog, não há problema algum. Essas são as 4 plataformas que gero receita através do blog e do e-book.

Google Adsense: Programa de afiliados da Google. Cedo espaço para anúncios de terceiros. Esses anúncios são exibidos para você de acordo com os seus dados de navegação na internet. Políticas do programa Google AdSense. Ver imagem.

Hotmart: A Hotmart é uma plataforma EAD especializada em produtos digitais, líder do seu segmento na América Latina, e com vendas realizadas em mais de 150 países ao redor do mundo. Como funciona a Hotmart. Ver imagem.

Associados Amazon: Recomendo livros que li, não li ou que ainda lerei, sempre sobre Matemática. Conheça. Ver imagem.

Cursos 24 horas: tinha esquecido dele (risos). Acho que comecei a utilizá-lo antes do Adsense. O site Cursos 24 Horas oferece cursos em diversas áreas, incluindo Educação. Confira alguns cursos em cursos.prof-edigleyalexandre.com.

Treinamento de blogueiros iniciantes: Baixe o e-book gratuito em 10 dicas valiosas para professores blogueiros iniciantes. Veja a lista de blogs que já ajudei na criação, personalização e treinamento em portfolio.prof-edigleyalexandre.com.

O objetivo não é sempre ganhar dinheiro. O objetivo é sempre deixar o "ganhar dinheiro" na consequência. E assim tem dado certo.

Se você é bom em alguma coisa, nunca faça de graça! - Coringa (risos)
Coringa

Concluindo

Se amanhã toda e qualquer plataforma de monetização para blogs não existir mais, continuarei aqui publicando artigos sobre as minhas paixões do mesmo jeito. Por que? Porque tenho paixão por estar aqui. Porque quando comecei com esse blog não tinha nada do que tem hoje aqui relativo a publicidade.

É muito gostoso acordar pela manhã em um sábado ou domingo, pegar uma caneca com café, sentar e começar a escrever alguma coisa para o blog e ouvindo minhas playlists no Spotify. Professor, e você não planeja, corrigi provas, etc. e tal nos finais de semana? Não! Como faço? Leia os artigos 5 dicas importantes para organizar e agilizar todas as suas tarefas docentesComo elaborar e digitar 7 provas (70 questões) em apenas 10 minutos?. Tente colocar em prática e deixe os finais de semana para o seu entretenimento e família.

Se hoje é possível fazer uma renda extra com o blog, que ótimo! Caso contrário, que ótimo também.

Se você é professor e deseja criar um projeto online profissional, leia o artigo Quer ser um professor blogueiro profissional? Vou te ajudar, mas com uma condição.

Conteúdos:


Edigley Alexandre

Edigley Alexandre

Graduado em Matemática pelo DME na UERN em 2007, leciona Geometria, Matemática e Física. Blogueiro Part-Time desde 2007. Membro do Google+ Create em Português. Seu interesse é compartilhar conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e Comunicação, assim como artigos de opinião sobre Educação, Matemática e Educação Matemática.

Os comentários serão moderados pelo autor do blog. Respondo todas as segundas-feiras, terças-feiras e finais de semana.

É muito bom ler comentários, porém atente para algumas regras muito importantes antes de enviar a sua colaboração para este artigo.


Comente este artigo:

8 comentários:

  1. Professor, excelente texto! Fico muito feliz pelo seu posicionamento, o qual demostra ética e maturidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carlos!

      Obrigado por estar aqui.

      Recebi e-mails me perguntando quanto ganho aqui. Não costumo falar, não acho legal alimentar isso. Respondo sempre dizendo que é o suficiente para pagar alguns domínios registrados e ainda sobra uma graninha para uso pessoal.

      Um abraço!

      Excluir
  2. Isso mesmo Edigley! Quando o objetivo é entregar valor o dinheiro/recompensa vem naturalmente. Rumo aos milhões em visualizações/DINHEIRO heheeh

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rafael!

      Esse é o meu pensamento. Nada contra quem foca em apenas ganhar dinheiro. Quando chegar um milhão envio a sua parte (risos).

      Abraço!

      Excluir
  3. Vc esta totalmente certo!
    Vc investe seu tempo e deve ter retorno com isso! Seus argumentos são irretocáveis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Alf!

      Obrigado pelo comentário. Na minha opinião tempo é mais valioso do dinheiro.

      Abraço!

      Excluir
  4. Excelente Edigley!

    Pessoas são agressivas assim porque não entendem. Esse leitor que fez o questionamento, não deve ter um blog. Não sabe quanta energia é desprendida para manter um trabalho tão ótimo como o que você faz.

    Seu posicionamento é um exemplo q ser seguido.

    Mais uma vez, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Kleber!

      Sinceramente eu não entendo. Obrigado pelo apoio através do seu comentário.

      Um abraço!

      Excluir